RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança FRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Riscos Ambientais Riscos físicos:
Advertisements

SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Higiene e problemas sociais
Calor e Frio Norma Espanhola.
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
O QUE SABER.
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Higiene e Segurança no Trabalho
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Professor Cristofer A. Masetti
TEMPO E CLIMA.
Os Cuidados Básicos Da Saúde
CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
PREVENÇÃO CONTRA DISTÚRBIOS TÉRMICOS E
Diabetes.
Exercícios Físicos.
EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO: - ADEMIR ROQUE ENGEROFF
INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO
Exposição Ocupacional ao Calor
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
UM ESTILO DE VIDA ATIVO PARA A SAÚDE DO CORAÇÃO
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
Fonte: Redação Meia Fina
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Afogamento.
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Atividade Física na Terceira Idade
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Desmaios os síncopes.
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL Professor: Ms. Emerson Miguel da Cruz.
TERMORREGULAÇÃO E EXERCÍCIO
Indices de Conforto Térmico
Segurança e Higiene no Trabalho
Sinais vitais nos primeiros socorros
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança FRIO.
VARIÁVEIS DA PRESCRIÇÃO TREINAMENTO DE FORÇA
TEMPERATURAS EXTREMAS
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
RUÍDO RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Grupo: Ana Paula Piazza, Pedro Henrique Campos e Stephanie Butierres
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar.
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
PALESTRA SOBRE CHOQUE ELÉTRICO FÁBRICA XXX PALESTRANTE
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança TEMPERATURAS EXTREMAS.
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Aptidão física e saúde 10º ano – 1º.
Fatores de influência climática
Aspectos fisiológicos, indicadores e estratégias de hidratação
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO CALOR
EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança FRIO.
Transcrição da apresentação:

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança FRIO

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança FRIO OCUPACIONAL A exposição ocupacional ao frio intenso pode constituir problema sério implicando em diversos inconvenientes que afetarão a saúde, o conforto e a eficiência do trabalhador.

Temperaturas extremas – Fontes Alguns segmentos necessitam de baixas temperaturas para o desempenho de suas atividades afins: Frigoríficos Indústria alimentícia Industria de pescado Armazenagem de alimentos Câmaras frigoríficas Câmaras frias e resfriadas Fabricação de gelo e sorvete

EFEITOS DO FRIO NO ORGANISMO HUMANO RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança EFEITOS DO FRIO NO ORGANISMO HUMANO A baixa temperatura corporal resulta de um balanço negativo entre a produção e a perda de calor; O fluxo sangüíneo é reduzido em proporção direta com a queda da temperatura; Temperatura corpórea < 35ºC => - cai a freqüência do pulso; - diminuição global de todas as atividades fisiológicas; - queda da pressão arterial; - queda da taxa metabólica; - a produção de calor é insuficiente para manter o equilíbrio; - hipotermia (diminuição da temperatura interna do corpo)

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança Os mecanismos fisiológicos mais importantes em relação ao frio são os seguintes: Redução do fluxo sanguíneo superficial e o incremento da atividade física (tremor).

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança Nas baixas temperaturas o corpo humano apresenta alterações na respiração e na frequência cardíaca, palidez da pele, resfriamento das extremidades (que, muitas vezes, ficam roxas), dificuldade de movimentação muscular, ressecamento do nariz e rachaduras nos lábios.

Por sermos animais endotérmicos, nosso corpo tende a manter uma temperatura relativamente constante (em torno dos 36,5 graus Celsius). Nesse caso, o que aconteceria se alguém decidisse tomar sol de biquíni numa praia da Antártica? Que temperaturas nosso corpo pode suportar? A mais baixa é determinada pelo tempo de exposição, pela alimentação, pelas condições climáticas e, claro, pela vestimenta.

Em geral uma pessoa nua começa a sentir frio dos 25 graus Celsius para baixo. Usando roupas leves, um adulto suporta 5 graus negativos. De qualquer forma, o corpo aumenta o metabolismo para produzir mais calor e reduz a circulação periférica – por isso a palidez. A ingestão de bebidas alcoólicas para esquentar pode ser examinada: ela aquece por produzir certa ardência, mas provoca um aumento da circulação periférica (aquele calorzinho).

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança Temperatura do núcleo do corpo < 29ºC => - O hipotálamo perde a capacidade termoreguladora; - Sonolência; - Coma; - Morte.

torporoso: que não responde a estímulos

Medidas de Proteção contra o Frio RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança Medidas de Proteção contra o Frio Regime de trabalho – recomendam-se períodos de trabalho intercalados por períodos de descanso para regime de trabalho; Exames médicos admissionais – excluir portadores de diabetes, epiléticos, fumantes, alcoólatras, alérgicos ao frio e portadores de problemas articulares; Exames médicos periódicos – atentar para o diagnóstico precoce de vasculopatias periféricas, ulcerações térmicas, dores articulares, perda de sensibilidade tátil e repetidas infecções das vias aéreas superiores (faringites, rinites, sinusites, amigdalites) Vestimentas adequadas – japona e calça térmica, luvas térmicas, botas térmicas, meias de lã, balaclava.

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança Educação e Treinamento – conscientizar o trabalhador quanto a necessidade do uso de vestimentas adequadas. Quando na sala de repouso, manter-se aquecido, seco e em movimento, realizando exercícios com os braços, pernas, mãos, dedos e pés, para ativar a circulação periférica. Evitar exercícios violentos, como jogos coletivos, para não haver dispersão de calor excessivo.

• Roupa de proteção contra o frio, considerar os seguintes fatores: RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança • Roupa de proteção contra o frio, considerar os seguintes fatores: a roupa deve proporcionar isolamento contra o frio, o vento e a umidade; deve permitir a transpiração e dissipação do excesso de calor gerado durante o trabalho; deve permitir a realização cômoda do trabalho (considerar o peso e o volume da roupa).

CRITÉRIOS PREVENTIVOS BÁSICOS RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança CRITÉRIOS PREVENTIVOS BÁSICOS • Adotar difusores nos sistemas de distribuição do ar frio de modo a impedir ou minimizar as correntes diretas de ar sobre as pessoas. • Isolar os processos, os equipamentos ou suas partes frias, para evitar o contato. • Reduzir ou eliminar as tarefas de mera vigilância que exijam pouca atividade física. • Evitar o contato direto com equipamentos ou com suas partes frias por meio de isolamento. • Limitar a duração da exposição aumentando a freqüência e duração dos intervalos de descanso e recuperação, ou permitindo a autolimitação da exposição. • Realizar programas de treinamento dos trabalhadores para o reconhecimento precoce dos sintomas da exposição inadequada ao frio bem como quanto aos primeiros socorros necessários.

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança balaclava

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança Calça térmica

RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança Japona térmica