INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Etnográfico Texto inicial de: Cristiane Rodrigues da Silva
Advertisements

Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
Professora: Karina Oliveira Bezerra
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
DEFINIÇÕES.
Geografia bíblica Introdução.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Sociologia Jurídica: objeto e método
Homem, Cultura e Sociedade
Universidade Federal de Alagoas | Campus Arapiraca [admpub.wordpress.com]
ANTROPOLOGIA MARCONI, Maria de Andrade. Antropologia: uma introdução. 6.ed. – 3. reimpr.- São Paulo: Atlas, O Termo Antropologia deriva do grego.
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
Profª Karina Oliveira Bezerra 05/02/2014
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Professora Suraia Rahmé
Conceituação de História
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Questões introdutórias
Etnografia e Etnologia
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
Prof. Everton da Silva Correa
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História geral Introdução ao estudo de história
ANTROPOLOGIA Prof° Profª. Me. Eloiza Helena Fratari.
Introdução aos estudos da História
Profª Karina Oliveira Bezerra 1ª aula
Antropologia Conceitos básicos
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
A antropologia urbana e os desafios da metrópole
VÍDEO 1. VÍDEO 1 MORAL Moral É o conjunto de regras, valores e comportamentos considerados dentro da Lei por uma sociedade. Moral, porém, não é.
Antropologia Cultural
Antropologia estudo do homem.
A construção histórica da Psicologia Social
Revisão de Filosofia.
FILOSOFIA.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
CULTURA O QUE É?.
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
CULTURA Roque Laraia: antropólogo do museu nacional (UFRJ);
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
Letramento Letramentos Educação.
A sociologia como ciência
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Os pesquisadores-eruditos do século XIX (evolucionismo cultural)
Adaptado pela Professora Maria Zélia Araújo.
ANTROPOLOGIA: definição, objeto e método.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Saúde e qualidade de vida
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
O que é Sociologia?.
Antropologia Médica: Elementos Conceituais e Metodológicos para uma Abordagem da Saúde e da Doença.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Módulo 2:Culturalismo-Difusionismo
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?

Enquanto o principal objeto de estudo da Educação Física é o homem em movimento, a Antropologia analisa o homem de forma global

A Antropologia que significa “o estudo do homem”, tem como objetivo estudar a natureza humana e sua história natural.

Também procura compreender a dinâmica na interação entre a biologia e comportamento, estudando o homem em toda a sua diversidade, em todas as épocas em toda a sua globalidade lançando mão da pesquisa de campo como principal instrumento metodológico

ANTROPOLOGIA CULTURAL Estuda o homem como ser cultural. Investiga as culturas humanas no tempo e no espaço; traçando suas origens e desenvolvimento social, suas semelhanças e diferenças, além de uma busca de tentativas de, a partir do homem de antigamente, reconstituir sua história e compreender o homem de hoje,

que, por sua vez, sempre manteve sua cultura dinâmica, sempre com seus traços particulares e sociais mutativos, o que faz a Ciência da Cultura apresentar os mesmos tipos de problemas de completa compreensão da sociedade com as outras de Ciências Sociais.

A Antropologia cultural muitas vezes é associada a sociologia, tendo alguns sub-ramos, que são: 1-A arqueologia - estuda os traços das culturas das sociedades do passado, através de vestígios arqueológicos. 2-A etnografia - estuda as sociedades ágrafas; aquelas que não tem nenhuma forma de escrita.

3-A etnologia - estuda a análise comparativa entre as diversas culturas. 4-Lingüística - estuda a diversidade de línguas como meio de comunicação e instrumento pensante. 5-Determinologia Cultural - estuda a cultura como uma mescla de fatores biológicos e geográficos a através do Determinismo, que é a corrente de pensamento científico-cultural que fala da localização e da condição genética como influentes. Dentro da Determinologia Cultural temos o Determinismo Biológico e o Geográfico.

5-Determinologia Cultural - estuda a cultura como uma mescla de fatores biológicos e geográficos a através do Determinismo, que é a corrente de pensamento científico-cultural que fala da localização e da condição genética como influentes. Dentro da Determinologia Cultural temos o Determinismo Biológico e o Geográfico.

DETERMINISMO BIOLOGICO Algumas das características culturais de povos são influenciadas pelos comportamentos genéticos, sabendo-se que existe a cultura individual e a coletiva. Já outras características são influenciadas ou pelo desenvolvimento tecnológico, como uso do raciocínio, ou por alguns dos comportamentos psicológicos.

Mesmo assim, existem tanto comportamentos genéticos quanto psicológicos que não influenciam na cultura, pois o que mais influencia é o aprendizado.

O melhor exemplo é de uma xinguana que vai morar numa família de elite, citada em um livro de Roque Laraia chamado " Cultura: Um conceito antropológico?", em Ipanema no RJ. neste caso ela mudará seus hábitos desde que inserida na nova família antes dos sete anos.

DETERMINISMO GEOGRÁFICO Um ambiente natural pode influenciar no modo de vida de um povo, porém a diversidade cultural não é condicionada pelas características do ambiente em que vivem. As diferentes culturas existentes não podem ser explicadas por caráter biológico ou geográfico, mas pelo conhecimento cultural que é passado ao indivíduo.