Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
Faculdade de Direito UNL 2011/2012 José A. Ferreira Machado
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Fundamentos de Economia

Fundamentos de Economia
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
AGREGADOS MACROECONÔMICOS E IDENTIDADES CONTÁBEIS
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Medição da actividade económica Prof. Jorge Mendes de Sousa
Sistema de Contas Nacionais SCN
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Representação de uma economia: o fluxo circular da renda
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Macroeconomia Aula 4 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
Macroeconomia André Nascimento.
Macroeconomia André Nascimento.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia Brasileira_26/02/2007
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
MICROECONOMIA.
CONTABILIDADE NACIONAL
MACROECONOMIA.
PRODUTO INTERNO BRUTO Bibliografia: Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Fundamentos e atualidades. 3ªEDIÇÃO. EDITORA ATLAS.
CONTABILIDADE AVANÇADA
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
CASO 1 – AGREGADOS MACROECONÔMICOS
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Contabilidade Nacional
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
Prof.: Ricardo Clemente
C ONTABILIDADE N ACIONAL Aula 1. C ONCEITOS C HAVES PIB – Produto Interno Bruto (GDP) Valor dos bens finais produzidos em um território em um dado período.
Introdução à Macroeconomia
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Fundamentos de Macroeconomia. Parte 2 - O Curto Prazo O Mercado de Bens.
Contabilidade Nacional
Assuntos preliminares
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
CONTABILIDADE SOCIAL Mensurar a atividade econômica e social em seus múltiplos aspectos. Sistematizar regras para a produção e a organização contínua de.
MACROECONOMIA Princípios de Economia Aldo Roberto Ometto.
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Mestrado Profissional em Economia PIMES - UFPE
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
A MACROECONOMIA O estudo dos fenômenos que afetam a economia como um todo Objetivo da macroeconomia – explicar o comportamento da economia: O nível da.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Medindo a Renda de Uma Nação
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Macroeconomia Rafael de la Vega GESTÃO Agenda POLÍTICA FISCAL (Aula 1) POLÍTICA MONETÁRIA (Aula 2)
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis.
Aula Teórica nº 20 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: 10. Procura e Oferta Agregadas Curva da procura agregada.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Transcrição da apresentação:

Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica Prof. MSc. Cláudio Cabral

Introdução à Macroeconomia Macroeconomia dedica-se ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo.

Fluxo Circular da Renda

Produto e Renda PRODUTO: Se refere a produção. São os Bens e Serviços produzidos pelas empresas às Famílias e o respectivo pagamento pelas mesmas por estes produtos para as Empresas. Renda - renda pessoal ou consumo das famílias - somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção como retribuição pela utilização de seus serviços na atividade produtiva. Ex: salário, aluguéis, juros, lucros.

Poupança e Investimento POUPANÇA (S): É a parcela da renda recebida pelas famílias não consumida no período, isto é, da renda gerada (salários, juros, aluguéis, lucros), parte não é gasta em bens de consumo. Também pode ser considerada como o excedente da renda das famílias. INVESTIMENTO (I): refere-se às despesas voltadas para a ampliação da capacidade produtiva da economia. Ex. construção de uma hidroelétrica, ampliação de uma fábrica, a aquisição de novas máquinas e equipamentos por uma firma, etc.

Valor Adicionado e renda Agregada Valor adicionado: Suponha um produtor de livro, ele possui uma gráfica e tem que comprar tinta e papel, ele comprou papel de um produtor de papel que comprou madeira de outro produtor. Logo o livro terá valor adicionado de todos esses produtores. Renda agregada: É a remuneração concedida as pessoas. Poder de compra que as pessoas podem utilizar ou não. A renda agregada é a soma dos salários, aluguéis, lucros, juros.

Medidas de Atividade Econômica O produto nacional pode ser analisado de algumas formas. Realizamos estas medidas de forma a compreender e principalmente medir a economia. A produção no Fluxo da Renda é produzida pelas Empresas e que o consumo destes produtos são realizados pelas Famílias.

PIB- Produto Interno Bruto PIB é toda a produção realizada DENTRO DO PAÍS, não importando a origem da empresa, desta forma, ela pode ser de origem nacional ou estrangeira.

PIB- Produto Interno Bruto O PIB é a soma do Consumo das Famílias (C), do Investimento (I), dos Gastos do Governo (G) (com Salários, Prog Assistenciais e todo o gasto com produtos e serviços de fornecedores e com o Saldo da Balança Comercial, que é o resultado da conta de Exportações (X) subtraindo as Importações (M). PIB = C + I + G + (X – M) C = Consumo I = Investimento G = Aquisições do Governo X = Exportações M = Importações

PIB- Por que medimos? É fundamental tomarmos uma unidade de medida comum para que se compreenda o que aconteceu com o volume de comercialização de bens e serviços de um país. Somente através destas análises, é possível elaborar contra medidas para eventuais correções ou definições de políticas econômicas.

PNB- Produto Nacional Bruto Toda produção do país DENTRO E FORA DELE, realizada SOMENTE por empresas nacionais.

PNB- Real Mede a taxa de crescimento da economia a preços constantes, levando em consideração uma variação real ou física (ano base). Indica que houve aumento ou queda do volume físico da produção sem considerar a variação de preços durante o ano. O PNB Real leva em consideração todas as mercadorias e serviços produzidos no país a preços constantes, ou seja, tendo como base o preço das mercadorias em um determinado momento do ano.

PNB- Nominal PNB Nominal → valor que considera a variação de preços, ou seja, leva em consideração a inflação (mede produção considerando os preços do ano). O PNB Nominal leva em consideração todas as mercadorias e serviços produzidos no país considerando suas variações de preço durante o ano, para isso os dados de preços das mercadorias são mensurados mensalmente e os índices de inflação e deflação são utilizados para o cálculo desde indicador.

Demanda Agregada (DA) DA = PIB É a quantidade de bens e serviços que a totalidade dos consumidores adquirirem por determinado preço em determinado tempo. Podemos considerar também como demanda de mercado, ou mesmo, demanda global. Se a Demanda Agregada é a totalidade do consumo, este mesmo consumo foi propiciado pela totalidade da produção da economia de um país. Sendo assim, podemos admitir que se tudo o que produzimos é consumido, então: DA = PIB

Oferta Agregada É a quantidade de bens e serviços que a totalidade das empresas produz a determinado preço em determinado tempo. Podemos considerar também como oferta de mercado, ou mesmo, oferta global. A Oferta Agregada mostra todos os níveis de preços para os quais as empresas em seu conjunto estão dispostas a oferecer.

Obrigado Até a próxima aula