UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
UNIP FEP Prof: Msc. Carolina Brum Agosto de 2010
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Introdução Criatividade x Método  importância fundamental para o pensar e o praticar a arquitetura.  considerações com base teórica e empírica:  1)  Ensino.
Administração – Principais correntes
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
ALUNAS: Edilaine Cristina Lopes Talita Cristine Brito
Divisões da Filosofia.
A Enfermagem na Era da Informática
Educação Ambiental.
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Educação Ambiental.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Professora Suraia Rahmé
Joselayne Moraes Myra Estrin Levine TEORIA DE ENFERMAGEM Juliana Paes
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Características de um bom professor de biologia
Desmistificando a Psicologia Organizacional
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
A Ação Clínica e a Perspectiva Fenomenológica Existencial:
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PSICOMOTRICIDADE.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
O que é Liderança? Liderança
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Teoria Geral dos Sistemas
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
Docência do Ensino Superior
Teoria de IDA Jean Orlando
TEORIA DO CUIDADO DE JEAN WATSON
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
INTRODUÇÃO ..
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
EVOLUÇÃO DOS MODELOS TEÓRICOS Florence NIGHTINGALE-Notas de Enfermagem
Senso Comum Prof Rodrigo Bueno.
sistemas de informação
Teóricos de Enfermagem
Estância Turística de Santa Fé do Sul
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento.
Módulo 2:Culturalismo-Difusionismo
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Aristóteles de Estagira
FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT
PROCESSO DE ENFERMAGEM
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Teoria dos princípios do Positivismo Lógico
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Martha Rogers -Teoria do modelo conceitual do Homem

Martha Rogers

Ela nasceu em Dallas, Texas, a mais velha dos quatro filhos de Bruce Rogers Taylor e Lucy Mulholland Keener Rogers,começou a faculdade na Universidade do Tennessee, estudando medicina (1931-1933) e retirou-se devido à pressão que a medicina era uma carreira imprópria para uma mulher.

O Papel da Enfermagem é definido como humanitária ciência e arte O Papel da Enfermagem é definido como humanitária ciência e arte. Atividades destinadas à manutenção e promoção da saúde, prevenção das doenças e reabilitação dos doentes e deficientes.

Esta teoria se ocupa da totalidade do homem, meio ambiente e de grupo. Ela se matriculou no Hospital Geral Knoxville Escola de enfermagem com uma amiga e recebeu seu diploma em 1936 e no ano seguinte completou sua formação pelo George Peabody College, em Nashville, Tennessee.

Especializou-se em enfermagem em saúde pública, trabalhando em Michigan, Connecticut, e no Arizona, onde estabeleceu o Visiting Nurse Service of Phoenix, Arizona.Ela continuou sua educação, realizando seu mestrado em enfermagem em saúde pública a partir de Teachers College, Universidade de Columbia em 1945 . Entre 1952 e 1975 foi professora e chefe da Divisão de Enfermagem na Universidade Nova York, depois que foi reconhecida como um Professora Emérita em 1979.

Morreu em 13 de Março de 1994 e está enterrada em Knoxville, Tennessee.

O objetivo do modelo: procurar e promover uma interação harmoniosa entre o homem e o seu ambiente. Assim, os enfermeiros deveriam seguir este modelo de reforçar a sensibilização e da integridade dos seres humanos, e direcionar ou redirecionar o padrão de interação entre homem e seu ambiente para o máximo de saúde potencial.

Considera o homem como um todo unificado que tem a sua própria integridade e que manifesta características que são mais do que a soma das suas partes e várias delas para ser integrado em um meio ambiente. Unitário e unidirecional, Martha Rogers no que diz respeito à saúde, define como um valor definido pela cultura do indivíduo e, portanto, seria um estado de "harmonia" ou bem-estar. Assim, o estado da saúde não pode ser ideal, mas é a melhor condição para uma pessoa, portanto, o potencial para o máximo de saúde.

· Sua teoria é baseada na sua concepção de homem · Sua teoria é baseada na sua concepção de homem. O seu modelo teórico foi baseado em um conjunto de pressupostos que descrevem os processos vitais do homem, que se caracteriza por:

Ser unitário Ser aberto Ser unidirecional Seus padrões e organização Sentimentos Pensar

Para esta autora, o homem é um todo unificado em constante contato com um ambiente de intercâmbio que continuamente matéria e energia, que é diferente de outros seres vivos para a sua capacidade de mudar este ambiente e fazer opções que lhes permitam desenvolver as suas potencialidades.

 Além disso, ocorreram em 1983 quatro blocos em que ela desenvolveu a sua teoria:

 a) Campo energia que é caracterizado pelo infinito, unificador, e irredutível, e é a unidade fundamental para a vida como para os inertes. b) universo de sistemas abertos: ela diz que a energia campos são abertos e intermináveis, mas integrados em cada outro.

 c) Padrões: são responsáveis pela identificação das áreas de energia, são as particularidades de cada campo. d) Tetradimensionalidada é um não-linear, sem domínio espacial ou temporal, atributos assim chamados porque todos são realidade. O objetivo da enfermeira é ajudar as pessoas a atingir seu máximo potencial de saúde. Para fazer isto, o enfermeiro deve promover a interação harmoniosa entre o homem e o seu ambiente.

Enfermagem Assistência de enfermagem é fornecida através de um processo planejado, que inclui a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, o estabelecimento de metas, a curto e longo prazo e de melhores cuidados de enfermagem para alcançá-los. Foi geralmente aceito que o modelo de enfermagem M. Rogers é filosófica e encoraja enfermeiras para alargar o seu interesse em qualquer coisa que possa afetar o paciente como um ser humano.

O método utilizado por Rogers é essencialmente dedutiva, lógico, e que tenha influenciado a teoria dos sistemas, a relatividade da eletrodinâmica e esta teoria tem algumas idéias muito avançadas, e diz que a enfermagem requer uma nova perspectiva do sistema mundial, nova forma de pensar sobre o que realmente está focada e preocupada com a enfermagem. (fenômeno de enfermagem).

Sub-campos Foco: homem como um todo Objetivo: Elaborar um sistema conceitual científico Apresenta conceitos sobre o homem, sobre a enfermagem como ciência e como prática

Apresenta postulados para fundamentar o sistema teórico de enfermagem A preparação da teoria foi motivada por uma convicção profunda da necessidade de uma crítica da prática da enfermagem e de se estar fundamentada por conhecimentos efetivos para prover cuidados de enfermagem seguros.