História da sociologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Advertisements

Uma visão geral da vida em sociedade
Conceitos à cerca do Direito
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Regina Célia Baptista Belluzzo
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Quadro geral das Ciências da Educação.
MÉTODO CIENTÍFICO.
Profª: Gabrielle Bertolli
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Indivíduos e sociedade:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: LIVALDO.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Revisão para Avaliação I
Professora Suraia Rahmé
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Sociologia e sociologia e senso comum
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
A Sociedade humana: generalidades
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Profª. Taís Linassi Ruwer
MICHEL FOUCAULT A microfísica do poder.
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Teoria Geral dos Sistemas
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Max Weber e as ações sociais
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Professor: Karina Oliveira Bezerra
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Prof. Ivan Claudio Guedes
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
O Pensamento Sociológico Clássico
Atividade complementar 04
Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Saberes docentes.
Somos todos seres sociais
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

História da sociologia Pensadores contemporâneos

NORBERT ELIAS (1897-1990): Propõe pensar dinamicamente a relação indivíduo/sociedade # Conceito de configuração: a sociedade é formada e representada pela interdependência entre os indivíduos. dependência recíproca ¨* SOMENTE NAS RELAÇÕES E POR MEIO DELAS QUE AO INDIVÍDUOS PODEM POSSUIR CARACTERÍSTICAS HUMANAS Falar, pensar e amar/trabalhar, estudar e se divertir

Relação real e dinâmica entre sociedade e indivíduo Em uma sociedade que tenha HISTÓRIA, CULTURA e EDUCAÇÃO Relação real e dinâmica entre sociedade e indivíduo AÇÃO QUE REALÇA A UNIDADE, para construir o bem-estar e a felicidade de todos - objetivo único, tanto no plano individual quanto no plano social

Conceito de habitus Disposição para alguma coisa, adquirida pela frequente repetição dos mesmos atos (comum a todos). Para Elias – algo como uma segunda natureza, ou seja, um saber social incorporado durante nossa vida em sociedade – relação social. Proposição que conduz a ideia de que o destino da nação, ao longo dos séculos, fica marcado no habitus de seus membros, mas muda lentamente e por completo, por isso, há equilíbrio entre continuidade e mudança na sociedade - ordenamento .

PIERRE BOURDIEU (1930-2002): # Conceito de Habitus: o habitus se apresenta como social, mas também individual ao mesmo tempo, tanto ao grupo quanto a classe em que pertence. ¨* É a articulação entre as condições da existência do indivíduo (meio, situação) na qual ele se encontra e suas formas de ação e percepção da situação, dentro e fora do grupo. Habitus é o que articula práticas cotidianas a vida concreta do indivíduo. conduta dos indivíduos: condições de ações objetivas e subjetivas.

** O habitus é estruturado principalmente pelas instituições de socialização – família e escola - habitus primário, mais durador. Primeiras categorias e valores que orientam as práticas futuras dos indivíduos. O habitus secundário se dá na medida em que o indivíduo se relaciona com indivíduos de outros universos da vida, construindo um habitus individual conforme suas experiências, mas não contrário ao habitus anterior, pois, modifica sem perder as marcas de origem.

Referência COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2006. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, 2008. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2007.