REVISÃO 9ºANO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁSIA FÍSICA O continente asiático é o maior continente do mundo;
Advertisements

Clima e vegetação na América
ASPECTOS FÍSICOS DA CHINA
Módulos 13 e 14 – Ásia, Oceania e Regiões Polares
Trabalho de Geografia.
Ásia Meridional.
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
População da Ásia   A Ásia abriga mais de metade da população total do planeta, concentrando-se principalmente nas grandes planícies da China, no vale.
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
Características Gerais
Conflitos no Oriente Médio
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
Ásia.
Europa – Aspectos Gerais
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
ÁSIA ORIENTE MÉDIO.
ÁSIA DE MONÇÕES.
GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
ÁSIA.
CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS
Cordilheira do Himalaia
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
Hidrografia e Clima.
02/04/2017 O continente africano
Hidrosfera Profª Milena Monteiro.
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
Professora Carol/Geografia
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
CONTINENTE AMERICANO..
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
Características Naturais
Professor Luiz Felipe Geografia
Europa: aspectos físicos
Geografia GERAL e geopolítica
América Central Aspectos naturais e povoamento.
África um continente explorado.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
O continente Europeu: Físico
Revisão 7ª série.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
Ásia.
Ásia: aspectos físicos
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
Ásia – questões políticas
01. A posição geográfica dos estados da região
ORIENTE MÉDIO.
O Continente Asiático.
Pág. 116 a 133 CONTINENTE ASIÁTICO  Prof.º Fylipe Alves.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
CLIMA DA ÁSIA E DA OCEANIA
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
CONTINENTE ASIÁTICO..
Os principais climas e formações vegetais
Revisão 2ª trimestre 6º ano.
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
Geografia Revisão.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
Profª Vivian Pretti Geografia - Aspectos Físicos -
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
Os principais climas.
Um continente de contrastes. Revisão de conteúdos
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO 9ºANO

DIVERSIDADES Caracterizada pala pluralidade cultural e histórico de grandes civilizações. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS? Sínica, Hindu, Islâmica. Apresenta pluralidade no aspecto socioeconômico e nas paisagens, sendo dividida em 6 regiões.

REGIÕES ASIÁTICAS Ásia Setentrional Ásia Central Ásia Meridional Oriente Médio Sudeste Asiático Extremo Oriente

Ásia Setentrional A palavra setentrional está relacionada ao norte, portanto é fácil de se entender, que esta porção da Ásia é a porção Norte. Essa região localiza-se na Zona Glacial Ártica e nela encontra-se as terras da Rússia. Os climas predominantes são o polar e subpolar com temperaturas que podem chegar aos 50° negativos.

VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA A vegetação se adapta a essas condições sendo, a predominante a taiga e tundra. Os rios mantém-se congelados durante o inverno, mais devido a sua extensão são utilizados para geração de energia.

SIBÉRIA

SUDESTE ASIÁTICO Constituída por penínsulas, a da INDOCHINA, e a MALASIA, além do arquipélago da INSULÍNDIA,onde há uma grande incidência de vulcões e terremotos.

Economia O sudeste Asiático tem apresentado países com grande crescimento econômico, impulsionado por transnacionais, que buscaram mão-de-obra barata, porém especializada.

ÁSIA CENTRAL Composta por cinco países, nos quais predominam a população eslava de origem turca, majoritariamente MULÇULMANA.

Dificuldades Marcada por conflitos entre etnias , principalmente pela relação comercial com a Rússia, que são agravados pelas condições de clima desfavorável para a agricultura, falta de estrutura, instabilidades políticas.

ORIENTE MÉDIO Conhecida por ser a região asiática que compreende os países de maioria árabe mulçumana. Mais que convivem com populações islâmica ( Irã e Afeganistão) e Israel e Turquia com maioria judaica.

ZONA DE CONFLITOS Qual o real motivo?

Geografia física Constituídos por planaltos cercado de montanhas. No inteiros a planície da Mesopotâmia, região histórica conhecida por se situar entre os rios TIGRE e EUFRATES.

Um contraste no deserto

Localização dos rios

Continente asiático As principais a civilizações asiáticas podem ser divididas em três: HINDU (Índia) INSLÂMICA (oriente médio) SÍNICA (China, Mongólia, Coréia do norte e do Sul,Taiwan e Sudeste Asiático)

População Ásia apresenta diversidades culturais e demográficas. O grande número de habitantes faz com que alguns países adotem políticas oficiais de controle de natalidade, como 1 filho por casal. Áreas de conflitos em busca de água ou de riquezas são frequentes, como na Faixa de Gaza e na região da Caxemira.

Religiosidade A questão mais polêmica a respeito de religiosidade na Ásia é a que evolve o Islamismo. O Islamismo divide-se em várias correntes, sendo as mais conhecidas a SUNITA e a XIITA.

Na corrente SUNITA, separa-se a política da religião, e seus seguidores defendem um conjuntos de preceitos baseados em Maomé. A corrente XIITA, é mais radical, segue os preceitos de Ali , que são as bases do FUNDAMENTALISMO ISLAMICO. E a política deve-se fundamentar na religião, e disso deriva a defesa do Estado teocrático.