CAROS ESTUDANTES SEJAM BEM-VINDOS!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
AULA 7 – Capacitação Profissional
Funções e Atribuições do Diretor
Quando falamos em aprender...
Tecnologia e Educação.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
A Importância da Educação Continuada
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Aprender a aprender na Universidade
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
MERCADO DE TRABALHO.
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Empregabilidade e Carreira
PEDAGOGIA EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO MARKETING PESSOAL EMPREGABILIDADE 7º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO AULA 17.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comunidade de Aprendizagem
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Informática na Educação
Contrato pedagógico Comunicação verbal midiática Segundo semestre 2010 Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva.
Universidade Federal de Itajubá
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Questionário do Estudante Enade
O Professor como Sujeito de Transformação
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
B O A S V I N D A S Ano Letivo 01/2016
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

CAROS ESTUDANTES SEJAM BEM-VINDOS!

NORMAS E PRÁTICAS DA FIPEN: 1. Síntese do Manual dos Alunos. 2. Conhecer regimento, normas e Manual completo dos Alunos. 3. Calendário Acadêmico. 4. ENADE.

NORMAS E PRÁTICAS DA FIPEN 5. Professor primeiro dia de aula. 6. Carteira de Estudante PORTARIA 7. Horário: plantão, entrada, intervalo, saída. 8. Reprovação por faltas: um dia = 4 faltas

NORMAS E PRÁTICAS DA FIPEN 9. Prova Substitutiva. 10. Sistema de Avaliação: 70% + 25% + 5% = 100%. 11. Normas para elaboração de trabalhos conforme a modalidade.

NORMAS E PRÁTICAS DA FIPEN 12. Secretaria e Monitoria não recebem trabalhos. 13. Falar com a coordenação. 14. Infraestrutura: área de convivência, cantina, biblioteca, laboratório de informática.

NORMAS E PRÁTICAS DA FIPEN 15. Proibido comer, mascar chicletes e chupar balas no laboratório de informática e na biblioteca. 16. Laboratório de informática: segunda, quinta e sexta-feira: a partir das 15h, exceto se professor reservou.

NORMAS E PRÁTICAS DA FIPEN 17. Atividades Complementares: 200 horas – 8 semestres 100 horas – 4 semestres

NORMAS E PRÁTICAS DA FIPEN Mentoring apoio psicopedagógico que acompanha o desenvolvimento da maturidade acadêmica do aluno desde sua entrada no curso até a finalização com a preparação para entrada no mercado de trabalho (20h/semestre).

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM A FIPEN OUVIDORIA - VILENE www.facebook.com/FIPEN https://twitter.com/FIPEN ou @FIPEN

O que fazer para se integrar ao ensino superior ?

“A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo” (Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis, Paulo Freire, 1994).

O que fazer para se integrar ao ensino superior ?

1. Envolvem-se com o curso. 2. Cooperam com os colegas. 3 1. Envolvem-se com o curso. 2. Cooperam com os colegas. 3. Mantêm um comportamento acadêmico, associado à autodisciplina e ao estudo periódico. 4. Respeitam as normas da Instituição e dos grupos com os quais interage.

5. Atuam como pesquisadores, capazes de processar inúmeras informações 5. Atuam como pesquisadores, capazes de processar inúmeras informações. 6. Têm postura participativa e pro-ativa. 7. Fazem leituras com postura crítica como instrumento para aquisição de conhecimento e reflexão sobre a realidade em que vive. 8. Cultivam a habilidade para construir novos conhecimentos.

9. Aprendem a lidar com os desafios seguintes: Acadêmico – as novas exigências de estudo, as novas responsabilidades, os novos ritmos, as estratégias de aprendizagem e as diferentes formas de avaliação. Social – os novos padrões de relacionamentos interpessoais com diferentes grupos e de maneira mais madura. Pessoal – conhecer mais a si mesmo, desenvolver a autoestima e a visão pessoal do mundo. Carreira – decidir-se sobre a carreira profissional e manter o compromisso com as metas estabelecidas.

10. Estão abertos às mudanças que o ensino superior incita. 11 10. Estão abertos às mudanças que o ensino superior incita. 11. Confiam na capacidade de aprender e aplicar o que aprendeu. 12. Confiam na capacidade de se relacionar bem com todos. 13. Aproveitam as oportunidades de formação, procurando auxílio dos professores. 14. Fazem as atividades complementares oferecidas pela faculdade. 15. Confiam na capacidade de planejar e cumprir os prazos das tarefas acadêmicas.

FONTE: GUERREIRO-CASANOVA, D. C. F. & POLYDORO, S. A. J FONTE: GUERREIRO-CASANOVA, D. C. F. & POLYDORO, S. A. J. Autoeficácia e Integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro ano. UNICAMP. Psicologia: Teoria e Prática – 2011, 13(1) : 75-88

“A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo” (Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis, Paulo Freire, 1994).