Breve Histórico Em 2004 o local começou a ser manejado e revitalizado pelo Grupo Aroeira, vinculado ao Laboratório de Agroecologia do ICB, com fins de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento de Biologia Geral
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
EXTRATIVISMO Rubens Gomes.
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
Ana Claudia Matos da Silva
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Instituto de Biologia – UFBA
Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC) Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas (NADE) INCUBADORA AJUDA? Hélio.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA
Calagem, Adubação e Nutrição da Cultura da Goiabeira William Natale Professor Adjunto Departamento de Solos e Adubos UNIVERSIDADE.
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
Manejo ecológico do solo - ii
São Bartolomeu Vivo.
Organismo agrícola biodinâmico
Educação Ambiental - GPEEA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
BIOCOP Professora Lourdes Leitão
Bruno Boni Guilherme Madalosso Renan Rodrigues Vitor Trigueirinho
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
vivemos num Planeta dinâmico… vivemos num Planeta dinâmico…
Candidata a Sede UFSCar Campus Sorocaba
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Oscar A. Perdomo BÁEZ (1), André R. Terra NASCIMENTO (1), Edwin Trujillo TRUJILLO (2), Bruno Guimarães UBIALI (3) 1. Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
A biodiversidade é... o conjunto de plantas que há num bosque.
Agroecologia.
PROJETO JARDIM SUSPENSO
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Restauração de Habitats
Agroecologia.
EDUCADORES AMBIENTAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Agroecologia e tecnologia social – um caminho para a sustentabilidade
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
BIODIVERSIDADE (A diversidade da vida e suas principais ameaças)
OLERICULTURA – I COMO FAZER UMA HORTA MÓDULO – II (VESPERTINO)
Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
Semana do Meio Ambiente
O USO DA VERMICOMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE DECOMPOSIÇÃO Anna Carolina Santana da Silva1, Ana Cláudia Fonseca1, Giuliana Tocillo1, Karen.
O GAO é um grupo composto por estudantes de diversos cursos que discutem muitos assuntos importantes e atuais como agricultura orgânica, alimentação saudável,
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
Compostagem: Construção e Benefícios DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
Interdisciplinaridade: Ciências Agrárias VII EPETUSP / Campus USP – São Carlos 29 e 30/08/2009 MESA REDONDA Evaristo Marzabal Neves Flavio B. Gandara Mendes.
Agroecologia e Manejo do Café em SAF INTRODUÇÃO Em confronto ao modelo inconsciente do setor agrário de produção brasileiro, caracterizado pelo agronegócio,
Degustando o que plantamos
Levantamento de Áreas para Agrourbania UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE UNB PLANALTINA.
Universidade de Brasília – Campus de Planaltina MANUTENÇÃO COMO ETAPA BÁSICA DOS SERVIÇOS DE AGROURBANIA.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
Correntes da Agricultura Sustentável. Antecedentes Agricultura 10 mil anos. Era parecida com a que os índios praticam hoje MODELO TRADICIONAL baseado:
PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS DE CANA-DE-AÇUCAR
Pesquisa Participativa
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
Preparar o terreno… Semear… Fazer as mondas… As apanhas … …e o descasque.
PROJETO ALECRIM.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Conhecendo a Vegetação do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: Coleção de Frutos e Sementes A reserva do Museu de História Natural e Jardim.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

Horta Agroflorestal DA-BIO criatividade – coletividade – sustentabilidade

Breve Histórico Em 2004 o local começou a ser manejado e revitalizado pelo Grupo Aroeira, vinculado ao Laboratório de Agroecologia do ICB, com fins de criação de uma ‘farmácia viva’ – pequeno horto de espécies medicinais Sucessivas expansões dos limites da área cultivada ocorreram através da intervenção de alguns alunos vinculados ao Grupo de Estudos em Etnobiologia e Ecologia Humana, introduzindo novas variedades agrícolas, o que ampliou a biodiversidade da área. Apesar de esparsas, estas intervenções não deixaram de ocorrer, sendo que a última grande empreitada ocorreu em fevereiro de 2009, quando se realizaram uma expansão dos limites, introdução de novas espécies, e um cerceamento com bambu-brasil, coletado no bambuzal da Escola de Música da UFMG. Durante esta atividade, foi também implantada uma composteira ao lado da entrada da horta, com o objetivo de enriquecer e adubar o solo do local.

Breve Histórico Em setembro 2010, dentro das atividades do III Festival Cultural da Biologia, foi implantada uma espiral de ervas nas adjacências da área manejada pela horta. Esta atividade se deu em conjunto com estudantes da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH, que também possuem uma horta em sua unidade. Atividades de manejo também foram realizadas nesta horta, como forma de intercâmbio entre estudantes da UFMG. Em 2011 o aluno de Geografia Guilherme Nogara, juntamente com os companheiros do grupo QuartasPermaculturais, passam a intervir no local, somando forças ao manejo agroecológico. O contato com o grupo se reforça em 2012 com mutirões e manejos coletivos de plantios, podas e construção de uma nova cerca de bambu. “Ali, em 2012, semeamos e plantamos: tomate, amendoim, banana, salsinha, cebolinha, manjeiricão, lobrobró, feijões (guandú, de porco e de corda), labe-labe, abacaxi, quiabo, fava, abobrinha, milho, lágrima de nossa senhora, saboneteira, amora, jatobá-do-cerrado, mogno dentre outras espécies que não me vem a cabeça agora...” Nathan Itaborahy - Mestrando em Geografia (IGC-UFMG) e membro do grupo QuartasPermaculturais

Área e proposta A horta do D.A., com área aproximada de 40 m2, está localizada ao lado da área de convivência do Diretório, em direção ao estacionamento do ICB, tendo como limite noroeste a parede do Instituto A proposta é MANEJAR, através de preceitos da Agroecologia, a área de horta com fins didático-pedagógicos, de experimentação empírica de práticas de manejo da vegetação domesticada e não-domesticada, e de conservação da agrobiodiversidade. Para além, o espaço é um convite ao uso coletivo e dialógico da universidade. Ali as diversas trajetórias dos alunos de encontram construindo um lugar diverso e dinâmico, reafirmando o potencial inclusivo e engajado da universidade.

Algumas atividades realizadas em 2012 Coleta, manejo e plantio de sementes crioulas Coleta e identificação de sementes do campus UFMG Nos meses de agosto e setembro diversas sementes foram coletadas no campus Pampulha, (re)conhecendo e valorizando a biodiversidade local Sementes crioulas andinas doadas pelo amigo Guilherme

Algumas atividades realizadas em 2012 Gestão de resíduos sólidos do campus Minhocário em caixas – produção de húmus de minhoca Reaproveitamento das PETs para sementeiras e canteiros Compostagem – Horta DABIO

Algumas atividades realizadas em 2012 Produção e uso do Biofertilizante EM-4 Os microorganismos eficientes são recolhidos do arroz decomposto no ambiente florestal e alimentados com rapadura. Em 15 dias temos o EM-4: ele ajuda na decomposição da matéria orgânica do solo, liberando nutrientes e dando vida ao solo.

Algumas atividades realizadas em 2012 Produção de mudas no campus

Algumas atividades realizadas em 2012 Plantios diversos Mandioca Mamão Goiabeira Urucum Banana

Algumas atividades realizadas em 2012 Espirais sucessionais

Possíveis usos futuros da área Complexificação do processo de sucessão ecológica Identificação das espécies Término da construção da cerca Expansão da área Formação de um núcleo de agroecologia e permacultura da UFMG