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Transcrição da apresentação:

Objetivos

Histórico: Microsoft x Dispositivos Móveis

Presente e Futuro

Conjunto consistente de recursos de hardware definidos pela Microsoft Mínimo de 4 Pontos de Toque Sensores de GPS, Acelerômetro, Luz e Proximidade Câmera de no mínimo 5MP 256 MB de Memória GPU compatível com Directx 9 CPU de 1Ghz Botões padronizados Plataforma Consistente Windows Phone Hardware Elementos Comuns de Hardware Foco na Qualidade

JOGOS (e aplicações) APLICAÇÕES (e jogos) Fazer uso do XAML Criação de aplicativos visualmente ricos Uso de HTML/Javascript. Tecnologia madura, robusta, amplamente implantada

Windows Phone Para Desenvolvedores

Common Base Class Library Collections ComponentModel Configuration Diagnostics Reflection IO Security Threading Runtime Resources Globalization Text Location Net ServiceModel Linq Application Object Silverlight Presentation and Media XNA Frameworks for Games Windows Phone Frameworks Navigation Shapes Markup Media Controls Drawing IsolatedStorage Audio Media Graphics Input Drawing GamerServices Content PhoneApplicationPag e PushNotification WebBrowserControl Sensors PhoneApplicationFram e Camera Device Integration Launchers & Choosers Windows Phone Controls MultiTaskin g Structured Data Silverlight 4.0 Silverlight 4.0 Silverlight Integration Sockets

XNA Framework Criando Jogos Framework de desenvolvimento de jogos em.net C#/VB.NET,.NET e Visual Studio Foco no jogo, e não na plataforma Grande facilidade no desenvolvimento Multi plataforma (Windows, XBox360, Windows Phone 7)

Desenvolvim ento para Windows Phone 7 APIs Simplificada Integrado ao Visual Studio 2010 Suporte a recursos de Audio Novos efeitos configuráveis

Microsoft XNA Game Studio 4.0 Microsoft XNA Game Studio 4.0 Windows Phone Extensions Microsoft XNA Framework Redistributable 4.0 Windows Phone Emulator Microsoft Phone 7 Add-Inn for Visual Studio 2010 Microsoft Windows Phone 7 Developer Resources Baixe as ferramentas Estude

Framework XNA projetado para ser multiplataforma Redução de Tempo para aprender Projeto de sincronização entre plataformas

= = Desenvolver Games é Igual para todas plataformas? Windows

!= != Não Windows

Anatomina de Um Game XNA

INICIO Load Content Update Draw INICIO Load Content

Inicializar todos os recursos Carrega as texturas, modelos, scripts etc Executa repetidamente o jogo: Atualiza o mundo do jogo Lê as açoes do usuário e atualiza o estado e a posição dos elementos de jogo Desenhar o mundo do jogo processa os elementos do jogo na console

Nosso Game - Zorgonoid

Principal classeReúne e organiza todos os objetos básicos do jogoGerencia os métodos em loopCria a estrutura elementar do seu jogoCria a janela do jogo Microsoft XNA: Desenvolvimento de Jogos Célula Acadêmica Sophos

Public class Zorgonoid Inherits Microsoft.Xna.Framework.Game Protected Overrides Sub LoadContent() … End Sub protected override void Update(ByBal gameTime As GameTime) … End Sub protected override void Draw(ByVal gameTime As GameTime) … End Sub End Class

XNA fornece um tipo de Texture2D que contém uma textura 2D (flat) a ser desenhado no visor As classes do jogo precisa conter uma variável para armazenar a textura de bola que será desenhada quando o jogo é executado Esta variável será compartilhada por todos os métodos no jogo ' Texturas Private fundo as Texture2D Private jogador as Texture2D

LoadContent é chamado quando o jogo é iniciadoAqui é inserido o código que carrega os recursos para o jogoO conteúdo inclui imagens, sons, modelos etc. protected overrides Sub LoadContent() ' Cria um SpriteBatch, que pode ser usado para ' desenhar as texturas. spriteBatch = new SpriteBatch(GraphicsDevice) fundo = Content.Load(Of Texture2D)("fundo") jogador = Content.Load(Of Texture2D)("jogador") End Sub

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Podemos adicionar um retangulo para gerenciar a posição da bola na tela Inicializaremos esse retangulo no LoadContent // Game World Texture2D regiaoJogador; Rectangle regiaoBola;

O método Draw é chamado repetidamente quando um jogo XNA é executando Ele tem o trabalho de desenhar o que será exibido na tela Um novo projeto de jogo XNA contém um método Draw que limpa a tela para CornflowerBlue Devemos adicionar o nosso próprio código para desenhar a bola protected override void Draw(GameTime gameTime) { GraphicsDevice.Clear(Color.CornflowerBlue); base.Draw(gameTime); }

A chamada para o método Begin diz ao SpriteBatch para começar uma montagem de um novo conjunto de operações de desenho A chamada para o método End diz ao SpriteBatch que não existe mais operações e faz com que o processamento seja realizado protected override void Draw(GameTime gameTime) { GraphicsDevice.Clear(Color.CornflowerBlue); spriteBatch.Begin(); // Code that uses spriteBatch to draw the display spriteBatch.End(); base.Draw(gameTime); }

O método Update é chamado automaticamente 30 vezes por segundo quando um jogo estiver em execução Ele é responsável por gerenciar o "mundo do jogo" Em um jogo pingpong isso significa atualizar as posições da raquete e da bola e verificar as colisões protected override void Update(GameTime gameTime) { // TODO: Add your update logic here base.Update(gameTime); }

WPH201 Entendendo a plataforma dev do Windows Phone WPH301 Ciclo de Vida e Performance de aplicações no WP7 WPH401 Acesso a base de dados (local DB) no Windows Phone 7 WPH307 Multi-tasking no Windows Phone 7

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