Aula 1 Planejamento Estratégico de Marketing

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Transcrição da apresentação:

Aula 1 Planejamento Estratégico de Marketing Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br

Contrato Pedagógico Presença e horários Bibliografia e material de apoio Avaliações e trabalhos Metodologia das aulas - Aulas expositivas com recursos audiovisuais - Trabalhos de pesquisa individual e em grupo - Dinâmicas em grupo desenvolvidas em sala de aula - Resolução de exercícios de análise e aplicação de conceitos

Contrato Pedagógico Atenção quanto: Ao Regimento Escolar (contém as principais orientações aos alunos) Respeito aos horários das aulas. À boa postura dentro de sala de aula À presença em sala de aula: administre suas faltas! No máximo 25%. Será efetuada chamada em sala de aula. Ao prazo para o cumprimento das atividades que valem nota.

Contrato Pedagógico Avaliações Provas bimestrais: Haverá vista de prova, mas ficará guardada pelo professor até o final do semestre. Falta à prova bimestral: o aluno deverá fazer prova substitutiva. Aluno flagrado com cola na prova bimestral  é feito um procedimento administrativo, tal que a prova substitutiva NÃO substituirá a nota zero da prova em que o aluno foi flagrado colando.

Bibliografia Bibliografia Básica:   HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio.10ª Ed. São Paulo, Prentice Hall, 2000. Bibliografia Complementar: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22 ed. São Paulo: Atlas, 2005. CHURCHILL JR., Gilberto A.; PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para os Clientes. São Paulo: Saraiva, 2000. SKACEL, Roberto K. Plano de Marketing. São Paulo Nobel: 1992.

Bibliografia Complementar AAKER, David A. Administração estratégica de mercado, 7ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2007   AMBROSIO, Vicente. Plano de Marketing passo a passo: um roteiro prático para lançar com sucesso produtos, serviços e idéias. Rio de Janeiro: Reichman & Afonso, 1999. GRACIOSO, Francisco. Marketing estratégico: Planejamento estratégico orientado para o mercado. 4ª Ed. São Paulo, Atlas, 2005 LAS CASAS, Alexandre L. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2005. POLIZEI, Eder.  Plano de marketing.  São Paulo: Thomson Pioneira, 2005. PORTER, Michel. Vantagem Competitiva. São Paulo: Campus, 1992 SKACEL, Robert K. Plano de marketing.  São Paulo: Nobel, 2005. SILVA, Helton, TENCA, Evandro, SCHENINI, Paulo & FERNADES, Sandra. Planejamento estratégico de marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. STEVENS, ROBERT E.; WRENN,BRUCE; LOUDON, DAVID L.; WARREN, WILLIAN E. Planejamento de marketing. São Paulo: Makron Books, 2001 WESTWOOD, John.  O plano de marketing.  2ª ed.  São Paulo: Makron Books, 1996.

Objetivos da disciplina Por ter uma abordagem instrumental e prática, a disciplina é trabalhada de maneira a permitir ao aluno conhecer os conceitos básicos do plano de marketing, sua utilização na obtenção de vantagem competitiva, bem como as características e detalhamentos de um planejamento bem estruturado. Para tanto, a disciplina permitirá, também, o conhecimento dos aspectos críticos para a redação do plano por meio de estudo de exemplos de estruturas eficazes e aplicação das ferramentas apropriadas.

Objetivos da disciplina Competências Conhecer os conceitos relativos ao Planejamento de Marketing e a importância da visão estratégica e de futuro; Conhecer a estrutura de um Plano de Marketing; Identificar aspectos relevantes para a estruturação do Plano de Marketing; Conhecer conceitos análise de cenários e de situação de empresas e mercados; Saber classificar produtos e serviços quanto a Matriz BCG, comunicação do produto e análise SWOT; Saber redigir um Plano de Marketing. Habilidades Aplicar estratégias mercadológicas para serviços ou produtos a partir de um Plano de Marketing bem estruturado e eficiente; Utilizar corretamente diferentes informações para análise situacional de empresas e produtos; Utilizar o Planejamento de Marketing como ferramenta de vantagem competitiva da organização; Saber utilizar o plano como ferramenta de previsão, acompanhamento e análise de resultados das metas previstas no Planejamento de Marketing.

Conteúdo Programático Conceitos de estratégia e planejamento Gerenciamento estratégico orientado para o mercado Plano estratégico de marketing e estabelecimento de estratégica Análise do portfolio Matriz BCG Abordagens multifatoriais Avaliação das competências da organização Análise do ambiente competitivo Análise SWOT Análise PESTA Análise do cliente Análise da concorrência Benchmarking, Alianças Estratégicas e Networks Modelo de Porter

Conteúdo Programático Técnicas de prospecção e elaboração de Cenários Identificação de posições competitivas Seleção de mercados-alvo Princípios de segmentação e posicionamento Pesquisas de mercado aplicadas ao planejamento de marketing SIM – Sistema de Informações de Marketing e BI – Business Inteligence Implementação do Plano de Marketing Desenvolvimento de relacionamentos com o consumidor Inovação e novos produtos/serviços Marketing interno

AMBROSIO, Vicente. Plano de Marketing passo a passo: um roteiro prático para lançar com sucesso produtos, serviços e idéias. Rio de Janeiro: Reichman & Afonso, 1999.

Componentes do Plano de Marketing 1. Introdução 2. Análise do macroambiente 3. Análise do microambiente: mercado, concorrência 4. Segmentação de mercado e posicionamento 5. Matriz Swot – Avaliação de competências e análise de cenários 6. Objetivos e metas de marketing 7. Estratégias (4 Ps) 8. Plano de ação (tático-operacionais) 9. Orçamentos e cronogramas 10. Avaliação e controle.

DAFO Debilidades Ameaças Fortalezas Oportunidades