 Sunna – Tradição – É o conjunto dos atos, comportamentos e palavras de Maomé, do jeito que foram contados por seu discípulos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os segmentos sociais em Roma Antiga.
Advertisements

Modo-de-produção escravista
TRABALHO DE HISTÓRIA.
Roma.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
Revolução Francesa Antigo Regime
Cidades- estados gregas
EUROPA DOS SÉCULOS XV AO XVIII - algumas idéias e conceitos gerais -
Grécia – período clássico.
Prof. Everton da Silva Correa
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
A Civilização Grega GRÉCIA ANTIGA
Prof. Everton da Silva Correa
História Grécia Antiga II.
Roma: Período Republicano 509 – 27 a.C.
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Democracia e Cidadania
ATENAS.
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Prof. Everton da Silva Correa
Civilizações fluviais Crescente fértil
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
Atenas (nos dias de hoje)
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Profª: Ms.Socorro Moura
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Órgãos soberania.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
A Construção da Democracia
Cidade-Estado: Atenas
Grécia Antiga.
Entre Militares e Políticos
Escola de Conselhos do Pará Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense DEMOCRACIA 2ª parte.
Tema da aula Grupo – Capítulo
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
GRÉCIA: Esparta e Atenas
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES TEXTO DE ENCAIXE
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
História da Antiguidade Clássica e Roma
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Características Gerais do Estado – Conceitos:
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
ATENAS.
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.
A origem do conceito Política:
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Cristina Maia.
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
A origem da Civilização Grega 6º ano
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
Cidades- estados gregas
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
GRÉCIA.
O Direito Grego Antigo. Características Físicas Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a direita da Itália.Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a.
Transcrição da apresentação:

 Sunna – Tradição – É o conjunto dos atos, comportamentos e palavras de Maomé, do jeito que foram contados por seu discípulos.

 Qiyâs – Raciocínio por analogia – É também considerado como uma fonte da Lei revelada; serve para fechar as lacunas de outras fontes

 Sólon foi um dos representantes máximos da cultura de Atenas. Além de um dos fundadores da democracia ateniense, é bem conhecido como legislador e como poeta lírico.  Viveu entre o fim do século VII a.C. e primeira metade do século VI a.C. De origem nobre mas de família empobrecida (consta que descendia de Codro, um dos antigos e lendários reis de Atenas, além de ter sido um dos sete sábios da Grécia)

 Consta que sempre agiu com firmeza, moderação, sabedoria e integridade; sendo conciliador por natureza.  Foi eleito arconte (uma espécie de chefe ou governante) de Atenas em 594, e a partir daí, iniciou uma série de reformas políticas, além de organizar o exercício do poder nas diversas categorias sociais.

 Anistiou as dívidas dos camponeses  Proibiu a escravidão por dívida  Aboliu a hipoteca sobre pessoas e bens  Libertou os pequenos proprietários que se encontravam escravizados, e impôs limites à extensão das propriedades agrárias, diminuindo os poderes e arbitrariedades da nobreza.  Reestruturou as instituições políticas, deu direito de voto aos trabalhadores livres sem bens e codificou o direito, além de promulgar uma legislação especial sobre o uso de águas de fontes públicas.

 Criou um conselho de 400 membros, instituiu o tribunal popular e quebrou o monopólio dos eupátridas sobre os cargos de alta magistratura.  Qualquer pessoa podia apelar das decisões dos tribunais ( garantia do duplo grau de jurisdição, direito de recorrer)  Suprimiu a servidão por dívidas  Estabeleceu o testamento e a adoção  Instaurou uma Democracia moderada

 No direito de família, houve proibição do pai vender as filhas.  A miséria do povo foi mitigada com o desagravo, com o perdão aos mais pobres de parte de seus delitos.  Os magistrados presidiam, cabendo ao povo julgar como uso de pedrinhas  Sólon obteve o juramento do povo que as leis feitas por ele não seriam mudadas no prazo de dez anos