Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uso Racional de Medicamentos
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS - COMEDI
Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos
Bases gerais para o uso racional de medicamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
ENSINO PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Experiência do Estado de São Paulo no ensino do URM
URM para Docentes/Multiplicadores de Escolas de Saúde
Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU.
A Importância do Farmacêutico Clínico
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: PERSPECTIVAS NACIONAIS
Habilidades em Comunicação V
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Relação de Medicamentos Essenciais
Farmacologia Aula inaugural
Curso sobre uso racional de medicamentos
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
O FARMACÊUTICO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CTO, 2007 Dulce Couto
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
Uso Racional de Medicamentos
Professor: MSc. Eduardo Arruda
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
Controle de Infecção Hospitalar
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
Uso Racional de Medicamentos
Antonio Garcia Reis Junior
Comissão Farmacoterapêutica-SMS
Assistência Farmacêutica Uso Racional de Medicamentos
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Ajudando os prescritores a construir sua lista individualizada de medicamentos Davi Rumel Eugênio Zimmer Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Plano de Uso Racional de Medicamentos
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS - URM
Experiência do Estado de São Paulo no ensino do URM PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU.
Por que este curso? Everardo de Carvalho PUCCAMP.
INTRODUÇÃO A preocupação com a segurança do paciente relacionado com o número de eventos adversos da terapêutica medicamentosa, como se observa no Gráfico.
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Farmácia Hospitalar – Centro de Informações de Medicamentos (CIM)
Organização e Funcionamento do Serviço de Patologia Clínica
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Unidade de Farmacovigilância 1 Mesa-redonda: Diferentes Estratégias para Uso Racional de Medicamentos.
Polo de São José do Rio Preto Maria Regina Lourenço Jabur 7ª Reunião - Novembro de 2011.
PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR.
Fundamentos em Farmacologia
PESQUISA CLÍNICA E PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA-PBE
Distribuição de medicamentos
GRUPO B A Segurança do doente: Da prescrição ao resultado final.
Seminário Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde. Direito das Pessoas com Deficiência:
Educação Continuada e Estratégia Saúde da Família
Membros do Grupo de discussão
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
Assistência Primária: Unidade Básica – Uma Experiência de Ensino e Assistência Primary Care: Basic Unit – An Assistance &Teaching Experience Profa Dra.
Cirurgião Geral & Oncológico Médico Voluntário do COE Membro da Câmera Técnica de Oncologia- CREMERJ Membro da Câmera Técnica de Segurança do Paciente.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ SINOP AEROPORTO
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

Bases gerais para o ensino do uso racional de medicamentos PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O URM REQUER QUE PACIENTES RECEBAM AS MEDICAÇÕES APROPRIADAS PARA SUAS NECESSIDADES CLÍNICAS, EM DOSES ADEQUADAS PELAS SUAS INDIVIDUALIDADES, POR UM ADEQUADO PERÍODO DE TEMPO, E COM CUSTO REDUZIDO PARA ELES E SUA COMUNIDADE. WHO CONFERENCE AT NAIROBI 1985 PORTARIA N° 3.916/98 ANVISA

QUEM PRECISA CONHECER? ONDE APRENDER ? PRESCRITORES DENTISTAS E MÉDICOS DISPENSADORES ENFERMEIROS E FARMACÊUTICOS ONDE APRENDER ? NA ESCOLA !!! ENFERMAGEM, FARMÁCIA, MEDICINA, ODONTOLOGIA DIVERSOS NÍVEIS GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO CONTINUADA

JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DO URM A MAIORIA DAS ESCOLAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE NÃO POSSUI EM SEU CURRÍCULO A DISCIPLINA DE TERAPÊUTICA NÃO HÁ ORIENTAÇÃO DE COMO SELECIONAR MEDICAMENTOS OS ALUNOS NÃO RECEBEM TREINAMENTO DE COMO PRESCREVER E DE COMO DISPENSAR

CONSEQUÊNCIAS PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS COM EFICÁCIA DUVIDOSA EXCESSO DE MEDICAMENTOS POR PRESCRIÇÃO EXPOSIÇÃO DO PACIENTE A REAÇÕES ADVERSAS VULNERABILIDADE DO PROFISSIONAL À PROPAGANDA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

CONSEQUÊNCIAS GASTOS DESNECESSÁRIOS DE VERBAS PÚBLICAS E PRIVADAS COM MEDICAMENTOS E COM TRATAMENTO DE REAÇÕES ADVERSAS AUSÊNCIA DE CONCORDÂNCIA ENTRE O PRESCRITOR E O PACIENTE BAIXA ADESÃO AO TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS AUSÊNCIA DA CULTURA DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS

World Health Organization UNIVERSIDADE DE GRONINGEN, HOLANDA LA PLATA, ARGENTINA PETRÓPOLIS, MAIO DE 2002

GRUPO PAULISTA PARA O ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS Organização Mundial da Saúde Águas de São Pedro, dezembro de 2002 Ribeirão Preto, novembro de 2003

GRUPO PAULISTA PARA O ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS AUGUSTO SCALABRINI NETO - FMUSP CLARICE ALEGRE PETRAMALE - ANVISA EDUARDO BARBOSA COELHO - FMRP-USP MARIA DE LOURDES MACHADO DE OLIVEIRA - FMRP-USP TARCISIO ADILSON R. MACHADO - FAMEMA TARCISIO LUÍS TÂMEGA - PUC-Sor THAÍS HELENA A. THOMAZ QUELUZ - FMB-UNESP AJITH SANKARANKUTTY - FMRP-USP GUN BERGESTEN-MENDES – FCM-UNICAMP JOSÉ ABRÃO CARDEAL DA COSTA - FMRP-USP JOSÉ PAULO CIPULLO - FAMERP RENATA CALIL - FCMSCMSP SUELY M. Y. UEDA – FCMSCMSP

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS MÉTODO DE ENSINO SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS ÊNFASE EM MEDICAMENTOS ESSENCIAIS VISÃO CRÍTICA SOBRE O ARSENAL TERAPÊUTICO DISPONÍVEL PRÁTICAS DE BOA PRESCRIÇÃO

FORMAÇÃO DE PRESCRITORES E DISPENSADORES NÃO É DE FARMACOLOGIA MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS MÉTODO PBL DE ENSINO PALESTRAS TRABALHOS EM GRUPOS DISCUSSÕES PLENÁRIAS OSCI (Objective Structured Clinical Evaluation) O ensino para o uso racional de medicamentos deve ser um curso de imersão, dirigido a todos os profissionais da área da saúde que prescrevem, manipulam e/ou ministram medicamentos (médicos, farmacêuticos, odontólogos, enfermeiros, etc.). Não é um curso de farmacologia . Forma professores (facilitadores) e prescritores. É utilizado o método PBL e a Medicina Baseada em Evidências. Portanto, haverá problemas para os quais o aluno deve buscar soluções dentro do melhor nível de evidência disponível na literatura.

CONTEÚDO CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO E DE FÁRMACOS SELEÇÃO DE GRUPOS DE FÁRMACOS SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS I SELEÇÃO DE TRATAMENTO I PRESCRIÇÃO E MONITORIZAÇÃO OSCE (PAPÉIS DE PRESCRITOR, PACIENTE E OBSERVADOR) Estes são os temas do programa. I = individualizado

TERAPÊUTICA CLÍNICA PASSO 1 PASSO 2 PASSO 3 IDENTIFICAR O PROBLEMA DE UM PACIENTE PASSO 2 ESPECIFICAR O OBJETIVO TERAPÊUTICO PASSO 3 SELECIONAR UM MEDICAMENTO COM BASE EM EFICÁCIA, SEGURANÇA, CONVENIÊNCIA E CUSTO AO PACIENTE

TERAPÊUTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS AVALIAÇÃO DA LITERATURA MÉDICA REDUÇÃO DA MARGEM DE ERRO DE PRESCRIÇÃO SISTEMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA REDUÇÃO DO PATERNALISMO DO ENSINO DA TERAPÊUTICA CLÍNICA RACIONALIZAÇÃO DOS CUSTOS HUMANIZAÇÃO DO RELACIONAMENTO MÉDICO-PACIENTE

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS UNIVERSIDADE MCMASTER – CANADÁ (80) GRANDE VOLUME E HETEROGENEIDADE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DIFICULDADE EM SELECIONAR O QUE LER E COMO APLICAR O CONHECIMENTO GERADO MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS UNIVERSIDADE MCMASTER – CANADÁ (80) USO DE CRITÉRIOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E ESTATÍSTICOS NA TOMADA DA DECISÃO CLÍNICA DEFINIÇÃO DO PROBLEMA CLÍNICO PESQUISA DA LITERATURA ANÁLISE MEDIANTE CRITÉRIOS UNIFORMES UTILIZAÇÃO DAS EVIDÊNCIAS

PHARMACEUTICAL INDUSTRY SPONSORSHIP AND RESEARCH OUTCOME AND QUALITY: SYSTEMATIC REVIEW. Lexchin, J. et al. BMJ 2003;326:1167-70 O RESULTADO FINAL DE ENSAIOS PATROCINADOS PELA INDÚSTRIA TEM MAIOR PROBABILIDADE DE FAVORECER O PATROCINADOR

CONCENTRAÇÃO NO LOCAL DE AÇÃO DOSE PRESCRITA ADESÃO DO PACIENTE ERROS DE ADMINISTRAÇÃO DOSE ADMINISTRADA ABSORÇÃO / BIODISPONIBILIDADE DISTRIBUIÇÃO / REDISTRIBUIÇÃO CLEARANCE - METABOLISMO/EXCREÇÃO MEIA-VIDA DE ELIMINAÇÃO CONCENTRAÇÃO NO LOCAL DE AÇÃO VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS FATORES PATOLÓGICOS FATORES GENÉTICOS INTERAÇÕES TOLERÂNCIA INTERAÇÃO DROGA-RECEPTOR ESTADO FUNCIONAL EFEITO PLACEBO INTENSIDADE DO EFEITO (TERAPÊUTICO E TÓXICO)

CONCORDÂNCIA PACIENTE: INFORMADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO E SOBRE A EVOLUÇÃO DE SUA DOENÇA. PRESCRITOR: TREINADO NO PROCESSO DE ESCOLHA RACIONAL DO MEDICAMENTO E DE BOAS PRÁTICAS DE PRESCRIÇÃO. OBTER CONSENTIMENTO DO DOENTE – BIOÉTICA. ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E DE ENFERMAGEM: SUPORTE PARA O USO ADEQUADO DOS MEDICAMENTOS. Heath I. BMJ 2003; 327:856-8

PRESCRIÇÃO MÉDICA CARACTERÍSTICAS RESUME O ATO MÉDICO É ORIENTAÇÃO ESCRITA DO TRATAMENTO NÃO SE RESTRINGE A MEDICAMENTOS CONTEM MEDIDAS NÃO MEDICAMENTOSAS

ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PRESENCIAL ALUNOS DE GRADUAÇÃO – DESDE 2003 PROFISSIONAIS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU - 2004 RESIDENTES DE PEDIATRIA DA FMB - 2005

DISCIPLINA TERAPÊUTICA MÉDICA 4O ano médico 24 horas/aula (uma semana) Turmas de 30 alunos FOCO APRENDER A PRESCREVER, NÃO A TRATAR FOCO NA TERAPIA E NÃO NO DIAGNÓSTICO VALORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EVIDÊNCIAS

IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DO URM NOS CURRÍCULOS GRADUAÇÃO IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DO URM NOS CURRÍCULOS COMPLETO FMB-UNESP TERAPÊUTICA MÉDICA 24 HS/AULA 40 ANO FMRP-USP PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA 24 HS/AULA 50 ANO PARCIAL FM-USP DISCIPLINA OPTATIVA 30 HS/AULA 50 ANO FAMEMA EXPERIÊNCIAS ISOLADAS FAMERP 30 ANO FCM-SANTA CASA 50 ANO FM-PUCSor 30 ANO

RESIDÊNCIA MÉDICA HOSPITAL MARIO GATTI (CAMPINAS) - 2003, 2004 RESIDENTES DE PEDIATRIA DA FMB - 2005

PROFISSIONAIS DA RBS MARÍLIA 2003 BOTUCATU 2004

BOTUCATU, 2004

O raciocínio a ser montado é o seguinte: vou fazer uma viagem para um lugar distante, sem recursos e com pouca comunicação, onde há uma população com XX doença. Quais medicamentos levar?

SABER BUSCAR A INFORMAÇÃO CONHECER OS POSSÍVEIS SÍTIOS DE AÇÃO DE FÁRMACOS EM UMA DADA CONDIÇÃO CLÍNICA VERIFICAR OS MEDICAMENTOS DISPONÍVEIS CLASSIFICÁ-LOS EM TERMOS DE EFICÁCIA, SEGURANÇA, CUSTOS TER TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A DOENÇA E SOBRE O SEU TRATAMENTO (MEDICAMENTOSO E NÃO MEDICAMENTOSO) ESCOLHIDO Para saber os medicamentos que vamos levar, temos que saber completamente estes quatro itens.

MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO Com este conhecimentos, conseguimos montar uma mala com o medicamento individualizado, isto é, os medicamentos que serão utilizados, inclusive já classificados como níveis de opções, na doença XX MEDICAMENTO INDIVIDUALIZADO

TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO Frente ao paciente, tiramos da mala de medicamento individualizado, o tratamento individualizado. Isto é, vamos ver as necessidades daquele paciente específico e fazer a prescrição individualizada e racional para aquele paciente. TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO

Florinda das Rosas 55 anos Rua Hortência 22 , Holambra Dr. Flores da Manhã - CRM 00001 Rua Petúnia 22, Jardim Primavera, Florianópolis, SP Telefone 222-2221 E-mail: flores@jardim.com.br Florinda das Rosas 55 anos Rua Hortência 22 , Holambra Floridrato de pétalas (comprimidos 10mg) ---------60 comprimidos Tomar com água diariamente 1 comprimido às 8:00 horas até o retorno. Se tiver pesadelos procurar o serviço médico. Retorno em 26 de março de 2004. 26 de janeiro de 2004 Flores da Manhã Dr.Flores da Manhã Jardinologia CRM 00001

ENSINO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS VIRTUAL www.emv.fmb.unesp.br ESCOLA MÉDICA VIRTUAL DA FMB-UNESP www.emv.fmb.unesp.br CURSOS ON-LINE

PAPEL DO ESTADO, INSTITUCIONAL O DESAFIO DE MELHORAR O USO DE MEDICAMENTOS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO RELAÇÃO NACIONAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS FORMULÁRIO NACIONAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS DIRETRIZES DE TRATAMENTOS PADRONIZADOS COMITÊS DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA EDUCAÇÃO EM FARMACOTERAPÊUTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS (GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA) Laing R, Hogerzeil HV, Ross-Degnan D. Ten recommendations to improve use of medicines in developing countries. Health Policy and Planning 2001; 16: 13-20. PAPEL DO ESTADO, INSTITUCIONAL

Não existem medicamentos seguros. Existem modos seguros de usá-los! PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU