FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia de Pesquisa
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Sociologia Émile Durkheim
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Visão de mundo = natureza das ideias
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Indivíduos e sociedade:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
A sociologia de Dürkheim;
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO
E o Espírito do Capitalismo
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Clássicos da Sociologia:
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Disc. Sociologia das Organizações
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Sociologia Por quê?.
Karl Marx e a Sociologia
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
Sociologia Clássica e Educação
Modos de Produção Em Karl Marx.
A sociologia como ciência
Fernando Albuquerque – Especialista
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Weber | «Individualismo metodológico»
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDAD TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL Creada por Ley N° 822 del 12-01-96 La Universidad sin fronteras   DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO     Professor: Dr. Wilson Honorato Aragão

Auguste Comte Filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo. O espírito positivo, segundo Comte, tem a ciência como investigação do real. O espírito positivo passaria o poder espiritual (metafísico) para o controle dos "filósofos positivos“ (racionalistas), cujo poder é, nos termos comtianos, exclusivamente baseado nas opiniões e no aconselhamento, constituindo a sociedade civil e afastando-se a ação política prática desse poder espiritual – sua tese é a da neutralidade científica; O positivismo, em termos gerais, caracteriza-se pela observação.

KARL MARX (1818 - 1883) UM DIVISOR DE ÁGUAS NOS ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS, SOCIOLOGIA, ECONOMIA, FILOSOFIA, HISTÓRIA Aliás, a teoria somente tem validade na medida em que nos ajuda a compreender a realidade prática. “ A história da sociedade se confunde até hoje com A história da luta de classes”

Para Marx e Engels, O Estado é uma construção social que atende aos interesses da classe dominante Classes antagônicas, com interesses econômicos contrários: não se destroem e não devoram a sociedade numa luta estéril, sentem a necessidade de uma força que se coloca aparentemente acima da sociedade, com o fim de atenuar o conflito nos limites da ‘ordem”. Essa força, que sai da sociedade, ficando, porém, por cima dela e dela se afastando cada vez mais, é o Estado

ESTRUTURA E SUPER ESTRUTURA Relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma super-estrutura jurídica e política e a qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral: “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que determina a sua consciência”

MAX WEBER Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.

ÉMILE DURKHEIM Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia posterior a Marx, e combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica

Técnicas Correntes Filosóficas Método Metodologia As correntes filosóficas são teorias das ciências naturais e/ou sociais que exprimem premissas básicas sobre origem, visão, funcionamento e estruturação de mundo. Tem por objetivo a menção, explicação, compreensão ou mesmo transformação dos fatos naturais e/ou sociais. (Problematizam e teorizam os caminhos a serem seguidos na pesquisa) Método São parâmetros de concepção articulada da abordagem teórica e da realidade empírica, que será pesquisada. São paradigmas (referenciais) na produção do conhecimento. (Define o caminho da pesquisa a partir de uma corrente filosófica que seja mais adequada) Técnicas Conjunto de regras e instrumentos de operacionalização para a coleta de dados na pesquisa. São exemplos: questionário, entrevistas, diário de campo etc. (Permitem organizar a caminhada da pesquisa e obter informações sobre o assunto investigado) Metodologia A metodologia inclui simultaneamente a teoria da abordagem (o método) e os instrumentos de operacionalização (as técnicas) e a criatividade do pesquisador. (Traça o caminho da pesquisa: a partir do melhor percurso e planejamento do roteiro de saída e chegada pretendida, com a investigação).