Linguagem, tecnologias e cidade Biblioteca Virtual das Ciências da Linguagem no Brasil  bvCLB 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Soluções para todos os segmentos
Advertisements

Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Propriedades de Documentos
DICIONÁRIOS PARA O FUTURO TRADUTOR Susana de Azeredo (Mestre em Letras pela UFRGS – colaboradora voluntária) Siane Simioni (Bolsista FAPERGS – acadêmica.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Normas para publicação de trabalhos científicos
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Livros Eletrônicos disponíveis no Portal de Serviços do SIBi/USP.
Livros Eletrônicos disponíveis no Portal de Serviços do SIBi/USP.
Portal de Periódicos CAPES
Técnicas da Comunicação Científica
A Educação Mediada pela Tecnologia
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Referências Bibliográficas.
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Biblioteca George Alexander Portal de Periódicos da Capes.
10 dicas para aproveitar o máximo a plataforma HINARI.
Como iniciar uma pesquisa
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Metodologia Científica
TUTORIAL. Acervo digital de obras de referência (dicionários e enciclopédias) com acesso ao texto completo e busca textual. Contempla diversas áreas do.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Uma metodologia para publicação eletrônica
AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET: CRITÉRIOS DE QUALIDADE
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tutorial Domínio Público
OAIster. A OAIster disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas.
Apresentação. Sociedade da informação no Brasil Do que se trata A informática e a indústria eletrônica passaram a ocupar lugar central no processo de.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Pesquisa Científica na Internet
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Trabalho nas regras ABNT
Métodos e técnicas para leitura
GUIA DO PELL / PMLL Galeno Amorim. GUIA PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
PERSISTÊNCIA HISTÓRICA DE DADOS Quadro cognitivo V. 3.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Seminário de Pesquisa Aula 3.
Introdução a Engenharia Elétrica
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Resumo.
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Por que o jornal na escola?
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Tendo em vista a necessidade de produção de trabalhos tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, precisamos saber o básico para que possamos produzir trabalhos.
FICHAMENTO.
AUTOR 1, ORIENTADOR 2, (ARIAL 14 pt)
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Leitura e Documentação
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
MEDICALIZAÇÃO DA VIDA 1. 2 E TAPAS DO PROCEDIMENTO DE PESQUISA R AYMOND Q UIVY E L UC V AN C AMPENHOUDT 3.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

Linguagem, tecnologias e cidade Biblioteca Virtual das Ciências da Linguagem no Brasil  bvCLB 

Revoluções tecnológicas: Escrita (3.000 antes de nossa Era) Gramatização (Século XVI) Informatização (Século XX)

Escrita Relação escrita – conhecimento científico

Gramatização “processo que conduz a descrever e instrumentar uma língua na base de duas tecnologias, que são ainda hoje os pilares de nosso saber metalingüístico: a gramática e o dicionário” (Auroux, S. A Revolução Tecnológica da Gramatização. 1992)

Informatização Tratamento eletrônico da informação apresentada em linguagem natural

Acordo de Cooperação Internacional Departamento de Línguas Eslavas Centre de recherche en histoire et epistémologie comparée de la linguistique d’Europe centrale et orientale – CRECLECO (Processos 01-P-28130/2004 e 01-P-28144/2004)

Projeto Relações das Ciências da Linguagem na Europa do Leste e na América Latina, com Especial Interesse no Brasil: Transformações das noções científicas ao circularem de um espaço para o outro (Europa / A.L.) Relação com Programa História das Idéias Lingüísticas no Brasil - HIL

Características da bvCLB Página “em espelho” com a Universidade de Lausanne (textos de referência para a lingüística eslava):  Palavras-chaves em quatro línguas: português, russo, inglês, francês  Resumos em duas línguas: língua original (português/russo) e inglês

Objetivos da bvCLB Elaborar instrumento que pelo formato sustente a pesquisa comparativa (mecanismos de navegação articulados e multilíngües) Tornar disponíveis e de fácil acesso textos importantes e muitas vezes mal conhecidos para a história das ciências da linguagem Construir conteúdos para a internet sustentados em pesquisas de qualidade que atenda as necessidades da pesquisa especializada e dos programas de formação do ensino médio, inclusive de educação à distância

Situação atual Construção da página eletrônica Construção do banco de dados Pesquisas relacionadas à página eletrônica e ao banco de dados Apoio da Unicamp (FAEPEX e SAE – Programas PAPI e Bolsa-trabalho)

Construção da página eletrônica Identidade visual Estrutura Critérios de navegação Inserção dos arquivos

Pesquisas para construção da página e do banco de dados: Elaboração das fichas das obras (português/inglês): Autor, título, tipo de obra, primeira edição, reedições, edição(ções) digitalizada(s), sumário, situação da obra na história da lingüística (posição do autor, interesse geral para a história da lingüística, interesses específicos), bibliografia crítica Elaboração das palavras-chaves (português, russo, inglês, francês) Pesquisa iconográfica sobre obras, autores e instituições envolvidas Levantamento de bibliotecas digitais e outras páginas eletrônicas afins

Construção do banco de dados Versão facsimilar para consulta e navegação rápida (.jpeg) Versão texto para consulta e buscas detalhadas (.pdf)

Etapas: 01 – digitalização em.jpeg 02 – separação e numeração dos arquivos 03 - OCR 04 - OCR 1ª correção 05 - OCR 2ª correção 06 - OCR 3ª correção 07 - OCR formatação final 08 – versão final.pdf (texto) 09 – versão final.jpeg (imagem)