Gestão Pedagógica Miriam Godoi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
Planejamento Escolar Temas a serem abordados durante a elaboração do Plano de Ação 2013: Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Ambientes de leitura;
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Passos para Revisão do PPP
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Ivoti.
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Avaliação Educacional Externa
Modernização e Profissionalização da Gestão Pública
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
Contexto de atuação do CME
Roteiro de observação de estágio
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013: Coordenadores Pedagógicos.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
INDICADORES DE RESULTADOS UTILIZADOS NO MONITORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO.
Desafios e Perspectivas da Gestão Escolar
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
1ª Formação de Professores Coordenadores
REPLANEJAMENTO 2015.
Professor Coordenador de Apoio
Standard 5 Usando os resultados para a melhoria contínua.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Revisita ao PPP.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
Transcrição da apresentação:

Gestão Pedagógica Miriam Godoi Escola Senador César Lacerda de Vergueiro Araras/SP

Gestão com foco na aprendizagem

Dados da escola Ensino Fundamental – Ciclo I – 1º ao 5º ano 398 alunos (em 2014) 24 professores 10 funcionários Turmas : 07 no período da manhã 01 sala de Recurso 07 no período da tarde A comunidade que é atendida pela escola, é constituída essencialmente por moradores dos bairros do entorno da escola e alguns alunos da zona rural. O nível socioeconômico dessa comunidade é composto por diversas faixas sociais. Há predomínio, no entanto de famílias de nível médio baixo, havendo um número considerável de famílias carentes. As profissões mais comuns nos pais de nossos alunos são de operários, funcionários públicos municipais, comerciários, diaristas, operários especializados, lavradores, prestadores de serviços, microempresários e profissionais liberais.

Desafios Manter os bons níveis de aproveitamento; Manter os alunos e pais motivados; Realizar monitoramento das dificuldades; Garantir a aprendizagem de todos os alunos.

Pontos fortes Foco na aprendizagem de todos os alunos; Reuniões semanais com equipe gestora; Planejamento coletivo e colaborativo; Reflexões sobre a prática pedagógica;

Embasamento teórico nas devolutivas e ações de formação; Construção do P.P.P; Cultura avaliativa; Comprometimento e trabalho em equipe. Avaliamos todas as dimensões da escola, desde a gestão escolar, até a gestão da sala de aula, os recursos materiais, a participação dos pais no acompanhamento da escolaridade dos filhos, é isso que origina a melhoria da qualidade da escola para buscar alcançar as metas de excelência . Metas de excelência e avaliação caminham juntas em nossa escola, através da reflexão crítica dos professores, instigando a criatividade, desenvolvendo as competências pedagógicas e dando apoio aos planos de metas na sala de aula, contribuímos para a melhoria da qualidade. Primeira ação do ano é revisitar o P.P.P para juntamente com representantes de todos os segmentos promovendo uma análise e reflexão profunda sobre as mudanças ocorridas na escola e novas necessidades dos alunos; Debates com as decisões sobre realinhamentos são acatadas democraticamente; Construção de vínculo cognitivo e afetivo (sentimento de pertencimento).

Planejamento de ações Objetivos de aprendizagem alinhados com o resultado das avaliações; Metodologia e níveis de aprendizagem claramente definidos; Organização do currículo sequencial/ espiralada; Objetivos e metas para cada ano; Proposta Pedagógica orienta o processo de ensino - aprendizagem construída e revisitada todos os anos por todos os segmentos e nela estão contemplados objetivos e meta definidos para cada ano e a metodologia de ensino a ser aplicada. Os conteúdos são organizados de forma sequencial/espiralada, ou seja respeitamos o conhecimento prévio de mundo que o aluno traz e vamos inserindo informações novas. Os níveis de aprendizagens a serem alcançados pelos alunos estão claramente definidos, os objetivos de aprendizagem são alinhados através de reflexões das avaliações semanais e bimestrais e outros instrumentos como registro individuais. A equipe escolar reúne-se em momentos de ATPCs para revisar o currículo a partir das avaliações e do monitoramento dos professores.

Acompanhamento pedagógico Presença do P.C. com devolutiva reflexiva; Tematização da prática; Análise conjunta das avaliações e produções dos alunos, com levantamento de hipóteses e intervenções. O professor coordenador observa as aulas , avisando com antecedência o professor e já tendo escolhido pela rotina semanal quais aulas irá assistir. De posse das anotações feitas e com embasamento teórico sobre o assunto visto, ele faz com o professor uma devolutiva reflexiva acerca da aula presenciada. Tematização da prática através da filmagem da atividade e posterior reflexão sobre a mesma.

Cultura avaliativa Avaliação diagnóstica, semanal e bimestral ; Correção imediata com toda a classe, em grupo e com pares colaborativos ; Apoio específico aos alunos com dificuldades; Recuperação intensiva. Avaliação diagnóstica, semanal e bimestral Avaliação semanal com foco nas habilidades trabalhadas na semana; Avaliação bimestral com troca de professores para desenvolver autonomia; Correção imediata e retomada com toda a classe, em grupo e com pares colaborativos.

A.T.P.Cs Pauta formativa; Participação da equipe docente e gestora; Temas escolhidos de acordo com as necessidades do grupo; Textos enviados com antecedência para conhecimento prévio via e-mail; Ata com registro reflexivo. Esse nos possibilita refletir e retomar sempre buscando a discussão permanente.

Resultados Educacionais Aprovação de 95% Evasão zero IDEB e IDESP Avaliação interna e externa Análise dos Resultados Índice de aprovação de 95% dos alunos Evasão zero Bons índices no IDEB e IDESP Comparativo entre avaliação interna e externa estão em sintonia; Resultados socializados e analisados pelos alunos e familiares.

Análise dos resultados Conselho de classe Comparativo individual Comparativo entre as classes Análise dos documentos que norteiam a avaliação Conselho de classe/ano feito com a presença de pais e alunos para que haja clareza sobre a avaliação; Comparativo individual entre o desempenho do aluno com relação a classe e com relação ao ano anterior ; Comparativo entre as classes de mesmo ano com relação aos resultados esperados; Análise dos documentos que norteiam a avaliação (mapa da classe , caderno de observações do professor regente e do professor auxiliar , gráficos de aproveitamento, avaliações semanais , avaliações bimestrais e observação direta) . Retomada dos conteúdos não dominados – professora da sala e professora auxiliar – de 05 a 10 horas por semana . Todo esse movimento é compartilhado por toda a equipe e norteiam todo o processo. Assim conseguimos reverter nossos índices e obter a credibilidade da comunidade .

"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor "As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos." "Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido!“ Rubem Alves Conselho de classe/ano feito com a presença de pais e alunos para que haja clareza sobre a avaliação; Comparativo individual entre o desempenho do aluno com relação a classe e com relação ao ano anterior ; Comparativo entre as classes de mesmo ano com relação aos resultados esperados; Análise dos documentos que norteiam a avaliação (mapa da classe , caderno de observações do professor regente e do professor auxiliar , gráficos de aproveitamento, avaliações semanais , avaliações bimestrais e observação direta) . Retomada dos conteúdos não dominados – professora da sala e professora auxiliar – de 05 a 10 horas por semana .