Revisão de Arte 9º Ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Advertisements

Festival Anima Mundi Anima mundi (latim) – “alma do mundo”
Sistemas Multimídia Som
Noção, Natureza E Regime Jurídico
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
EDITOR DE APRESENTAÇÃO
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
Squash and Stretch Quando os objectos se movem, ou ficam rigidos ou se deformam; Timing Tempo apropriado para o desenrolar de uma acção; Anticipation.
DESENHO O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade,visual, emocional, intelectual,ou outra através da representação gráfica.
Eduardo Freire Santana
Computação Gráfica: Aula5: Rendering e Rasterização
 .
Respostas das atividades da aula 4.
Flavio Melo Gondim Stelita Maria da Silva
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Arquitetura Básica de um Computador
Hardware/Software para Multimédia
Introdução à Multimídia
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Propostas de temas de seminário
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa:
Referencias Curriculares Nacionais
MULTIMÍDIA Mailson Kreidlow.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG
NOÇÕES DE DESENHO À MÃO LIVRE
Por que se desenha.
Laboratório de Informática jurídica - LINJUR Computação Gráfica André Milanez Rodrigo Della Vechia e suas aplicações na vida moderna “Um desenho vale mais.
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
Charters d'Azevedo cd.
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
Metodologia do Ensino de Arte
PROFESSORA :Rosângela Alves
Como fazer a leitura de obra de arte?
Modelo para Design de Interfaces
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
Desenho basico de arquitetura
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
O que é multimídia.
Computação Gráfica - Introdução
A música e a voz A música e a voz © 2001 Wilson de Pádua Paula Filho.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Características do Hardware Para Multimídia.
Artes Digitais. Arte digital é aquela produzida também em ambiente gráfico computacional. O objectivo de dar vida virtual as coisas e também mostrar que,
ARTE DIGITAL.
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
DESENHO DE OBSERVAÇÃO.
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Coordenadora: Eliana Magalhães
‘’Digital-3D’’ ‘’Trabalho realizado no âmbito de Aplicações Informáticas B’’ Trabalho realizado por: Diogo Matheus Félix Alves nº11 12º2.
Software para Multimídia
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
MULTIMÉDIA MENU.
Conceito de multimédia
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Aspectos a ter em conta:
Corel Draw Fundamentos Segunda Aula Prof. David B.
A Banda Desenhada.
3) Unidades de Entrada e/ou Saída de Dados
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

Revisão de Arte 9º Ano

A Música no Computador Computer music é a técnica que utiliza sistemas informatizados para produzir composições musicais. Max Matthewes da Bell Telefones Laboratories criou o programa Music IV. Barry Vercoe produziu o programa CSound. O Moog foi o primeiro instrumento eletrônico comercial, além do primeiro sintetizador computadorizado. A partir do Moog informática e música caminharam juntas.

A Música no Computador Com o desenvolvimento da Interface Midi, os instrumentos musicais passaram a “conversar” com os computadores, possibilitando a criação e manipulação de arquivos de sons por meio da edição em computador. Os grupos Kraftwerk e Tangerine Dream produtores musicais de cinema e de trilhas sonoras, aplicaram som e imagem viabilizada pelo sistema Midi. As mixagens virtuais em computadores possibilitam efeitos, autoafinação a vozes, compressores, equalizadores paramétricos, redutores de ruídos, modeladores de imagens estéreo ou surround.

A Música no Computador A música eletrônica popularizou estilos da música pop como o techno, a black music, o rap e o hip-hop. Atualmente existem programas de educação musical que tornam possível aprender, experimentar e criar com recursos de multimídia. Múltiplos, portáteis, com conectores firewire ou usb, ampliaram a mobilidade e lançaram novos jeitos de criar na música.

Arte Digital Arte digital é a arte que faz uso de computador para sua criação. Mouse, canetas digitais, teclados virtuais, sensores corporais, são ferramentas da arte digital. Categorias da arte digital: edição de fotografias, desenho digital, pintura digital, gravura digital, animação, modelagem em 3D, edição de vídeos, edição de imagens, etc. A arte de manipular uma fotografia abrange construção e desconstrução de figuras com interferência no formato, nas cores e nos elementos.

Arte Digital Pintura ou ilustração digital é aquela criada por meio da utilização de recursos, instrumentos e programas de computador. As pinturas digitais contém novas texturas para técnicas naturais, tais como: pintura a óleo sobre tela, aquarela, grafite, baixo-relevo, carvão, entre outros. O desenho digital é a arte de desenhar utilizando ferramentas digitais.

O Desenho Quanto à Forma O desenho natural ou digital se caracteriza como uma representação gráfica por meio de traços, a qual tem como característica o preenchimento de áreas delimitadas por meio de manchas de tinta. Desenho abstrato – representação gráfica não figurativa. Desenho figurativo – representação gráfica de formas que reproduzem a aparência da realidade, sejam elas naturais ou criadas culturalmente. Os desenhos figurativos podem ser: de observação, de memória ou de criação.

O Desenho Quanto à Forma Desenho de observação – representação gráfica a partir da observação de um modelo. O objetivo da técnica do desenho de observação é transferir para o papel as formas do objeto observado, respeitando suas características e proporções. Desenho de memória – representação gráfica que pretende reproduzir, no papel, formas e elementos da realidade visualizada anteriormente. Desenho de criação – representação gráfica original com base na imaginação ou na combinação de formas preexistentes.

O Desenho Quanto à Forma Utilizando técnicas apropriadas e conhecimentos específicos, somos todos capazes de realizar desenhos de qualidade. Cálculo visual e mental de proporções é o processo de representação gráfica onde as dimensões de altura, largura e profundidade devem ser analisadas e calculadas mentalmente. Conhecimento sobre perspectiva é a representação de formas que expressam tridimensionalidade.

O Desenho Quanto à Forma Esfumado e texturização são recursos para a representação de luz e sombra em desenhos. Harmonia, equilíbrio, proporcionalidade, enquadramento, etc. são características para a realização de um bom trabalho de desenho. Técnicas de desenho: grafite (esfumados), bico de pena (sombreamento com hachuras) e o pincel com tinta (traçados e manchas).

O Desenho Quanto à Forma Etapas para um desenho: esboço, delineamento e arte final. Esboço – são riscadas as linhas de construção, elaborando esquemas gráficos geradores da forma final e organização do espaço compositivo. Delineamento – define maior clareza e precisão em relação ao esboço, nesta etapa linhas auxiliares podem ser apagadas. Arte final – momento de finalização da imagem por meio de uma das técnicas gráficas. Ex.: computação gráfica.