Enfermagem Radiológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves.
Advertisements

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Os Primórdios da Enfermagem no Brasil
1. FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA Origem e evolução da ergonomia
Arcadismo Contexto Histórico.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
Um pouco de História PRIMÓRDIOS
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
A Enfermagem na Era da Informática
HISTÓRIA DO SOCORRISMO
HISTORIA DA ENFERMAGEM
MARIANO DA CUNHA JÚNIOR
EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
A Ciência é metodológica
A Era Napoleônica.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
O PAPEL DO MÉDICO NAS EQUIPES DE SAÚDE
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
QUALIDADE E AVALIAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE Profª. Marcela Araujo.
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Biologia e ciência.
Florence Nightingale Nasceu 12/05/1920 em Florença, Itália. Faleceu 13/08/1010 em Londres aos 90 anos. Aos 31 anos – estágio na Alemanha com pastor Fliedner.
O SURGIMENTO DA ENFERMAGEM MODERNA
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
O QUE É FILOSOFIA ?.
O Histórico da Saúde Ocupacional
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
A Era Cristã da Enfermagem
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Professora: Curso: Graduação em Enfermagem A ORIGEM DA HOMEOPATIA NO BRASIL.
A Vinda da Família Real para o Brasil
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
FILOSOFIA.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
periodização da vida como construção social
BREVE HISTÓRICO DA PRÁTICA CIRÚRGICA
 .
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
O que é Sociologia?.
História da Enfermagem
As idéias básicas do Positivismo:
Atividades econômicas
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Transcrição da apresentação:

Enfermagem Radiológica

História A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde, no decorrer dos períodos históricos. As práticas de saúde instintivas, foram as primeiras formas de prestação de assistência.

Num primeiro estágio da civilização, estas ações garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem, caracterizado pela prática do cuidar, nos grupos nômades primitivos.

Mas, com o domínio dos meios de cura, o homem, aliando este conhecimento ao misticismo, fortaleceu tal poder.

Quanto à Enfermagem, as únicas referências concernentes à época em questão estão relacionadas com a prática domiciliar para atendimentos a partos.

As práticas de saúde mágico-sacerdotais, abordavam a relação mística entre as práticas religiosas e de saúde primitivas, desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos.

Este período corresponde à fase do empirismo, (algo realizado sem embasamento científico) verificada antes do surgimento da especulação filosófica que ocorre por volta do século V a.C.

Essas ações permanecem por muitos séculos sendo desenvolvidas nos templos, que, a princípio, foram simultaneamente santuários e escolas, onde os conceitos primitivos de saúde eram ensinados.

Naquelas escolas pré-hipocráticas, eram variadas as concepções acerca do funcionamento do corpo humano, seus distúrbios e doenças, concepções essas, que, por muito tempo, marcaram a fase empírica da evolução dos conhecimentos em saúde.

As práticas de saúde no alvorecer da ciência - relacionam a evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência, quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito.

A prática de saúde, antes mística e sacerdotal, passa agora a ser um produto desta nova fase, baseando-se essencialmente na experiência.

No conhecimento da natureza e no raciocínio, que desencadeia uma relação de causa e efeito para as doenças.

Tudo baseada na investigação livre e na observação dos fenômenos, limitada, entretanto, pela ausência quase total de conhecimentos anatomofisiológicos.

Essa prática individualista volta-se para o homem e suas relações com a natureza. Este período é considerado pela medicina grega como período hipocrático, destacando a figura de Hipócrates.

Que, propôs uma nova concepção em saúde, através da utilização do método indutivo, da inspeção e da observação.

As práticas de saúde no mundo moderno analisam as ações de saúde e , em especial, as de Enfermagem. Ressaltam o surgimento da Enfermagem como atividade profissional institucionalizada.

Esta análise inicia-se com a Revolução Industrial no século XVI e culmina com o surgimento da Enfermagem moderna na Inglaterra, no século XIX.

Florence Nightingale Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, determinação e perseverança - o que lhe permitia dialogar com políticos e oficiais do Exército, fazendo prevalecer suas idéias.  

No desejo de realizar-se como enfermeira, passa o inverno de 1844 em Roma, estudando as atividades das Irmandades Católicas. Aos poucos vai se preparando para a sua grande missão.

Em 1854, a Inglaterra, a França e a Turquia declaram guerra à Rússia: é a Guerra da Criméia. Os soldados acham-se no maior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados era de 40%..

Florence partiu com 38 voluntárias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais. Algumas enfermeiras foram despedidas por incapacidade de adaptação e principalmente por indisciplina.

A mortalidade decresce de 40% para 2%.  

Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e ela será imortalizada como a "Dama da Lâmpada" porque, de lanterna na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes.

Pelos trabalhos na Criméia, recebe um prêmio do Governo Inglês e, graças a este prêmio, consegue iniciar o que para ela é a única maneira de mudar os destinos da Enfermagem - uma Escola de Enfermagem em 1959. 

Após a guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo. A disciplina rigorosa, do tipo militar, era uma das características da escola nightingaleana, bem como a exigência de qualidades morais das candidatas.

Florence, deixando florescente o ensino de Enfermagem Florence, deixando florescente o ensino de Enfermagem. Assim, a Enfermagem surge não mais como uma atividade empírica, desvinculada do saber especializado, constituindo-se como uma prática social institucionalizada e específica. 

Primeiras Escolas de Enfermagem Apesar das dificuldades que as pioneiras da Enfermagem tiveram que enfrentar, as escolas se espalharam pelo mundo, a partir da Inglaterra. Nos Estados Unidos a primeira Escola foi criada em 1873.  

Em 1877 as primeiras enfermeiras diplomadas começam a prestar serviços em New York.

As escolas deveriam funcionar de acordo com a filosofia da Escola Florence Nightingale, baseada em quatro idéias-chave: 1- O treinamento de enfermeiras deveria ser considerado tão importante quanto qualquer outra forma de ensino e ser mantido pelo dinheiro público.

2- As escolas de treinamento deveriam ter uma estreita associação com os hospitais, mas manter sua independência financeira e administrativa.   3- Enfermeiras profissionais deveriam ser responsáveis pelo ensino no lugar de pessoas não envolvidas em Enfermagem.

4- As estudantes deveriam, durante o período de treinamento, ter residência à disposição, que lhes oferecesse ambiente confortável e agradável, próximo ao hospital.

História da Enfermagem no Brasil A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes. Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal.

A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543 A primeira Casa de Misericórdia foi fundada na Vila de Santos, em 1543. Em seguida, ainda no século XVI, surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória, Olinda e Ilhéus.

A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome A primeira Escola de Enfermagem fundada no Brasil recebeu o seu nome. Anna Nery que, como Florence Nightingale, rompeu com os preconceitos da época que faziam da mulher prisioneira do lar.

Seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, são convocados a servir a Pátria durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).

Anna Nery não resiste à separação da família e escreve ao Presidente da Província, colocando-se à disposição de sua Pátria.  Em 15 de agosto parte para os campos de batalha. Improvisa hospitais e não mede esforços no atendimento aos feridos.

Após cinco anos, retorna ao Brasil, é acolhida com carinho e louvor, recebe uma coroa de louros. Falecendo no Rio de Janeiro a 20 de maio de 1880.