Accountability Trabalho Prático de : Governo das Sociedades Elaborado Por : João Paulo Marques de Oliveira Docente : Cristina Maria Gabriel Gonçalves Góis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
G L O S S Á R I O Accountability: prestação de contas com responsabilidade. Board of directors: membros do conselho de administração. Cadbury Report: código.
Advertisements

Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio.
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
E-Democracia II Conegov Florianópolis/2005. Contexto Anos 90 – governo eletrônico Anos 90 – governo eletrônico Conceitos mais abrangentes Conceitos mais.
O CONCEITO DE ACCOUNTABILITY
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
COMO FORMA DE MINIMIZAR O RISCO MORAL E A SELECÇÃO ADVERSA
Conceitos de Governança Corporativa
Marcos Históricos da Governança Corporativa
OLIVIERI, Cecília. O Controle Interno como instrumento de Accountability Horizontal: uma Análise Exploratória da Controladoria Geral da União. Considerações.
ROCHA, Arlindo Carvalho
NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
Sistemas de Accountability
Sistemas de Accountability
O sector petrolífero e a responsabilidade social das
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Políticas Públicas.
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Você acha que poderá mudar o país com sua participação política?
ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA FISCAL
Ou governo das sociedades ou das empresa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Governança e Desenvolvimento
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Novas e velhas agendas As Parcerias Públicas e Privadas no Brasil e na A.L.: Desafios e Perspectivas Salvador 12 de maio de.
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
Articulação internacional por controle e transparência Maria João Kaizeler Especialista em Gerenciamento Financeiro Banco Mundial - Brasil 1.
Governo Eletrônico Prof. Júlio Andrade.
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
REDE.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
A Gestão participativa
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Gestão da Ética e Prevenção de Conflito de Interesses Sumário 1. Ética na agenda 2. Promoção da Ética 3. Conflitos de Interesses 4. Lições aprendidas.
1 José Domingos Coelho Lúcia Helena Braga TCU/SECEX-MG.
A avaliação no contexto da Governança A avaliação de políticas públicas é desde há alguns anos uma preocupação central dos governos dos países industrializados.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
PARCERIA. Desenvolvimento dos Controles Internos das instituições governamentais, visando ao aprimoramento da gestão pública sob os aspectos da integridade.
Gestão de Ciência e Tecnologia 2ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Actores na Ciência e Tecnologia Sumário da 2ª aula -Entidades Decisórias -Instituições.
Fundamentos da Administração Pública
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Governança Corporativa
Profa Adriana Paz.  Conjunto de organizações da sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos que realizam atividades em prol do bem comum.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
- Controle e Transparência contra a Corrupção -
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS DA EUROPA Maria de Lourdes Machado-Taylor 3.ª CONFERÊNCIA 4, 5 e 6 Dezembro de 2013.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Programa para Parlamentos Mitchell O’Brien & Miriam Bensky GRUPO BANCO MUNDIAL PRÁTICA DE BOA GOVERNAÇÃO GLOBAL ACESSO A DADOS ORÇAMENTAIS.
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Sistematização dos Trabalhos da Primeira Semana Leitura das tarjetas em 05 minutos Responder as questões em 15 minutos.
MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Auditoria e Controle Interno e Aderência às Normas Internacionais
12ª REUNIÃO DA REDE PNAFM 2ª FASE Campo Grande/MS, 01 e 02/06/2016 Marco Setorial Descentralização e Governos Subnacionais Divisão de Gestão Fiscal e Municipal.
Transcrição da apresentação:

Accountability Trabalho Prático de : Governo das Sociedades Elaborado Por : João Paulo Marques de Oliveira Docente : Cristina Maria Gabriel Gonçalves Góis Ano de : 2014/15

FMI - BM – OCDE - CURIA - GAO os Faróis da Accountability

Definições de Accountability Tradução direta Responsabilisabilidade Transparência Significado Fórum que avalia os actores Eleições democráticas

Contexto da Accountability 1.Participação 2.Estado de direito 3.Transparência 4.Responsabilidade 5.Orientação por consenso 6.Igualdade e inclusividade 7.Efetividade e eficiência 8.Accountability Princípios da Corporate Governance

As Normas de Accountability GAO – Yellow Book OCDE – Guidelines e Recommendations União Europeia – CURIA Privados - AccountAbility's AA1000

Instituições Internacionais Administrações Governamentais Governantes Empresas Estatais Empresas Decisores das Empresas ONG’s Objectos da Accountability (assuntos sobre os quais se debruça a Accountability)

Normas de Accountability GAO – Yellow Book OCDE – Guidelines e Recommendations União Europeia – CURIA Privados - AccountAbility's AA1000

Accountability nas Empresas A “Corporate Governance” Teoria da Agência Teoria das Transações Teoria dos StakeHolders

FIM Accountability Trabalho Prático de : Governo das Sociedades Elaborado Por : João Paulo Marques de Oliveira Docente : Cristina Maria Gabriel Gonçalves Góis Ano de : 2014/15