1º Seminário Faced/Ufba.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização dos números inteiros na reta real
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
A aula.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Tecnologias no Ensino Marcos Alexandre Barros
PRC Bruno Correa.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Às vezes, nos perguntamos por que nossos amigos encaminham " s" sem escrever uma só palavra de ordem pessoal, só dão "replay". 
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Evolução da telefonia móvel
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Vírus Todos os s mostrados nessa apresentação são reais e foram recebidos, qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico está sujeita a receber.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Podemos fazer a diferença...
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
TORNE-SE UM ALUNO BRILHANTE
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
AGENDA ESCOLAR.
Por que Twitter? Todo dia, milhões de usuários criam, descobrem e compartilham idéias no Twitter Além disso, os usuários acham interessante se conectar.
Formatação: Celinha Neme Um viajante caminhava pelas margens de um grande lago de águas cristalinas e imaginava uma forma de chegar até o outro lado,
Agenda, otimize seu atendimento tornando-o rápido e inteligente
Cursista: Alexandra Maria Fiumari da Silva Rodrigues
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Emitindo seu Certificado Digital e-CPF | e-CNPJ | NF-e.
FORMADORA: Isabel Pires CURSO: EFA NS TÉCNICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS
OPERAÇÕES COM MONÔMIOS E POLINÔMIOS
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
A designação Telefone celular, ou simplesmente "celular" (plural celulares), é a designação utilizada no Brasil. Este termo deriva da topologia de uma.
Você é importante para mim!!!!
Diário e Blog.
Outubro 2011.
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Vídeos.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NÚMEROS Parte 1 Antonio Carlos Brolezzi www
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
"Não sei...  se a vida é curta ou longa demais pra nós,  mas sei que nada do que vivemos tem sentido,  se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
Automação de Escritório II Excel
SITE ENVIE ENQUETES E PESQUISAS PARA NÓS.
REDES DE COMPUTADORES II
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
O INÍCIO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO por: André Aparecido da Silva Disponível em:
O uso do celular na escola
1. Use títulos objetivos Os títulos do seus posts são os principais itens que farão seu blog aparecer mais no Google, então capriche neles! ;D Evite títulos.
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Transcrição da apresentação:

1º Seminário Faced/Ufba

Jaqueline Nogueira Ferreira Apresentando Jaqueline Nogueira Ferreira Com o tema O celular no ambiente escolar.

O surgimento do celular Há meio século, precisamente no dia 16 de outubro de 1956, era criado o primeiro celular, aquela época conhecido como sistema automático de telefonia móvel ou MTA como ficou conhecido. O equipamento, inventado pela Ericsson, era bem diferente dos pequenos aparelhos portáteis de hoje, ainda que com a mesma funcionalidade. De início, a telefonia móvel era sinônimo de comunicação por meio de rádios , operando na faixa dos 160MHz, instalados em automóveis, barcos, etc. O aparelho MTA pesava nada mais, nada menos que 40 kilos. Hoje a comunicação móvel faz parte do cotidiano de quase um terço da população mundial, sendo que 2 bilhões já conectados

No Brasil O primeiro celular lançado aqui no país, em 1990, foi o Motorola PT-550 (acima), vendido inicialmente no Rio de Janeiro e logo depois em São Paulo. O aparelho já era um pouco mais compacto.

Celulares antigos e novos

O uso pedagógico do telefone móvel Como pode ser a utilização do celular na escola. Se você em algum momento faz cálculos em suas aulas e solicita que os alunos os façam, e a menos que por alguma boa razão eles devam fazer esses cálculos com algoritmos específicos e usando papel e lápis, então considere fortemente a possibilidade de usar os celulares como calculadoras. Além disso, se você é professor de matemática e quer ensinar seus alunos como resolver expressões aritméticas obedecendo as regras de precedência de operadores, considere que o uso de calculadoras, e portanto celulares, consiste em um método bastante eficaz de fazê-lo, pois as máquinas seguem a ordem que nós determinamos para as operações; o telefone celular é uma calculadora também;

Se você marca datas de provas, entregas de trabalho ou outras datas que considera importante que os alunos se lembrem, peça-lhes que anotem essas datas. Não no caderno, mas sim na agenda do celular! Eles andam com o celular no bolso o tempo todo e só estão perto do caderno quando estão na escola, confere? O telefone celular é uma agenda que tem até mecanismo de alerta; Já é possível criar um serviço de envio de mensagens de aviso por e-mail ou via torpedos. Pelo celular é possível receber atualizações de sites, blogs e até mesmo de mensagens do Twitter, bem como fazer o caminho oposto. Se quiser dar um passo adiante você pode criar um serviço desses e disponibilizar para seus alunos; o telefone celular também é um serviço de leitura de notícias e de publicação de notícias;

Os celulares atuais gravam sons, imagens (fotos) e ambos (filmes) Os celulares atuais gravam sons, imagens (fotos) e ambos (filmes). Todos esses recursos servem para “registro”. Permita, e mesmo incentive, que seus alunos fotografem sua lousa ao invés de copiá-la no caderno. Isso lhes permite prestar atenção em você, enquanto você fala e escreve, ao invés de repartirem a atenção entre o que você diz e o que eles estão copiando nos cadernos. O mesmo vale para as suas explicações importantes que podem ser gravadas como sons ou como filmes. Imagine o quanto é mais interessante para o aluno “assisti-lo” ou mesmo “ouvi-lo” na hora de estudar do que apenas conferir anotações, nem sempre fiéis, feitas nos cadernos! Use, você mesmo, esses recursos para registrar atividades feitas com os alunos; o telefone celular é uma câmera fotográfica digital, uma filmadora digital e um rádio-gravador digital;

Referência http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/

obrigada!