Tópico Frasal e Desenvolvimento de Parágrafo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
CARTA ARGUMENTATIVA.
PROJETO DE TEXTO.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Tópicos Especiais em Comunicação II
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Colégio Adventista de Ji-Paraná
ESTÉTICA Arte e realidade
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Frase-Oração-Período
AULA 6 Como Estudar.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Dissertação.
Profª Msc. Ana Cristina Bornhausen Cardoso Outubro, 2010
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Verbo Língua Portuguesa.
Existe erro na Bíblia ?.
Língua Portuguesa Profª Joelma
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Interpretando as Escrituras Sagradas
Escolhas de uma vida....
Tormentas.
Interpretando as Escrituras Sagradas
O texto argumentativo.
Informações implícitas
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Técnicas de Redação.
Resumo.
REDAÇÃO.
A Comunicação Escrita.
Clareza do texto.
Estudo Opcional de Célula Para refletir: O Poder das Palavras
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
RESUMO.
Palavras e Sil ê ncio Colaboração: Angela C. A. Antonicelli.
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Professora Mestre Roberta Costella
Imagem crítica da Filosofia
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Linguagem dissertativa
Comunicação e Redação Empresarial
Comunicação e Redação Empresarial
REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Immanuel Kant
Professor Jardson Brito
O CONTEÚDO - conhecimento das relações sociais - concepção de vida e de mundo - análise critica - tomada de posição.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Professor: Suderlan Tozo Binda
ESTILO DO TEXTO.
Ensino Fundamental, 7º Ano
Ensino Fundamental , 7º ano
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
Estrutura do Parágrafo Prof. Me. Chico Arruda IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA.
O ARTIGO CIENTÍCO Como redigir (Oficina) Profª MSc Ana Paula Sá Menezes.
Transcrição da apresentação:

Tópico Frasal e Desenvolvimento de Parágrafo

Tópico Frasal O tópico frasal pode se constituir em: Uma declaração inicial: Nesse caso, afirma-se ou nega-se algo (o tópico frasal), fundamentando-se em seguida a afirmação ou negação com exemplos, comparações, indicando causas ou razões, etc. Todo homem é machista. Desde pequeno se aprende na família, na escola, nas revistas em quadrinhos, nos filmes e nas propagandas da tevê que ao homem cabem os principais papéis: ele é o mais esperto e mais inteligente nos filmes policiais; o centro das decisões na vida familiar; o estadista, o chefe de seção, o artista e o gênio... Por vezes, essa declaração inicial pode ser uma generalização que tende à particularização no desenvolvimento: Cada país desenvolve uma linguagem própria de televisão. Essa linguagem depende da cultura, do passado...

2. Uma conceituação: Nesse caso, o tópico frasal é a própria conceituação, fundamentada no desenvolvimento. Observe: A Renascença foi uma época de intensa produtividade nos diversos ramos da vida cultural. 3. Uma divisão: O tópico frasal, nesse caso, apresenta uma divisão da ideia principal em partes a serem desenvolvidas. O problema da migração nordestina no Brasil é resultado de três causas essenciais: a seca, as grandes propriedades e a falsa propaganda da migração. 3. Uma interrogação: O tópico frasal constitui uma pergunta, que é, em seguida, respondida pelo desenvolvimento. É um tipo de parágrafo que desperta a atenção do leitor e confere maior interesse ao texto. Observe: Quando será que os governantes do Brasil deixarão de ser corruptos?

Desenvolvimento de Parágrafo O objetivo do desenvolvimento é fundamentar o tópico frasal. Portanto, desde que seja alcançado o objetivo, são válidos todos os recursos de que se dispõe: exemplos, ilustrações, comparações, enumeração de detalhes, causas, consequências, contrastes, etc. Observe o tipo de tópico e o desenvolvimento deste parágrafo: Um signo é antes de tudo uma estrutura vazia. São situações, pessoas, objetos que, por terem sido retirados de seus ambientes, de seu contexto de origem, tornam-se formas ocas, esqueletos de seus conteúdos anteriores. Na propaganda de novos edifícios aparecem jardins, onde as pessoas passeiam felizes e colhem flores em manhãs de primavera. Tudo muito bonito, poético, mas, para uma publicidade de edifício, puramente irreal, ou seja, significa: além de a realidade não corresponder a quase nada na propaganda, lá só se vê o belo, o refrescante, o paradisíaco. (...).

Os Defeitos de um Texto Ambiguidade: ocorre ambiguidade quando a frase apresenta mais de um sentido. Ocorre geralmente por má pontuação ou mau emprego de palavras ou expressões. É considerada um defeito por que atenta contra a clareza. João ficou com Maria em sua casa. Alice saiu com sua irmã. 2. Obscuridade: significa falta de clareza. Vários motivos podem determinar a obscuridade do texto: períodos excessivamente longos, linguagem rebuscada, má pontuação. Encontrar a mesma ideia vertida em expressões antigas mais claras, expressivas e elegantemente tem-se acontecido inúmeras vezes na prática contínua do escrever, depois de considerar necessárias ...

3. Pleonasmo: consiste na repetição desnecessária de um termo ou conceito. A brisa matinal da manhã enchia-o de alegria. Ele teve uma hemorragia de sangue. 4. Cacofonia: consiste na produção de um som desagradável pela união das sílabas finais de uma palavra com as iniciais de outra. Nunca gaste dinheiro com bobagens. 5. Prolixidade: consiste na utilização de mais palavras do que o necessário para exprimir uma ideia. É o oposto da concisão. Ser prolixo é ficar “enrolando”, “enchendo linguiça”, é não ir direto ao assunto. O uso de cacoetes, expressões que não acrescentam nada ao texto, servindo tão somente para prolongar o discurso, também pode tornar o texto prolixo. Expressões do tipo: antes de mais nada, pelo contrário, por outro lado, por sua vez, são muitas vezes usadas só para prolongar o discurso. Cuidado com elas.

6. Chavões ou frases feitas: essas expressões empobrecem muito o texto. Inflação galopante, vitória esmagadora, maioria esmagadora, caixinha de surpresas, silêncio sepulcral, antes tarde do que nunca, etc.