Organizações Modernas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1. Administração Científica 2
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
Abordagem Estruturalista da Administração
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
Características Principais:
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Abordagem estruturalista
A contribuição de Max Weber
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES
Burocracia X Estruturalismo
Da Revolução Urbana à Revolução Industrial
ORGANIZAÇÕES MODERNAS
O PENSAMENTO TEÓRICO NA SOCIOLOGIA
Sociologia das Organizações
APO Administraçao por objetivo
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Administração Modelo burocrático de organização Aula 07 Jorge Surian
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Abordagem Estruturalista da Administração
Legalidade e Legitimidade
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Estruturalismo significa:
FUNDAMENTOS DE GESTÃO MAX WEBER Profª. Josilene
Novos Modelos das Organizações
Definindo as Organizações
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
Teoria Geral da Administração
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
Max Weber.
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Modelo Burocrático de Organização
Disfunções da Burocracia segundo outros autores
Mestranda: Samira Alfenas Antunes
Max Weber e o estudo da Burocracia
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Estruturas Organizacionais
Modelo Burocrático de Organização
A Administração e suas perspectivas
Fundamentos de Burocracia
Estrutura e Dinâmica Social
Servidor como Agente da Ação Estatal
Pensamento teórico na sociologia
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Anthony Giddens (1938, Londres), em sua obra teórica considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Do ponto de vista metodológico, realiza uma síntese.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
Organizações Modernas
Questões introdutórias
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
Introdução à Administração
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
Ultrapassando os limites da burocracia?. Mudança organizacional: o modelo Japonês  Tomada de decisões de baixo para cima:
Teorias da Administração
Profª Ângela França Versiani Burocratização das Estruturas Sociais Tipos de Dominação Legítima TiposTradicionalCarismáticaLegal Associaçãocaráter comunitário.
ORGANIZAÇÕES MODERNAS ( GIDDENS)
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Daniel Vital Caldeira Isaut Faasen James Guelph Cirqueira Júnior RACIONALIDADE E ORGANIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS FACES DO ENIGMA Projeto Interdisciplinar IES/FUNCEC.
Transcrição da apresentação:

Organizações Modernas Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke

Organizações modernas Organização: Agrupamento de pessoas, estruturada em linhas impessoais e estabelecida a fim de atingir objetivos específicos. Importância das organizações na vida moderna. Influência nem sempre benéfica; as organizações têm a capacidade de submeter os indivíduos a uma série de ordens.

Organizações modernas Teorias da organização: Weber = primeira interpretação sistemática sobre o avanço das organizações modernas. Burocracia: Domínio do grupo de funcionários, do processo de produção de bens ou serviços. Superioridade técnica em relação às demais formas de organização.

Organizações modernas A burocracia é a resposta dada aos problemas da administração moderna, mas já havia burocracia em sociedades antigas, como Egito e Império Romano. Pode ocorrer tanto no capitalismo quanto no socialismo.

Organizações modernas Características de uma burocracia: Domínio legítimo e legal. Dominação baseada no saber = racionalidade Atividades e deveres divididos e pré-estabelecidos; Hierarquia, coordenação; Códigos de normas reais e abstratas;

Organizações modernas Burocrata: imparcial, impessoal; Papeis baseados em qualidades técnicas; sistemas de promoções; meritocracia. Separação das esferas da vida do trabalhador. Nenhum membro da organização tem o controle total dos meios de produção.

Organizações modernas Peter Blau: Enfoque nas relações informais Robert Merton: Disfunções da burocracia (ritualismo, público x burocracia) Burns e Stalker: Organização mecanicista e orgânica Goffman: Instituições totais.

Organizações modernas Teorias da Organização: Michel Foucault Prisões como instituições modernas Importância da arquitetura das organizações Controle do tempo e do espaço Vigilância

Organizações modernas Burocracia e democracia Lyon: sociedade da vigilância Michels: lei de ferro da oligarquia Limites da vigilância: novas organizações, colaborativas. Gênero na organização: mulheres na gerência.

Organizações modernas Ultrapassando os limites da burocracia? Mudança Organizacional: O modelo japonês - Tomada de decisões - Menos especialização - Segurança no emprego - Produção voltada para o grupo - Fusão da vida profissional com a vida privada Transformações no gerenciamento Tecnologia e as organizações modernas Organizações em formato de redes

Organizações modernas Desburocratização? Mintzberg = adocracia (equipes de trabalho) Clegg = Organização pós-moderna (menos racionalização) Ritzer = MacDonaldização – eficiência, calculabilidade, uniformidade e controle através da automação (mais racionalização)

Questões para reflexão: A burocratização é ou não irreversível? Quanto da nossa vida está burocratizada? Burocracia é, afinal, sinônimo de eficiência? Por que se diz que a burocracia pode inviabilizar a democracia?

Bibliografia: BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Ed. UNB, 1993, 2vols. DELORENZO NETO, A. Sociologia aplicada à administração: sociologia das organizações. SP: Atlas, 1980. GIDDENS, Anthony. Sociologia (cap. 12 Organizações modernas). Porto Alegre: Artmed, 2005. JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.