13 de Março de 2009 3º Workshop. Órgãos Administrativos/DecisóriosÓrgãos Administrativos/Decisórios –Câmara da Pós-Graduação (coordenação central): coordenador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Ceará
Advertisements

Consulta à Comunidade Interna
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
Bacharelado em Sistemas de Informação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Reunião do Programa de Iniciação Científica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEM
2009.
(Metodologia Científica)
Defesa da Monografia.
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Descomplicando a Secretaria Secretaria UCOB
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
7 de Maio de º Workshop. Órgãos Administrativos/DecisóriosÓrgãos Administrativos/Decisórios –Câmara da Pós-Graduação (coordenação central): coordenador.
Pós-Graduação IAG/USP
Primeira Reunião Acadêmica
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
E.E.F.D Licenciatura Participe dos eventos e colabore para a formação de valores educativos consistentes! . Acompanhe as atividades e informes.
PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MINERAL.
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação- UFU
Desempenho Acadêmico Graduação
Trabalho de conclusão de curso
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Trabalho final de curso
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Trabalho de Formatura 2 PMT 2596 em
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
TCC 2º Semestre 2014.
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Normas para redação de TCC
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Trabalho de conclusão de curso
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Projeto de Monografia Ana Thereza Meirelles. REGRAS INICIAIS 1 Projeto de Monografia - Avaliações 2 Professor de Projeto, professor orientador e aluno.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
Coordenadoria do Curso de Ciências Contábeis
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Pós-Graduação - Lato Sensu Mackenzie ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS GESTÃO DE NEGÓCIOS E SERVIÇOS MACRO-ÁREA ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2°
Reunião da Seção Técnica de Pós-Graduação com os Alunos Ingressantes 31/07/2012.
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO FORMATO DO TCC
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
DIFERENÇA DE DISSERTAÇÃO E TESE Metodologia de Pesquisa em Computação Engenharia de Computação PUC - Campinas Seminário Grupo 1 1.
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE MONITORIAS 1º SEMESTRE DE 2016.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Estágio Supervisionado em Nutrição Social
INSTRUÇÕES PARA MONOGRAFIA  Os trabalhos de conclusão de curso(TCC), devem ser desenvolvidos e entregues individualmente.  A formatação deve seguir o.
Novas Normas e Alterações no Regulamento Interno do PQU-UEM 1.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VIII - APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA MANUAL DE MONOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

13 de Março de º Workshop

Órgãos Administrativos/DecisóriosÓrgãos Administrativos/Decisórios –Câmara da Pós-Graduação (coordenação central): coordenador + vice (2 anos + possível reeleição) –Colegiado da Pós-Graduação: câmara + professores + alunos (APG – 2 vagas) –Comissão da Pós-Graduação: câmara + 1 representante de cada área de pesquisa + alunos (APG – 1 vaga) ColegiadoColegiado –“Todo-poderoso” –Critérios de seleção, desligamento, credenciamento de prof.s, definição de áreas de pesquisa, vagas, mudanças no Regimento, aprovar result. seleção Regimento Interno da Pós-Graduação - CIn

Comissão de PGComissão de PG –Escolher professores que participarão do processo de seleção –Escolher orientadores –Aprovar orientadores de dissertação/tese –Aprovar planos de estudos dos alunos –Aprovar bancas de exame de qualificação, defesa, proposta de tese, avaliação/SAAP –Elaborar calendário semestral –Decidir sobre casos omissos, quando competente Regimento Interno da Pós-Graduação - CIn

Coordenador da PGCoordenador da PG –Atual: Francisco Carvalho (fatc), vice: Nelson Rosa (nsr) –Convocar e presidir as reuniões do colegiado e da comissão –Coordenar e supervisionar a execução dos planos aprovados e demais trabalhos referentes à PG –Zelar pela observância do Regimento e demais normas dos órgãos competentes ReuniõesReuniões –Colegiado: convocação do coordenador ou 2/3 dos membros –Comissão: convocação do coordenador Regimento Interno da Pós-Graduação - CIn

MatrículasMatrículas –Semestral, para cursar disciplinas ou não (vínculo) –Matrícula vínculo pode ser trancada por até 2 semestres –Prorrogação de prazo: máximo: 6 meses (mestrado) ou 2x6meses (doutorado), a critério do colegiado (não- bolsistas: se for atrasar, tranque a matrícula antes!!) DisciplinasDisciplinas –Disciplinas isoladas: validade de 5 anos –Conceitos: A = excelente (4), B = bom (3), C = regular (2), D = insuficiente (1) (sem créditos = reprovado) –2 D’s na mesma disciplina OU no mesmo semestre: aluno é desligado! Regimento Interno da Pós-Graduação - CIn

Conclusão do MestradoConclusão do Mestrado –Cursar 26 créditos, sendo 12 em disciplinas básicas + seminários, com rendimento acadêmico maior ou igual a 3. –Dos 12 créditos de disciplinas eletivas, 4 podem ser de trabalho individual. –Tempo mínimo: 12 meses, máximo: 30 meses (já inclusa a prorrogação), regular: 24 meses –Banca de defesa: 3 a 4 docentes/pesquisadores doutores, aprovada pela Comissão e PROPESQ (pelo menos 1 deles não deve ser do corpo docente), além de 2 suplentes (1 externo) –Reprovado: se receber a menção “reprovado” por mais de 1 examinador Regimento Interno da Pós-Graduação - CIn

Conclusão do DoutoradoConclusão do Doutorado –Cursar 26 créditos (sem restrição às disc. básicas) + seminários, com rendimento acadêmico maior ou igual a 3 –Até 12 créditos podem vir do Mestrado em Comp. –Até 8 créditos podem ser de trab. individual, ou até 4 créditos caso tenha aproveitado cr. do mestrado. –De qualquer maneira, deve cursar pelo menos 12 créditos como aluno regular. –Ser aprovado no exame de qualificação, exame de proposta de tese e na avaliação preliminar de tese Regimento Interno da Pós-Graduação - CIn

Conclusão do Doutorado (cont.)Conclusão do Doutorado (cont.) –Tempo mínimo: 24 meses, regular: 48 meses, prorrogação de até 12 meses (2x6meses), trancamento de até 12 meses. –Banca de defesa: 5 a 7 docentes/pesquisadores doutores, aprovada pela Comissão e PROPESQ (pelo menos 2 deles não devem ser do corpo docente; orientador não tem direito a voto), além de 2 suplentes (1 externo) –Reprovado: se receber a menção “reprovado” por mais de 1 examinador Regimento Interno da Pós-Graduação - CIn

DiversosDiversos –Até 8 créditos podem ser aproveitados de outro programa de pós-grad, a critério da comissão –No caso do doutorado, até 24 cr. de mestrado podem ser aproveitados de outro programa, desde que seja em Ciência da Computação ou áreas afins, a critério da comissão –Bancas examinadoras são presididas pelo seu componente pertencente ao Colegiado de maior titulação –Pré-matrícula, Matrícula, Alteração/Cancelamento de disciplinas (até completar 1/3 da carga horária): SIGA e secretaria da pós Regimento Interno da Pós-Graduação - CIn

SAAP – Sistema de Acompanhamento de AlunosSAAP – Sistema de Acompanhamento de Alunos –Mestrado: 1 ano, 1,5 anos e 2 anos (caso não marque a defesa) –1º ano: conclusão das disciplinas/notas, proposta de dissertação/plano de trabalho (dica: use seu trabalho individual para fazer a revisão bibliográfica!) –1,5 anos: progresso dos trabalhos/publicações, plano de dissertação atualizado –2 anos: porque atrasou? Está terminando? –Seminário/Workshop, 20 minutos + 10 min. perguntas –2 conceitos “C” no SAAP = exclusão do programa (a critério do colegiado). Ausência equivale a C.

SAAP – Sistema de Acompanhamento de AlunosSAAP – Sistema de Acompanhamento de Alunos –Preencher formulário eletrônico ( e entregar docs impressos na secretaria. Atenção: necessário assinaturas do orientador! Não deixe para a última hora... –Ficha de acompanhamento do aluno, ficha de acompanhamento do orientador –Se mudar sua proposta inicial, será necessário atualizá- la (com assinatura do orientador) e submetê-la com os documentos para análise da Comissão

SAAP – Dispensa da apresentação oral:SAAP – Dispensa da apresentação oral: Aluno de Mestrado –ter concluído todas as disciplinas e tiver pelo menos 03 conceitos A e nenhum C. Nestas disciplinas o Trabalho Individual não é contado; ou –ter artigo completo publicado como primeiro autor em evento Nacional ou Internacional ou em periódico que tenha relação direta com sua dissertação. Aluno de Doutorado –ter tido uma publicação como primeiro autor em evento ou periódico qualis A ou B durante o ano anterior

DisciplinasDisciplinas –Avaliações –Definição de quais vai fazer no início (algumas ofertadas no 1º semestre, outras no 2º sem.) –Aproveitamento para artigos Relacionamento Aluno/ProfessorRelacionamento Aluno/Professor –Não tem como escolher –Questionem! –Cobrem! (Preparação de aulas, Notas, etc.) Relacionamento Orientando/OrientadorRelacionamento Orientando/Orientador –Procurar alguém com perfil semelhante –É possível trocar de orientador até o término das disciplinas (a critério da comissão)

DissertaçãoDissertação –Duração –Quando trabalhar –Plano de tese –Entrega: 1 mês antes da defesa! –Em discussão: substituir defesa por publicações em periódicos internacionais Qualis A Capes –Doutorado direto: aos 18 meses, conceito > 3.5 Salas, Baias, Armários (?)Salas, Baias, Armários (?) –Pool (públicas) / Baias individuais / Baias “compartilhadas” / Baias de projetos –Funcionamento –Inscrições –Desalocação: inspeções, ponto

MoradiaMoradia –Alguém sem moradia definida? –Fazer uma lista? –Alguma questão quanto a moradia? LaboratóriosLaboratórios –Não comer, seguir as regras –Divisão de máquinas e equipamentos –Barulho –Laboratórios de projetos (?)

Segurança do CInSegurança do CIn –Crachás –Câmeras –Nossas atitudes RecursosRecursos –Cota de disco –Cota de impressão –Impressoras: servidor \\printers –Arquivos: servidores \\msc\login, \\phd\login –SSH/SCP: ssh.cin.ufpe.br –Encadernação da dissertação/tese (guia na página APG) –Periódicos da CAPES:

LimpezaLimpeza –Todos os dias nos laboratórios, copa, banheiros –Ar condicionado Utilização copa (Sujou: lavou, limpou!)Utilização copa (Sujou: lavou, limpou!) –Todos podem utilizar –Guardando alimentos (geladeira) –Canecas Biblioteca do CCEN/CIn, previsão da biblioteca do CIn até o fim do ano (?)Biblioteca do CCEN/CIn, previsão da biblioteca do CIn até o fim do ano (?) Sala de estudos em grupo no galpão da pós (?)/Baias públicasSala de estudos em grupo no galpão da pós (?)/Baias públicas CIn: 24h, 7 dias por semana. Cuidados redobrados nos feriados e fins de semana.CIn: 24h, 7 dias por semana. Cuidados redobrados nos feriados e fins de semana.

Resolvendo ProblemasResolvendo Problemas –Aluno - APG –Recursos - helpdesk ou suporte –Coordenação CorrespondênciasCorrespondências –Recepção encaminha à APG Bolsas CNPQ x CAPES x FACEPEBolsas CNPQ x CAPES x FACEPE

DiversosDiversos –Página/twiki da APG: –Guia para defesa de dissertação/tese –Baias, Salas, Armários –Correspondências –Material para encadernação –Intranet.cin.ufpe.br – busca de membros (foto do crachá), reserva de espaço físico, impressões, fotos, ramais, etc –public_html