Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Engenharia de Requisitos
Validação de Requisitos
Garantia de Qualidade do software
Engenharia de Software
Engenharia de Software Professor Sandro de Paiva Carvalho.
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
RUP Rational Unified Process (Processo Unificado de Desenvolvimento da Rational) 1.
MO409 / Engenharia de Software I - 1º Semestre / Prof. Eliane 1 1ª Apresentação (A1) Modelos de Processos de Software RA: / Edson Amorina.
Gerenciamento da Integração
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
Reutilização de Software
FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE IMPACTO BASEADO EM RASTREABILIDADE DE
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
dbCheck! uma ferramenta para teste de banco de dados
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
Engenharia de Software Guide to the SWEBOK (Guide to the Software Engineering Body of Knowledge) IEEE Computer Society.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
RUPinho Qualidade de Software
Visão Geral PRO.NET.
Software Engineering Process Group
Projeto: Capacitação em GP
Gestão da Inovação Tecnológica
Gerenciamento da Integração
Introdução à Qualidade
Prof. Alexandre Vasconcelos
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
Engenharia de Software
Gerência de Configuração - GC
SWEBOK José Benito David Embiruçu Leandro barbosa Pablo Alessandro
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Engenharia de Software
SWEBOK Guide to the Software Engineering Body of Knowledge Thayssa Rocha TAES 3 –
Processos de Software.
Modelos de Qualidade para indivíduos e grupos: PSP & TSP
Hukarz Open Source Process D01 Alan Kelon, Silvio Meira Recife, 01/12/2006.
Uma introdução ao SWEBOK
Um estudo comparativo entre PMBOK e SWEBOK
Engenharia de Software
Engenharia de Requisitos
SWEBOK Software Engineering Body of Knowledge
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
Objetivos deste módulo
Introdução ao SWEBOK André Luís de Lucena Torres
Qualidade de Produtos de Software
Engenharia de Software
Gerenciamento de Configuração de Software
Correspondência entre as normas ISO9001:2000 e ISO – Realização do Produto Disciplina: Qualidade de Software Professor: Alexandre Vasconcelos Grupo:
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Um Modelo de Subcontratação de Desenvolvimento de Software
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos

Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS.
Ricardo de Andrade Kratz
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Transcrição da apresentação:

Antonio Nascimento

Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências

Introdução O SWEBOK (Guide to the Software Engineering Body of Knowledge) é um documento criado com a finalidade de servir de referência em assuntos considerados como essenciais na área de Engenharia de Software e foi conduzido pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Introdução O porquê do guia? Surgiu da necessidade da comissão de especialistas da área de Engenharia de Software, visando uma definição das fronteiras que a delimitam. [SWEBOK, 2004]. Subsídios para o reconhecimento da profissão de Engenheiro de Software.

Introdução Onde surgiu o guia? O projeto SWEBOK foi iniciado em 1998 pela SWECC (Software Engineering Coordinating Committee). SWECC surgiu com a colaboração do IEEE Computer Society e a Association for Computing Machinery (ACM) com o intuito de promover a profissionalização da engenharia de software.

Objetivos Caracterizar o conteúdo da disciplina de engenharia de software; Estabelecer um conjunto apropriado de critérios e normas para a prática profissional da Engenharia de Software; Marcar as fronteiras entre a Engenharia de Software e as demais disciplinas relacionadas; Prover uma fundação para certificação individual e para licenciamento de profissionais.

SWEBOK 2010 Adicionado material sobre Interfaces Humano- Computador no design de software e Teste de Software; Remoção da seção Ferramentas e métodos de Engenharia de Software (distribuídos para outras áreas de conhecimento); Redistribuição de matérias entre as áreas de conhecimento.

Áreas de Conhecimento

Requisitos de Software Elicitação, Análise, Especificação e Validação de Requisitos; Sub-áreas: Fundamentos dos Requisitos; Processo de Requisitos; Elicitação de Requisitos; Análise de Requisitos; Especificação de Requisitos; Validação de Requisitos; Considerações Práticas.

Requisitos de Software

Projeto de Software O Projeto de software é a atividade do ciclo de vida da Engenharia de Software em que os requisitos são analisados a fim de produzir uma descrição da estrutura interna do software. [Swebok, 2004].

Projeto de Software Sub-áreas: Fundamentos do Projeto de Software; Questões Chave no Design de Software; Estrutura e Arquitetura de Software; Evolução e Análise de Qualidade do Projeto de Software; Notações do Projeto de Software; Estratégias e Métodos para o Projeto de Software.

Construção de Software Área envolvida com todas as áreas de conhecimento do guia, entretanto existe um relacionamento maior com o projeto de software e com teste de software. Fazem parte desta área as atividades de implementação do software, verificação, testes de unidade, teste de integração e depuração. [Swebok, 2004].

Construção de Software

Teste de Software O teste é uma atividade realizada para avaliação da qualidade do produto, efetuando sua melhoria através da identificação de defeitos e problemas. [SWEBOK, 2004].

Teste de Software Sub-áreas: Fundamentos do teste de software; Níveis de Teste de Software; Técnicas de Teste de Software; Medidas de Teste de Software; Processo de Teste; Considerações Práticas.

Manutenção de Software Nesta área de conhecimento sua principal responsabilidade é totalizar as atividades requeridas para fornecer suporte custo-efetivo a um sistema de software, que pode ocorrer antes ou depois da entrega. [SWEBOK, 2004].

Manutenção de Software Sub-áreas: Fundamentos da Manutenção de Software; Questões Chave sobre Manutenção de Software; Problemas técnicos até questões de gestão. Processo de Manutenção de Software; Técnicas de Manutenção de Software;

Manutenção de Software

Gerência de Conf. de Software Tem o papel de identificar a configuração de um sistema em pontos distintos no tempo com a finalidade de controlar sistematicamente as mudanças para configurar e manter a integridade e rastreabilidade de todos os artefatos ao longo do ciclo de vida do sistema [Swebok, 2004].

Gerência de Conf. de Software Sub-áreas: Processo de Gerenciamento de Configurações; Identificação da Configuração; Controle da Configuração; Gestão durante todo o ciclo de vida. Registro do Estado da Configuração; Auditoria da Configuração; Entrega e Gerenciamento de Versões.

Gerência de Eng. de Software É definida como a aplicação da gestão de atividades de planejamento, coordenação, medição, monitoramento, controle e comunicação de forma a garantir a manutenção sistemática e desenvolvimento dos projetos de software [SWEBOK, 2004].

Gerência de Eng. de Software Sub-áreas: Iniciação e Definição de Escopo; Planejamento do Projeto; Declaração do Plano de Projeto; Revisão e avaliação; Fechamento; Evolução da Engenharia de Software.

Processo de Eng. de Software Envolve vários outros processos, como o de desenvolvimento o de gerenciamento, e o de qualidade. Esta área está ligada com todas as partes do gerenciamento do processo de ciclo de vida do software.

Processo de Eng. de Software Sub-áreas: Mudança e Implementação do Processo; Infra-Estrutura, modelos, práticas e etc. Definição do Processo; Avaliação do Processo; Processo contínuo ou escalonado. Medidas de Produtos e Processos (ISO/IEC 15939).

Qualidade de Software A qualidade de software está diretamente ligada com a qualidade do processo através do qual o software é desenvolvido, portanto, para se ter qualidade em um produto de software é necessário ter um processo de desenvolvimento bem definido, que deve ser documentado e acompanhado [SWEBOK, 2004].

Qualidade de Software Sub-áreas: Fundamentos da Qualidade de Software; Valor e custo, modelos, melhoria da qualidade e etc. Processo de Gerenciamento da Qualidade de Software; Considerações Práticas sobre a Qualidade de Software. Recomendações, medição da qualidade e etc.

Disciplinas Relacionadas

Certificações Certificação CSDA (Certificação de Associação no Desenvolvimento de Software). Certificação CSDP (Certificação de Desenvolvimento Profissional de Software)

Conclusões Com as constantes e evoluções na Engenharia de Software o guia não é definitivo e não deve ser a única fonte de referências; O guia fornece um conhecimento básico da Engenharia de Software, contudo é fundamental que o Engenheiro domine outros padrões.

Perguntas ???

Referências Capuano, Tiago. Guide of the Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK). Passo Fundo, RS, Brasil. Embiruçu, David L.; Neto, José B.F.A; Barbosa, Leandro M; Viana, Pablo A. B; Sette, Sergio S. The Guide to the Software Engineering Body of Knoledge - SWEBOK. UFPE, Recife, PE, Brasil,2008 Lopes, Edvaldo. Swebok - Software Engineering Body of Knowledge. UFPE, Recife, PE, Brasil, SWEBOK. Guide to the Software Engineering Body of Knowledge Version. A project of the IEEE Computer Society Professional Practices Committee. Disponível em: