ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PROF. MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Advertisements

Caravana Nacional em Defesa do SUS
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
É preciso desfazer uma grande confusão sobre o que é “PÚBLICO”.
Brasil: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Financiamento da Política de Saúde Marcelo Gouvêa Teixeira Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais XIX CONASEMS - Abril de 2003.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE OS RUMOS DO ESTADO BRASILEIRO E O SUS: FINANCIAMENTO.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
CONASS e CONASEMS. Comissões Intergestores (CIB e CIT) X Representatividade dos entes Projeto de lei 5203/2009 – Aprovado na Câmara dos Deputados Projeto.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
JCN 1.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL Msc. Fernando Antonio.
SUS: Evolução das fontes de recursos
POLÍTICAS DE SAÚDE E GESTÃO DO SUS NO BRASIL
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
O gasto público em saúde: visões para um debate relevante Sérgio Francisco Piola Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública Núcleo de.
PORTARIA 2344 de 06 de outubro de 2009 ASPLAN /GASEC.
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
política e organizacional para o reordenamento dos serviços e
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
Gestão Intergovernamental e Financiamento do SUS
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Organização dos sistemas de saúde Histórico Profa. Ms. Juliana P.Porto.
SUS – Legislação NOB/ NOAS/ Pacto
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Profa. Livia P. Bedin.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
EVOLUÇÃO DA POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Da Descentralização da Gestão e Instâncias de Pactuação.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
Observatório de Conjuntura da Política de Saúde Movimento Médico Pesquisadoras: Cristiane Batista Iris Lessa Coordenadoras: Sarah Escorel Lígia Giovanella.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA PROF. MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL

REFORMA SANITÁRIA -RUMOS O movimento da Reforma Sanitária Brasileira - nasce na segunda metade dos anos 70 (movimento das lutas pelas liberdades democráticas contra a ditadura). O movimento da reforma ocorre por: As entidades emblemáticas eram o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES (criada em 1976)e a Associação Brasileira de Pós- Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO(criada em 1979) O movimento municipal de saúde Os marcos históricos da Reforma Sanitária e do SUS coincidiram com o aprofundamento e aliançamento dos movimentos sociais e o Legislativo.

História de 20 anos de SUS: 1979: – 7ª Conferência Nacional de Saúde que se baseia na Conferência Internacional de Alma Ata e preconiza a Atenção Primária de Saúde como base e estruturação de um novo sistema. 1979: 1º Simpósio Nacional sobre Política de Saúde na Câmara dos Deputados. 1982: 2º Simpósio Nacional sobre Política de Saúde na Câmara dos Deputados. 1983: Convênios das Ações Integradas de Saúde (INAMPS/SMS/SES). 1986: 8ª Conferência Nacional de Saúde e os Convênios dos Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (INAMPS-SES). 1987/1988: Comissão Nacional da Reforma Sanitária.

História de 20 anos de SUS: 1987/1.988: Comissão Nacional da Reforma Sanitária. 1988: Constituição Federal (Criação da Seguridade Social e do SUS). 1989: 5º Simpósio Nacional sobre Política de Saúde na Câmara de Deputados. 1990: Leis 8080/90 e 8142/ : 9ª Conferência Nacional de Saúde. “A Municipalização é o Caminho”. 1993: Extinção do INAMPS, em Lei, Criação das Comissões Intergestores Tripartite e Bipartites – CIT e CIBs, dos Fundos de Saúde, das Condições de Gestão nos Municípios e Estados, da primeira grande pactuação Tripartite que foi a NOB-93 e da aprovação na CIT e Conselho Nacional de Saúde – CNS do histórico documento “Descentralização das Ações e Serviços de Saúde: A Ousadia de Cumprir e Fazer Cumprir a Lei.” Estes avanços em 93 foram a reação contra a quebra do SUS imposta pelos Ministérios da Fazenda e da Previdência com a retirada da maior fonte do financiamento federal da saúde, a Contribuição Previdenciária.

História de 20 anos de SUS: 1995/1996: Vitória do SUS com a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras – CPMF para a saúde no Congresso Nacional e derrota a seguir com a retirada pelo Ministério da Fazenda de outras fontes, ficando para a saúde por volta de 1/3 da CPMF. 1996: 10ª Conferencia Nacional de Saúde e a aprovação da NOB : Aprovação da Emenda Constitucional 29 – EC-29 sob pressão do CNS, Conselho Nacional de Secretarias de Estado da Saúde – CONASS, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e Frente Parlamentar da Saúde – FPS, quando a esfera federal impôs critério de cálculo (variação nominal do PIB) pelo qual o acréscimo federal anual perde para o crescimento populacional e para a inflação, persistindo a retração, e com a assunção pelos Estados, DF e Municípios, de porcentuais sobre a arrecadação, respectivamente 12% e 15% no mínimo. Realização da 11ª Conferência Nacional de Saúde. 2003: Apresentação e tramitação do PLP nº01/2003 de regulamentação da EC-29 onde ficam equalizados os critérios das contrapartidas das três esferas cabendo à federal, 10% da receita corrente bruta no mínimo. Realização da 12ª Conferência Nacional de Saúde.

História de 20 anos de SUS: 2005: 8º Simpósio Nacional sobre Política de Saúde na Câmara dos Deputados e articulação da FPS e o Fórum da Reforma Sanitária Brasileira. 2005/2006: Formulação e discussão de elevado nível técnico e político pelo Ministério da Saúde – MS-CONASS-CONASEMS, do Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, aprovado na Tripartite e CNS e tentando ser implementado pelas Secretarias de Estado da Saúde – SES e Secretarias Municipais de Saúde – SMS orientadas pelas Bipartites. 2007: Realização da 13ª Conferência Nacional de Saúde. A conquista do princípio Constitucional da Participação da Comunidade e da Lei 8142/90 (Conferências e Conselhos de Saúde) convalidava a visão da ampla participação social no movimento da reforma sanitária, e na formulação das políticas e estratégias na saúde. Esta visão não correspondeu à participação social verificada a partir dos anos 90.