Teste de avaliação Os Lusíadas e Texto Poético

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Advertisements

Termos Integrantes da Oração
ESTUDO DO VERBO.
Verbos – Prova Bimestral
O modelo morfossintático -
O modelo morfossintático
O Verbo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
COMPLEMENTO NOMINAL.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Classe Gramatical da palavra QUE
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Coordenação e subordinação
Coesão gramatical Coesão referencial.
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
PREDICADO * MARTA DUWE.
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
O dia em que eu partir... Zélia Nicolodi.
Orações Subordinadas Adjetivas
PORTUGUÊS.
PORTUGUÊS.
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Revisando as 5 flexões verbais!
O pronome O pronome.
Fonologia – o estudo dos sons
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
Usos dos tempos verbais
Mar Português Fernando Pessoa.
Dicionário Terminológico
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
Dizer é mostrar Deixis.
Português 8º ano Versão Actualizada
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Substantivas Adjetivas Adverbiais Professora Lilian Lorenz
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
Textos dos media Maria Serafina Roque
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
A Tempestade e Chegada à Índia Canto VI, estâncias 70-94
Imagem crítica da Filosofia
Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano
PORTUGUÊS PITTA.
5.ºTESTE CORREÇÃO Agrupamento de Escolas de Peniche Português - 9.º Ano
Coordenação e subordinação
Formas nominais Dos verbos.
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
SE NÃO HOUVER AMANHÃ Texto Desconheço o Autor Apresentação e Montagem
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Esquemas-síntese de «Reflexões do Poeta
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Frase Simples e Frase Complexa. Índice:  Eles são irmãos.  A mãe tem andado cansada.  O gatito foi encontrado pelo meu pai.  Ela vai estudar com.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Conteúdos: Classes gramaticais Morfossintaxe
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite a outros termos da oração, que atuam como seus complementos. Os verbos.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

Teste de avaliação Os Lusíadas e Texto Poético Cenários de resposta Maio 2015

Grupo I Versão 1- C; G; E; A; B; F; D. Versão 2 - G; B; F; D; C; A; E. 2.1 (A) 2.2 (B) 2.3 (C) 2.4 (D) ( Versão 1) 2.1 (D) 2.2 (A) 2.3 (D) 2.4 (A) (Versão 2) 3.(A) (Versão 1) / (C) (Versão 2)

Grupo II As estâncias pertencem ao episódio da “Tempestade” que se situa no Canto VI, no plano da viagem. 2. Sensações auditivas: “O apito toca” (est.70); sensações visuais : “Daquela nuvem negra que aparece” (est.70). 3. Hipérbole. O exagero da descrição pretende transmitir a violência da tempestade. 4.Ordens do mestre expressas em discurso direto e incluindo o modo imperativo; utilização de verbos de ação (“correm, “chegaram”, “menear” e “punham”) – est.73) 5. O narrador é Poeta. A situação é descrita de forma realista, porque o narrador já tinha vivido efetivamente essa experiência.

6. Tópicos para o comentário O interlocutor é o mar português. Metáfora – reforça a ideia do sofrimento dos portugueses na conquista de outros mundos, através do mar. O poeta refere-se aos que mais sofrem – as mães, que veem partir os filhos; os filhos que deixam as famílias e rumam ao desconhecido; as noivas, que ficam sem os seus namorados. A anáfora ( “quantas, “quantos”, “quantas”) mostra que a quantidade de sofredores foi muito grande. A pergunta leva à reflexão sobre a utilidade de tão grande esforço e sofrimento por parte dos portugueses. Um argumento do sujeito poético é o facto de no mar estar “espelhado o céu”, isto é, a felicidade, satisfação. O título “Mar Português” significa que o mar é o caminho para a felicidade dos portugueses.

Grupo III 1.1 a)Conjunções – pois; mas; enquanto. c) b) preposições – com; em; desde. a) c)pronomes – nosso; mim; isso b) 2. 1. Oração subordinada substantiva completiva. 2.2 Oração subordinada adjetiva relativa restritiva. 3. (A) consequência (D) (versão 2) 4. a) ...os marinheiros amainá-las-ão. 4.b) ...os marinheiros não as amainarão. 5. (D) dissimilação 6. (A) 3; (B) 7; (C) 4; (D) 8; (E) 2 (versão 1) (A)4; (B) 7; (C) 3; (D) 2; (E) 8 (versão 2) 7. a) ficassem b) tinha vivido 8. “salgado” – palavra derivada por sufixação.