REQUISITOS PARA IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

PDCA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S`s
Prof. Edson Costa Aildefonso
5's Os Passos do.
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
É o primeiro passo recomendado para atingir
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
Organização, Sistemas e Métodos
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
5S JEFFERSON BUENO.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
8 - Sempre lugar emprestado, lugar inapropriado para atividades.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
SOCIAL FÍSICA PROGRAMA 5S dimensões Aspectos comportamentais,
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
2- Gerenciamento pelo Controle da Qualidade PDCA / MASP.
Fundamentos de Administração
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Metodologia dos 5s.
5 Ss Por Carlos Reis.
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
5 S A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
por Paulo Roberto Gil Cavina
Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
História Conceito Total Profit Management
Qualidade na Manutenção
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
M&M – Assessoria Técnica para confecções
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Os 5 Sensos da Qualidade.
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Programa de 5S.
Programa 5S.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Profª Claudia Pedro Corrêa
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
PROGRAMA.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
PROGRAMA 5S E LAYOUT DE FÁBRICA
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
4°S - SEIKETSU: Asseio/Higiene/Saúde
Funções Departamento da Qualidade
5S Qualidade de vida a partir do ambiente de trabalho.
PDCA – MASP E FERRAMENTAS DE QUALIDADE Cap. 12
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
5 S.
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Conceitos Estratégias
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

REQUISITOS PARA IMPLANTAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL

REQUISITOS: Compromisso: foco nos objetivos da qualidade; envolvimento da alta direção. Envolvimento: todas as pessoas, em todas as atividades, o tempo todo. Recursos: necessários para as mudanças culturais, estratégicas e técnicas necessárias.

Requisitos: Estrutura física, instalações e ambiente: espaço adequado, limpeza, apresentação, funcionamento dos equipamentos, armazenamento e garantia da integridade das amostras, descarte de resíduos, fontes de energia, iluminação, aquecimento, ventilação, suprimentos, supervisão e fontes orçamentárias. Atenção: níveis de esterilização biológica, poeira, interferência eletromagnética, umidade, tensão de rede, temperatura, ruído e vibração.

Requisitos: Equipamentos, instrumentos e sistemas analíticos: manutenção preventiva e corretiva. Recursos humanos: formação técnica e teórica, educação continuada. Processos técnicos de boa qualidade: pré-analíticos, analíticos e pós analíticos. Mecanismos para a solução de problemas: sistema de “vigilância” para prevenção e detecção de erros e ferramentas para correção.

Requisitos: Equipes de melhoria da qualidade: treinamento dos funcionários em ferramentas de melhoria da qualidade, tais como análises de fluxo de processo, compilação de dados e gráficos.

CICLO PDCA Ciclo PDCA (Ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming) é um método de Gestão pela Qualidade Total utilizado para controlar os processos.

Fases do ciclo PDCA P (Plan): planejar levando em conta os recursos disponíveis. Exemplo: META: tempo de espera para a coleta de sangue igual ou inferior a 15 minutos. MÉTODOS NECESSÁRIOS: procedimentos padronizados, treinamento de técnicos e atendentes, suprimento de material, supervisão contínua da atividade.

Fases do ciclo PDCA D (Do): desempenhar Execução das tarefas como previsto no plano: melhorias, atividades e rotinas, educação e treinamento de pessoal, coleta de dados para posterior análise. tempo real que os pacientes esperam pela coleta.

Fases do ciclo PDCA C (Check): conferir Comparação dos resultados com as metas previamente estabelecidas. Estabelecimento de indicadores, relatórios de controle, sistemas de informações, informações de desempenho, informações de satisfação, análise de processos, auditoria/avaliação. Os pacientes estão realmente esperando no máximo 15 minutos para a coleta de sangue?

Fases do ciclo PDCA A (Act): agir É a atuação em relação a todo o processo. Eliminação dos sintomas Implantar ações corretivas no caso de desvios (existem pacientes esperando mais do que 15 minutos) Padronizar caso a meta tenha sido alcançada (os pacientes estão esperando 15 minutos ou menos) Eliminação das causas

O PDCA é um método gerencial utilizado na Gestão pela Qualidade Total nas três atividades fundamentais do controle de qualidade: Planejamento da qualidade de um determinado processo; Garantia da qualidade do processo; Solução de problemas quando o processo produzir resultados indesejáveis.

Ciclo de Melhoria Se as metas estão sendo atingidas, após um tempo prolongado, deve-se adicionar o ciclo de Melhoria. Alteração de padrões que se tornarão rotina, até que um novo ciclo de melhoria seja implantado

Ciclo de Melhoria Planejar uma melhoria considerando meta, plano e recursos, estabelecendo um padrão superior àquele até então desempenhado. Desempenhar: cada subordinado tem o papel de executar e gerenciar a execução do plano.

Ciclo de Melhoria Conferir: acompanhar cada projeto e o plano global. Caso o cronograma não esteja sendo seguido, adotar medidas corretivas. Agir: acertar os desvios na execução do projeto ou alterar o plano.

PROGRAMA 5S Proporciona um ambiente favorável no ambiente de trabalho para a instalação da Qualidade Total. Japonês Tradução Seiri Senso de utilização, seleção, descarte Seiton Senso de ordenação, arrumação, organização Seiso Senso de limpeza Seiketsu Senso de padronização/conservação Shitsuke Senso de autodisciplina, ordem mantida.

PROGRAMA 5S Senso é o mesmo que sentir. No 5S é preciso sentir necessidade para realizar. O 5S é a prática de “bons hábitos” As pessoas tendem a evoluir em seus hábitos e atitudes, influenciadas por projetos bem sucedidos de comportamento grupal pelas condições ambientais que os cercam.

Objetivos do Programa 5S Eliminação de desperdício com redução de custos; Aumento de produtividade; Conservação de energia; Melhor ambiente de trabalho e aproveitamento de espaço; Prevenção de acidentes; Maior espírito de equipe com melhoria das relações humanas; Ações de conservação ambiental Incentivo à criatividade; Ênfase no processo de comunicação entre os colegas; Desenvolvimento de elementos básicos da Qualidade Total

Ações a serem implementadas antes do 5S Fotografar e/ou filmar todos os setores antes de iniciar as ações; Reunir as equipes setoriais para apresentação de fotos/vídeo da situação atual; Elaborar um cronograma com as equipes setoriais para a realização da campanha de Descarte, Arrumação, Limpeza, Criação de Hábitos de Higiene e Disciplina.

SELEÇÃO ORDENAÇÃO AUTO-DISCIPLINA LIMPEZA BEM-ESTAR

Seiri – Senso de utilização, seleção, descarte Sentido amplo: utilizar os recursos disponíveis de acordo com a necessidade, evitando excessos. Sentido restrito: manter somente os objetos e dados estritamente necessários no local de trabalho.

Seiri Implantação: levantamento minucioso e completo do que é desnecessário. Retirar o inútil da área. Classificar o material. Separar o que pode ser aproveitado (ex.: recicláveis), o que pode ser recuperado e o que deve ir para o lixo.

Seiri Apresentar os resultados da ação: valor do que foi vendido, custo dos recuperados e remoção do lixo. Aplicar o princípio um como o melhor: uma cópia, uma hora de reunião, uma caneta, um dia para providências.

Seiton – Senso de ordenação, arrumação, organização Sentido amplo: dispor os itens necessários de forma ordenada para acesso rápido. Sentido restrito: colocar cada coisa em seu devido lugar, estabelecendo sistema de comunicação visual.

Seiton Implantação: Definir o melhor arranjo físico para cada ambiente para torná-lo prático e funcional. Levar em conta: redução de esforços e energia, localização dos equipamentos/reagentes próximos de quem os opera.

Seiton 3) Instalações de quadros de avisos e instruções em local visível e de fácil acesso. 4) Padronização dos nomes dos equipamentos e demais objetos. 5) Sinalizar as áreas de trabalho e de estocagem, corredores, extintores, etc. 6) Reaproveitar espaços para obter maior produtividade de pessoas e equipamentos.

Seiton 7) Motivar para criar e manter a ordem, lembrando que: Depois de usar tudo deve voltar para seu lugar; Proibir a colocação de materiais em cima de armários, arquivos, beiral de janelas, bancadas; Limpar as mesas e bancadas após o expediente;

Seiton Restringir ao mínimo necessário o material retirado do almoxarifado; Reduzir ao mínimo indispensável as vias de documentos: cópias, impressos, relatórios, etc.

Seiso – senso de limpeza Sentido amplo: compromisso de se responsabilizar pelos instrumentos de trabalho para garantir que sejam mantidos em plenas condições. Sentido restrito: eliminar todo e qualquer traço de sujeira e agir na “causa fundamental”.

Seiso Implantação: Conscientizar a todos sobres as vantagens da máxima limpeza; Deixar os equipamentos, mesas, bancadas e utensílios limpos após o uso; Jogar o lixo nas lixeiras; Retirar periodicamente o pó ou sujeira de pisos, paredes, janelas, portas, armários, mesas, cadeiras, cortinas, etc.

Seiso Estabelecer hábitos e rotinas de limpeza em todos os locais, inclusive o ambiente externo como estacionamentos, toldos, jardins, fachadas, etc.

Seiketsu – padronização/conservação Sentido amplo: manter o estado ideal alcançado e a melhoria das condições físicas e mentais. Sentido restrito: manter os três primeiros sensos implantados.

Seiketsu Implantação: Reunir os funcionários e explicar a importância da higiene local e pessoal. Evitar soluções e consertos provisórios. Manter pisos, paredes e tetos em boas condições. Verificar as instalações de água e elétrica, bem como banheiros, laboratórios, refeitórios, lavatórios e cozinhas.

Seiketsu 3) Estimular a auto-fiscalização dos funcionários no uso de roupas adequadas e sempre limpas (jalecos, uniformes, etc), estimular a organização dos armários coletivos e individuais. 4) Evitar qualquer tipo de poluição, não reutilizar materiais descartáveis (copos, seringas, etc). 5) Realizar manutenção de equipamentos.

Shitsuke – autodisciplina, ordem mantida Sentido amplo: ter o compromentimento com os padrões éticos, morais e técnicos da organização. Sentido restrito: obedecer às normas e respeitá-las, cumprindo cada tarefa conforme foi padronizada.

Shitsuke Implantação: Manter a ordem estabelecida com os sensos de descarte, organização, limpeza e higiene. Manter compromissos com horário, prazos de entrega, normas de segurança, regulamento, especificações de produtos, etc.

Avaliação É necessário treinar auditores para avaliar a manutenção do Programa 5S. O ideal é fazer a auditoria de 2 em 2 meses. A avaliação tem caráter educativo e motivacional.

TOTAL DE PONTOS: 5S Nº Itens de verificação 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 Objetos sobre as mesas/bancadas Material nos armários/estantes Local destinado ao material de reciclagem Registro do que foi descartado Registro do que foi doado 6 Registro do que foi trocado 7 Arquivos e livros com identificação 8 Sinalização de locais perigosos 9 Local para avisos 10 Controle de entrada e saída 11 Móveis padronizados 12 Mobiliário 13 Piso 14 Teto 15 Paredes 16 Vidros 17 Frequência de limpeza 18 Trabalho em equipe SELEÇÃO ORDENAÇÃO LIMPEZA TOTAL DE PONTOS: