Vantagens competitivas para o e-commerce

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Transcrição da apresentação:

Vantagens competitivas para o e-commerce 30/03/2015

Vocês se consideram adeptos ao comércio eletrônico? Se não, pense melhor. O comércio eletrônico está criando novos hábitos de consumo entre os brasileiros, apresentando crescimento superior ao do varejo tradicional. O consumidor é atraído pela comodidade, facilidade de acesso e pagamento, agilidade, variedade de produtos e tantas outras vantagens que o meio oferece.

Empresa de MS: Mais Empresas A Mais Empresas nasceu em 2004 com o objetivo de levar a tecnologia da informação para empresas e pessoas, de maneira simples e eficaz, gerando resultado e satisfação para todos. Oferecemos soluções web, tais como: desenvolvimento de website, blog, e-commerce (loja virtual), e-mail marketing, publicidade Google, soluções para mídias sociais e sistemas, que de uma maneira simples e eficiente podem revolucionar seu negócio.

O Brasil é um dos países que mais crescem nesse mercado, ocupando a liderança do mercado de comércio eletrônico na América Latina. De acordo com um estudo apresentado pela Forrester Research, as vendas no país devem chegar a R$ 48 bilhões em 2017, mais que o dobro esperado para 2012, que é de R$ 18,7 bilhões.

Vantagens do comércio eletrônico Que é vantajoso ter uma loja virtual, ou seja, vender pela internet já não se discute mais, uma vez que os números mostram o quanto este mercado cresce no Brasil e no Mundo. Mas você sabe quais são as principais vantagens de se ter um e-commerce? Vejamos:

Sua loja aberta 24x7: Na internet seus produtos ficam ao alcance dos seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso sem mudar sua planilha de custos, diferentemente, claro, que uma loja física que tem altos custos por hora que fica aberta, como funcionários, encargos, energia, etc.

Baixo investimento inicial: Se comparado com o processo de abertura de uma loja física, o investimento necessário para abrir uma loja virtual torna-se incrivelmente mais baixo, pois não demanda muito espaço físico, o próprio estoque pode ser escalado aos poucos e até mesmos os custos com pessoal e encargos são mais baixos.

Amplo alcance geográfico: Na internet, em linhas gerais, pode-se vender para qualquer lugar do mundo, mas é claro que fatores como divulgação e logística são mais fáceis de trabalhar a nível nacional. Um e-commerce já nasce com este potencial, enquanto uma loja convencional pode levar anos para, para ter algum alcance próximo deste, se viver o suficiente para isso.

Divulgação barata e eficiente: Negócio online, divulgação online Divulgação barata e eficiente: Negócio online, divulgação online. É uma máxima do mercado virtual, ou seja, não se faz necessário o uso de mídias onerosas como outdoors, TV e similares para divulgar seus produtos. Um trabalho de SEO bem feito pode inclusive levar a Zero o investimento para trazer bons clientes ao seu site. Campanhas de AdWords, mídias sociais entre outros tem um incrível custo benefício.

Clientes envolvidos: Nada como ter seus clientes trabalhando para você, auxiliando na divulgação e fixação dos seus produtos e sua marca. Na internet isso acontece com frequência, pois bons produtos, entregues com qualidade e gerando uma boa experiência de uso são certamente viralizados nas redes sociais pelas mãos dos próprios internautas satisfeitos.

Crescimento escalável: Se em um negócio convencional o crescimento de vendas está diretamente atrelado ao crescimento de muitos custos, na internet não. Quanto mais se escala as vendas online mais tende a crescer a margem de lucro. O crescimento de estrutura física também é necessário, claro, mas ele cresce em um ritmo mais lento que o das receitas.

Os 10 mandamentos para um comércio eletrônico de sucesso

I - Desempenho: Estude com carinho os assuntos relativos à sua plataforma e seu fornecedor de hospedagem, pois são fatores determinantes para o desempenho do seu e-commerce. Um site lento, seja por poucos recursos de infraestrutura, seja por uma plataforma pouco otimizada podem reduzir drasticamente sua taxa de conversão.

II - Formas de pagamento: Quanto mais formas de pagamento melhor II - Formas de pagamento: Quanto mais formas de pagamento melhor. Claro que nem sempre é viável ter todas, vai depender do grau de maturidade do seu negócio. Mas com certeza, assim que houver viabilidade contrate o máximo de formas de pagamento quanto for possível. Procure aumentar as possibilidades de parcelamento e ofereça o máximo de segurança para seu cliente.

III - Anti-fraude: Esta parte do negócio seu cliente final nem deve ficar sabendo, mas hoje em dia dependendo do tipo de produto que estiver vendendo, uma análise anti-fraude terceirizada de qualidade e confiança é primordial. Uma compra “falsa” que você aceitar, ou seja, um aviso de chargeback da operadora que você receber pode levar o lucro do mês inteiro por água abaixo.

IV - Logística: Dizem que a melhor frase para se ouvir é “Eu te amo”, com certeza a segunda é “Frete Grátis!”. Logística barata e rápida não é mais um diferencial, é algo praticamente obrigatório. Não precisa ter o site todo 24×7 com frete grátis, mas se você conseguir calcular onde e quando oferecer já é alguma coisa. Não prometa o que não pode cumprir, se seu prazo não é o ideal para alguma região, anuncie corretamente mesmo assim. Melhor um prazo longo cumprido à risca que uma promessa descumprida.

V - Auditoria de acesso: O olho do dono é que engorda do porco, já diz o ditado. Hoje em dia existe ao menos uma meia dúzia de ótimas ferramentas para auditar acessos, taxa de rejeição, conversão, permanência, dentre outras dezenas de métricas. Escolha uma, estude, entenda e fique de olho.

VI - SEO: A maneira mais barata, eficiente e longeva de tracionar acessos (vendas) para seu e-commerce é através dos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google. Mas para ficar bem ranqueado é preciso um trabalho sério, consciente e de médio para longo prazo. No começo parece difícil, mas depois que os resultados começam a aparecer eles perduram e seguem dando lucro por um bom tempo.

VII - Estratégia de divulgação: Poucos podem se dar ao luxo de contar apenas com o resultado de SEO, sendo comprado apenas pela busca orgânica, os demais “mortais” precisam ter uma boa estratégia de divulgação para estar sempre trazendo acessos e vendas para o site. Mailing, AdWords, Remarketing e por aí adiante. Descubra quais canais oferecem melhor ROI (retorno sobre investimento) para o seu negócio e faça deste investimento algo constante e estratégico.

VIII - Mídias Sociais: Hoje em dia é impensável um comércio eletrônico ficar fora do Facebook e do Twitter, para citar apenas os mais populares das dezenas de redes sociais que podem trazer ótimos clientes para sua loja. Leve a sério as mídias sociais, mas também não sobrecarregue seus seguidores. Faça destes canais algo agradável, onde antes de vender você possa ser comprado. As mídias sócias devem ser uma porta aberta por onde os clientes entram sozinhos, não um lugar para “laçar” novos consumidores.

IX - Time: Ninguém chega ao sucesso sozinho IX - Time: Ninguém chega ao sucesso sozinho. Em um ambiente de competitividade como o da internet torna-se imprescindível que o empreendedor se cerque de gente de confiança e qualidade. Procure montar um time focado em um propósito, comprometido com o crescimento do negócio.

X - Inovação: Mesmo seguindo todos os 9 mandamentos acima você ainda encontrará grande resistência do mercado se ficar limitado a oferecer exatamente a mesma coisa que todos os outros oferecem. Procure inovar, nem que seja começando em pequenos detalhes. O que você fizer de diferente será o que irá alavancar seu crescimento, mas lembre-se sempre do B-A-BA.