Design Multimédia Sara Sousa nº30.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

A Evolução das comunicações
A Evolução das comunicações
Letramento: um tema em três gêneros
TIPOGRAFIA.
A revolução da informação: da imprensa à Internet
Marcas.
O QUE SABER.
Curso Sistemas de Informação Disciplina: Arquitetura de Software
Design Leis do design Impressão e mídia digital
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Utilitário gráfico: Microsoft PowerPoint
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Fotojornalismo.
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Artes Gráficas.
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Texto verbal, não verbal e sincrético
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
Apresentando o PowerPoint
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Agrupamento de Escolas
Comunicação Visual: Trajetória
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Utilitário Gráfico Microsoft PowerPoint
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
Peakit - Nelson Rodrigues
Análise e Projeto de Sistemas
Utilitário Gráfico: Microsoft PowerPoint
Módulo 4- Design Multimédia
Tema 1 – Linguagem e línguas Universidade de Vigo, 2007.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Tecnologias da Informação e Comunicação
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
verificação das hipóteses
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
A Logomarca.
Criação de Marcas Corporativas
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
MegaExpansão - Técnico informático de Sistemas. Apresentador gráfico. Que permite fazer apresentações multimédia no computador. Apresentação de diapositivos.
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
O que é Design ? Denomina-se Design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
Ilustração.
Estrutura física da revista
Fundamentos de linguagens de programação
DESIGN GRÁFICO.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Introdução ao Design Gráfico
"The more you see, the more you know." Disciplina de Desenho A, 11ºANO Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo.
Elementos da composição gráfica
Comunicação e Redação Empresarial
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Teorias e Técnicas de Comunicação
Criação da marca.
A Banda Desenhada Susana Silva.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Design Multimédia Sara Sousa nº30

Introdução ao Design Gráfico Primeiras formas Comunicativas. Exemplos Introdução ao Design Gráfico As primeiras formas comunicativas foram feitas através de elementos visuais. Antes de desenvolverem capacidades como a fala, os homens utilizavam o seu corpo para comunicar os estados de ânimo, desejos e inquietudes através de intenções, expressões e signos, que com o tempo adquiriram a condição de "linguagem", ao converter-se em modelos de comunicação.

Embora a linguagem falada continuasse a ser a principal na comunicação, a linguagem visual continuou a ter um peso importante nas relações comunicativas, sobretudo a partir do uso de diversos materiais e suportes como meios de "modelar" mensagens visuais, como demonstram uma infinidade de desenhos em pedra e pinturas rupestres que chegaram aos nossos dias.

A representação de ideias em gráficos teve seu maior avance com o aparecimento das linguagens escritas, que permitiram expressar pensamentos, capazes de transmitir mensagens que a comunidade podia entender. Estas linguagens escritas era constituída por um conjunto de símbolos inventados: os alfabetos. Cada um destes signos isolados tinha às vezes um significado incerto, porém unido a outros, permitiam representar graficamente a linguagem falada por cada povo ou cultura.

Quais os suportes físicos para as primeiras formas Comunicativas? Como suporte físico, foi utilizada inicialmente a pedra, porém, rapidamente começou-se a utilizar outros tipos de materiais que permitiram uma maior facilidade de uso e uma maior portabilidade, como os papiros ou os pergaminhos.

Como se obtinha a Cor e qual o objectivo de a utilizar nos tempos Primitivos? Para dar cor e expressão às obras escritas e composições artísticas, e dispor os diferentes elementos textuais e gráficos de forma harmoniosa e equilibrada começaram a usar diferentes tipos de pigmentos naturais com isso “ganhava-se” poder comunicativo, clareza e beleza. Com isto tudo percebeu-se quão importante é design para transmitir uma mensagem.

Quais as Razões para criar Composições Artísticas? Como já foi referido anteriormente todas estas pinturas e Composições Artísticas serviam de certa forma para transmitir uma mensagem para quem vê as obras. Um dos exemplos, que hoje em dia é muito usado, para transmitir mensagens à população são os grafites. O que demonstra que a comunicação por via de Composições Artísticas ainda hoje é muito utilizada.

Uma das primeiras e mais importantes manifestações de Design nos tempos Medievais Um exemplo para as primeiras manifestações de Design é confecção dos incunábulos realizados nos Monastérios. Curiosidade: Um Monastério é o local específico onde vivem os monges, mosteiro. 

Quem Inventou/Reinventou a Imprensa e no que consiste? Johann Gutenberg inventou a imprensa possibilitando acesso a um grande número de pessoas dos documentos impressos e a mensagem que continham. Legenda: Johann Gutenberg

Qual é o grande Impulsionador do desenvolvimento do Design Gráfico? Um dos grandes impulsionadores para o desenvolvimento do Design Gráfico é publicidade que surge com a Revolução Industrial.

Qual a função da Publicidade? Exemplos Serve nada mais nada menos para convencer ao público das vantagens de um produto ou de uma marca. Para isso nada melhor que mensagens concisas, carregados de componentes psicológicos, com desenhos cada vez mais elaborados, que chegava ao maior número possível de pessoas.

Com o surgimento dos Computadores surgiu a necessidade de criar “Interfaces Gráficos para os Utilizadores”. Qual é a principal Razão? Os “ Interfaces para Utilizadores” tinha como missão isolar o Utilizador das considerações técnicas e processos internos dos programas, permitindo-lhes realizar tarefas com eles por meio de uma "linguagem" intermediária, mais fácil de ser entendida pelo usuário. Legenda: Interface de usuário em modo texto.

Interface Gráfica de Usuário Ao princípio, estes programas manejavam-se de forma textual, mediante comandos crípticos, que somente os "experts" na matéria podiam entender. Porém, com o acesso à informática de todo tipo de pessoas tornou-se necessário uma simplificação no manejo das aplicações, surgindo o conceito de "Interface Gráfica de Usuário“. Legenda: Interface Gráfica de Usuário

Qual é a Importância dos Designers Gráficos com a chegada da Internet? Com a entrada em cena da Internet e as páginas web, tornou-se ainda mais importante a utilização dos designers gráficos como o novo meio.

Definição Design Gráfico Podemos definir o design gráfico como o processo de programar, projectar, coordenar, seleccionar e organizar uma série de elementos para produzir objectos visuais destinados a comunicar mensagens específicas a determinados grupos.

Função Principal A função principal do design gráfico será então transmitir uma informação determinada por meio de composições gráficas, que chegam ao público destinatário através de diferentes suportes, como folhetos, cartazes, trípticos, etc.

Grafismo Podemos estabelecer uma analogia entre um grafismo e um prato de cozinha. Ambos estão compostos por diferentes elementos individuais que, unidos correctamente e com sabedoria, compõem uma obra final única e definida que vai mais além da soma das partes que a formam. O resultado final de um design gráfico denomina-se grafismo, e é uma unidade por si mesma, embora esteja composto por uma infinidade de elementos diferentes.

Exemplos de Grafismo Ilustração Gráficos vários: logotipos, icones, etc; Ilustrações; Tipos: letras de diferentes formas e estrutura, utilizadas para apresentar mensagens textuais; Qualquer outro elemento visual apto para comunicar uma mensagem; Elementos gráficos simples: pontos e linhas de todo tipo (livres, retas, quebradas curvas, etc.); Elementos geométricos, com ou sem contorno: polígonos, círculos, elipses, ovais, etc; Tipos: letras de diferentes formas e estrutura, utilizadas para apresentar mensagens textuais, Fotografias.

Conceitos Próprios do Design Gráfico Os agrupamentos; A forma; Os contornos; A localização; O tamanho; A cor; O contraste; O equilíbrio; A simetria ;