CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL
Advertisements

HISTÓRICO A Análise de Balanços surgiu e desenvolveu-se dentro do sistema bancário que foi até hoje, seu principal usuário. Seu início remonta ao final.
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
Unidade II: Objetivos e Metodologia da Contabilidade
MERCADO DE TRABALHO DO CONTADOR
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
A profissão de contador
A CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS
CONCEITO DE CONTABILIDADE
CONTABILIDADE GERENCIAL
Qual o conceito de contabilidade?
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
CONTABILIDADEI Escolas de pensamento contábil
CONTABILIDADEI Escolas de pensamento contábil
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Contabilidade Geral I Prof: Farid Succar
Aula 03 Assuntos: Horizontes da contabilidade;
Profº André Augusto.
Contabilidade Empresarial Revisão a) História; e b) Base conceitual.
Disciplina Auditoria I
O papel de finanças e a função da administração financeira.
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE Professora: Cristiane Fortes
Demonstrações Contábeis
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Custos Logísticos André Amorim.
ESCRITURAÇÃO.
Contabilidade e Mercado de Trabalho
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Disciplina: Contabilidade
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA Profa: Tatiana de Oliveira Faculdade Boa Viagem Curso: Gestão Hospitalar.
1-Demonstrativos contábeis básicos
Globalização e avanço tecnológico
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Site: Custos Logísticos André Amorim Site:
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
TEORIA DA CONTABILIDADE
Conceitos Complementares
Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |
Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio
Partidas Dobradas Luciano Bernardo
Contabilidade Básica Professor: Marcio Monteiro
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
ESCOLA CONTISTA PRIMEIRA ESCOLA DE PENSAMENTO CONTÁBIL
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PAPEL E ATIVIDADE DAS FINANÇAS Acadêmicas: Marisete Jionkoski, Luriane Carminatti.
Módulo de Contabilidade
Conceito:- Ciência que estuda e controla o patrimônio
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
TEORIA DA CONTABILIDADE CONCEITOS E OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
Contabilidade Aula 1.
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Contabilidade Aula 3.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Básica Aula 1
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Prof. Wesley Vieira Borges CONTABILIDADE Conceitos Iniciais 1.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Professor: Sergio Lopes
Transcrição da apresentação:

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC Contabilidade Geral

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE HISTÓRICO: Origem em temos remotos; Século XIII na Itália; Século XV – Obra de Frei Luca Pacciolo; “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni e Proporcionalita” Tratado de matemática, com uma seção sobre registros contábeis segundo o método das partilhas dobradas.

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE A ORIGEM DA CONTABILIDADE - Nos séculos XVI e XVII, vários autores publicaram trabalhos em que descreviam o método de maneira similar ao apresentado por Luca Pacciolo; Ascensão da escola inglesa, fato que ocorreu a partir da revolução industrial sucedida na Inglaterra. No século XVIII. - Os problemas ocorridos nos Estados Unidos durante a crise econômica de 1929 a 1932 influíram de maneira significativa no fortalecimento da contabilidade como sistema de informações de negócios, provocando a as- censão da escola norte-americana.

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE CONCEITO “Contabilidade é a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”. (Franco, 1986, p. 19). “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamento dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”. (Sá,1998, p. 42).

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE CONCEITO Contabilidade é uma ciência aplicada, com metodologia capaz de captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas das entidades quer sejam físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos.

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE OBJETO E FINALIDADE O objeto da Contabilidade é o Patrimônio. A finalidade da Contabilidade é a de controlar o Patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e suas variações.

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE Uma Empresa NÃO É um CORPO ISOLADO Conquistar Mercado Ganhar Dinheiro AMBIENTE Sociedade Cultura EMPRESA Fornecedores Clientes Concorrentes Governo Exercer seu papel social Integração entre as funções ÚNICO DIRECIONAMENTO

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE USUÁRIOS DA CONTABILIDADE Fornecedores Investidores Bancos Funcionários EMPRESA Sindicato Concorrentes Órgãos de Classe Governo Outros

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE USUÁRIOS DA CONTABILIDADE Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na informação contábil as suas respostas.

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações. PESSOA FÍSICA é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção).

CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC A CONTABILIDADE PESSOA JURÍDICA é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas pode ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas. Entidade Contábil – Pessoa para quem é mantida a contabilidade, podendo ser pessoa física ou jurídica.