Sérgio Jacomino.  Registros eletrônicos e o Livro 2: Registro Geral.  A escrituração e a forma do livro e das fichas.  A matrícula como ato de registro,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto CNJ SREI Sistemas de Registro Eletrônico Imobiliário
Advertisements

Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Banco de Penhoras (e banco de controle de bens) Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
Sistema de Certificação Digital de Livros Eletrônicos
A perspectiva da atividade registral imobiliária diante dos desafios dos novos tempos Sérgio Jacomino.
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
Selos Eletrônicos Estado do Amazonas.
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
Desenvolvimento Local
ANTONIO CARLOS ALVES BRAGA JUNIOR
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
Aplicações de Certificados Digitais
PROJETO.
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis 2013
Introdução Forte dependência de grandes fornecedores de hardware e software Altos custos com retorno duvidoso Sistemas fragmentados sem integração Redes.
Direito Eletrônico com o Direito Processual A sobrevivência do direito processual moderno necessariamente vai depender do grau de evolução dos meios informáticos.
Apresentação da Plataforma
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Atividade Notarial na atualidade Ubiratan Pereira Guimarães
Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Benefícios.
Flauzilino Araújo dos Santos
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
São otimistas, querem contagiar e buscam a integração de todos. Geração preocupada com status. Trabalham muito e o quanto for preciso. São pragmáticas,
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
Apresentação Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
O futuro da internet Lei nº /06
Sistemas Seguros 3.2 Certificados Digitais 3.3 ICP-Brasil.
Os Novos Marcos Regulatórios
Serviços Cartoriais - Histórico A necessidade de se fazer publicidade de atos e negócios jurídicos vem de muito tempo. Veja alguns casos:  No direito.
1ª Reunião de FórumSpoa SISTEMA CONTA – Módulo Gestão de Contratos –
ENAT Workshop Nota Fiscal Eletrônica
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Gabriel Bastos Machado
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Processo eletrônico no TCU
Modernização, organização gestão documental do acervo dos REGISTRO DE IMÓVEIS (Amazônia Legal) Flauzilino Araújo dos Santos Sérgio Jacomino.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Empresarial II
A segurança jurídica no registro eletrônico e o desenvolvimento de novas tecnologias Flauzilino Araújo dos Santos Diretor de Tecnologia do IRIB Presidente.
GESTÃO DE T.I. E DIREITO Patentes de software Contratos Digitais Assinatura Digital Privacidade e Direitos do Consumidor Responsabilidade Civil na Informática.
GOVERNO ELETRÔNICO Aula 6 – O programa de governo eletrônico na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI e-PING Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico FUNDO DE.
Do processo eletrônico
CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
NOVAS CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL
Encontro Técnico sobre Processo Eletrônico e sobre Contas de Governo [ Tempo de apresentação: 20 minutos Tempo de debate: 10 minutos ] TCE-PR - Implantação.
Artista multimídia e curadora; Professora dos programas de pós- graduação em Comunicação, Semiótica e Tecnologias da Inteligência e Design Digital da.
Trabalho de tic.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis XLII ENCONTRO NACIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS Sérgio Jacomino.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Agosto de 2011Painel Perspectivas das Telecomunicações e BL1 O Futuro das Telecomunicações no Brasil Painel Perspectivas.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Democracia no mundo digital Seminário Combate ao Crime Cibernético e Liberdade de Acesso à Internet Direitos e limites do Estado, das empresas e dos cidadãos.
Julio Cesar de Almeida Jr. Gerente de Suporte Técnico
Transcrição da apresentação:

Sérgio Jacomino

 Registros eletrônicos e o Livro 2: Registro Geral.  A escrituração e a forma do livro e das fichas.  A matrícula como ato de registro, requisitos legais, abertura e encerramento. Sequência numérica das matrículas e dos atos inscritos.  A forma de lançamento dos atos.  Dificuldades práticas.  Questões e problemas práticos referente à fusão, sobreposição e duplicidade de matrículas.

“ Nunca confie em um computador que você não pode jogar por uma janela ”. (Steve Wozniak)”  “Never trust a computer you can't throw out a window” (Erin Barrett, Jack Mingo. W.C. Privy's original bathroom companion‎ - St. Martin's Press, 2003, p. 180

“No princípio foi o documento. E o documento criou o notário” (Nuñez Lagos)

O registrador olha para o documento eletrônico e diz: “crescei-vos e multiplicai- vos”! E eis que o documento reinventa o escriba...

Registro Eletrônico ATOMIZAÇÃO

Percurso tecnológico Manuscrição – registro verbum ad verbo Inscrição – manuscrição - fólio cronológico Matrícula – fólio real – modelo descritivo Mecanização do registro (1976) Microfilmagem (Lei 5.433/1969 e Decreto 1.799, DE 1996) Informatização (1977) – microfichas “Especulizarização” do Registro Georreferenciamento (Lei /2001) Documentos eletrônicos – firmas digitais (Ofício eletrônico, Penhora online) Fólio Eletrônico (RE) (Lei , de )

1846 – modelo narrativo 1865 – inscrição tabular – “transcrição” – inscrição tabular – “transcrição” – inscrição tabular – “transcrição” – inscrição tabular – “transcrição” – inscrição – modelo narrativo O Registro e os meios informáticos Registro brasileiro: Transformações tecnológicas

 Universalização  Modicidade emolumentar e gratuidades  Coordenação com a administração (cadastros, penhora online, etc)  Capacitação técnica (concursos etc.)  Diminuição de assimetrias regionais (Belíndia)  Interconexão entre os registros e notas  Compartilhamento de recursos  Etc.

Desestruturação dos livros O Registro é informação total Abandono do modelo descritivo dos imóveis e a adoção de georreferenciamento Interconexão do Cadastro e Registro (gestão territorial – meio ambiente etc.) Assinatura digital e Documentos eletrônicos Time stamping para o protocolo e operações críticas (prioridade) Repositórios (livros) eletrônicos na Internet Pesquisa integrada Informação em layers (camadas) – imagem + dados + texto Registro eletrônico

RegistroEletrônico Registro Eletrônico Progressiva desestruturação dos Cartórios Superação do modelo atomizado – molecularização do Registro Repositórios eletrônicos na internet Bases de dados e serviços compartilhados Sistemas aplicativos web integrados Concentração de dados – pesquisa concentrada Migração do acervo documental para mídias eletrônicas (GED) Contratação on line. Informações estruturadas do Registro Penhora online.

O futuro do Registro Progressiva desestruturação dos Cartórios Constituição de 1988 – art. 236 – delegação dos serviços notariais e registrais Lei 8.935, de 1994 EC 45, de 2004 Conselho de Notários e Registradores? Executivo? Judiciário?

O futuro do Registro Progressiva desestruturação dos Cartórios Como fazer frente aos novos desafios? Como superar as assimetrias entre as regiões do pais? Como financiar a ambiciosa aposta da Lei? Como superar o paradigma da atomização dos registros?

Livrosdo Registro Livros do Registro TítulosDocumentos Livros do Registro Registro Eletrônico

 RE – previsão em Regulamento (art. 37). A quem competirá regulamentar?  I/O – documentos eletrônicos – assinaturas digitais – ICP-Brasil. E-Ping. (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico)  Protocolo e publicidade em meio eletrônico  Acesso ao banco de dados pela União.

 TIC é um pleonasmo. Comunicação é informação. A estrada romana era antes de tudo uma infovia…  TIC: Não há informação – TAC: sem comunicação.  O TIC-TAC já é mais importante que o relógio. Elementos binários de comutação lógica dissolveram o relógio mecânico na irrelevância dos objetos-em-si. O TIC-TAC fundou a complexa sintaxe da rede.  Por um registro estrutural: malha de relações entre elementos e processos elementares (Wieser).  O Registro Eletrônico explode a linguagem descritiva, transforma os livros em arte e descerra o mundo dos signos em mosaicos de informação descontínua e simultânea.

 O Registro Eletrônico nasce bem formado. Só não vê quem ainda não foi visto no Twitter.  À margem de todo documento registrado vivem silfos e cifras.  O registrador eletrônico não conhece a segunda via. Nem a primeira. Revela-se-lhe a autoria por sinais místicos.

 O documento eletrônico é a reprodução assistida de eunucos. É de arrepiar!  Documento eletrônico: Já não há margens, nem vias, nem orlas de metáforas elegantes. Apenas uma chusma de elétrons, silício e desumanidade.  Tecnologia: o homem estende-se e desentende-se consigo mesmo!

Para que tão pouco homem para tanto documento eletrônico? MUITO OBRIGADO!

Sérgio Jacomino Registrador