SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.

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Transcrição da apresentação:

SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia Prof.ª Rosângela Dias Prof. Mestrando Alício R. da Silva Neto (Tirocínio Docente)

Mudança da Lógica Operacional Transmissão Massivo Dispositivo Reprodutivista Espectador Passivo Interativo Dispositivo Conversacional (universo tecnológico) Espectador Ativo, criativo, organizacional, interativo

Dispositivo Interativo Usuário ator e autor – mudança da ação do trabalho da emissão (reprodução), mas co-criação das informações. Potenciais da interatividade – Ler, ouvir, gravar, voltar, ir adiante, selecionar, tratar, enviar, qualquer tipo de mensagem para qualquer lugar INTERATIVIDADE: permite ultrapassar a condição de espectador passivo para condição de ativo

Inquietação na TV e na Educação 1 – Inquietações na TV do futuro TV interativa Treinamento de profissionais para linguagem digital Concorrência TV e internet 2. Programa interativo na TV – define os rumos do programa

Questão de pesquisa! Como associar a interatividade da TV à escola?

Relação professor e aluno na contemporaneidade O professor e os alunos na contemporaneidade requer uma nova comunicação em sala de aula presencial e a distância. Muitos educadores já perceberam que a educação autêntica não se faz sem a participação genuína do aluno, que a educação não se faz transmitindo conteúdos de A para B ou de A sobre B, mas na interação de A com B. No entanto, esta premissa ainda não mobilizou o professor diante da urgência de modificar o modelo comunicacional baseado no falar-ditar do mestre que se mantém inarredável na era digital. (SILVA, 2009)

Questão de pesquisa! Quais as semelhanças e diferenças entre uma sala de aula presencial e a distância?

Interatividade – co-criação da emissão e recepção Processo histórico Surgiu na década de 70 Crítica à mídia unidirecional Influência das múltiplas janelas do Windows Processo sócio-econômico Desenvolvimento de jogos/ games Instrumentalização através da Internet/ softwares interativos Banalização do termo

Enquanto isso a escola...

Características da Interatividade A dialógica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação; A intervenção do usuário ou receptor no conteúdo da mensagem ou do programa, abertos a manipulações e modificações.

Síntese Computador é conversacional com diferenciador dos meios massivos unidirecionais; O equipamento permite a experiência de comunicação e co-criação (síncrona/ assíncrona; direta/ indireta; todos/ todos ≠ um-um) A Internet potencializa o leque de disposições que convidam o usuário a operar, intervir, bidirecionalmente e estabelece múltiplas conexões.

Distinção da interatividade GRAU ZERO - videocassete e o livro, por causa da disposição linear e seqüencial do filme ou do texto; GRAU 1 - vídeo game, que permite movimentar imagens na tela em roteiros predeterminados; GRAU 2 - banco de dados, onde o usuário faz escolha num menu ramificações obrigatórias; GRAU 3 - ambientes virtuais, 3D; GRAU 4 - a interatividade de "conteúdo", em que o usuário dispõe de todos os graus anteriores, além da possibilidade de modificar o conteúdo da mensagem, seja em texto, imagem ou som.

Aspectos da Interatividade Participação-intervenção: participar não é apenas responder "sim" ou "não" ou escolher uma opção dada; significa interferir na mensagem de modo sensório-corporal e ‘semântico; Bidirecionalidade-hibridação: a comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção, é co-criação, os dois pólos codificam e decodificam; Permutabilidade-potencialidade: a comunicação supõe múltiplas redes articulatórias de conexões e liberdade de trocas, associações e significações potenciais.

Nova postura metodológica O professor propõe o conhecimento. Não o transmite; O aluno não está mais reduzido a olhar, ouvir, copiar, prestar contas. Ele cria, modifica, constrói, aumenta e, assim, torna-se co-autor; Baseado na co-autoria, interatividade requer a morte do professor narcisisticamente investido de poder; Novas funções do professor: formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências