Grupo de Apoio: Colostomizados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
O TRABALHO DO CIRURGIÃO
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
UNIVERSIDADE DA HEMOFILIA
Atuação do Psicólogo em Hospitais
Qualidade de vida no Trabalho
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Indicadores de qualidade na assistência ao paciente grave: como utilizarmos e quais os benefícios Prof. Fernando Ramos Gonçalves – Msc Enfermeiro Intensivista.
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
Manual do Cuidador.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Diretoria técnica Aldeia da Esperança
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Processo de Enfermagem para pacientes cirúrgicos
POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Paciente Terminal e o Tratamento
COORDENAÇÃO DE SAÚDE PROFISSIONAIS:
Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC)
Atuação da Psicóloga no CAPS II do Município de São José/SC
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
HOSPITALIZAÇÃO Profª. Enfª. Paula.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
ESTOMIAS: APRENDER PARA MELHORAR O CUIDAR INTERVENÇÃO EDUCATIVA
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
INTRODUÇÃO A interdisciplinaridade na atividade de Monitoria concilia os conceitos pertencentes aos componentes curriculares da Farmacologia em âmbito.
Enfermagem em Trauma e Emergência
Universidade Federal do Rio e Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira Residência Médica 2010.
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
A SAÚDE MENTAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA NA DESCOBERTA DO DIAGNÓSTICO
IRRIGAÇÃO DA COLOSTOMIA: COMO SE FAZ E QUANDO SE INDICA?
C.A.I.S.M. DA ÁGUA FUNDA GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE I
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFª. L ÉDICE L. O LIVEIRA ESTUDOS DISCIPLINARES INSTRUÇÕES IMPORTANTES.
Organograma SRH SRH DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL - DAPE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - DIDEP ASSESSORIA.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
Método de Tratamento Abordagem Auto-explicativa
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Dayse Carvalho do Nascimento
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Qualidades importantes do profissional Geriatra Competência clínica em práticas de Enfermagem Básica Conhecimento das alterações físicas e psicossociais.
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
NASF de Bela Vista do Toldo
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto
Período Trans-Operatório
O que o Cardiologista não Deve Fazer ou Recomendar ao Indicar Tratamento Clínico ou Cirúrgico.
Psicologia e Instituições de Saúde 8º. Período Profa. Telma.
Transcrição da apresentação:

Grupo de Apoio: Colostomizados Annelise Oliveira Caroline Mundim Fernanda Menegasso Juliana Martins Roberta Amélia Roberta Barbuio Vanessa Duarte

Introdução Ostomia: grego – boca. Intervenção cirúrgica, cujo objetivo é criar uma comunicação entre órgãos ou vísceras com o meio externo Colostomia: abertura feita cirurgicamente no abdômen, onde se exterioriza parte do intestino, através de um orifício . Desvio do conteúdo do intestino (gases e fezes) para uma bolsa externa.

Pode ser temporário ou definitivo Consistência das fezes varia de acordo com a porção do intestino onde a cirurgia for realizada.

Este procedimento geralmente é um fator que pode desencadear sentimentos conflituosos e preocupantes, que abarcam aspectos não só fisiológicos, mas psicológicos e sociais (INCA 2003).

Segundo o Departamento de Psiquiatria Unifesp/epm (2000), o paciente submetido a este tipo de intervenção cirúrgica, enfrenta várias modificações no seu dia-a-dia, as quais ocorrem não só no nível fisiológico, mas também no nível psicológico, emocional e social Está intimamente relacionado ao sofrimento, a dor, a deteriorização, incertezas quanto ao futuro, mitos relacionados a ele, medo da rejeição, entre outros.

Grupo Prestará atendimento individualizado e coletivo para pessoas portadoras de colostomia Objetivando auxiliar as mesmas, promovendo a troca de informações, além de criar um ambiente para a troca de vivências e iniciativas, visando o bem estar físico, social e mental do ostomizado.

Serão realizadas atividades de orientação para: auto-cuidado identificação acompanhamento de complicações orientações quanto à dispensação de bolsas orientações para se manter a qualidade de vida, sanar dúvidas suporte psicológico e nutricional.

O grupo manterá uma base de dados epidemiológicos dos pacientes. O coordenador do grupo será responsável também por atividades de suporte administrativo, tais como: controle de estoque especificação de materiais previsão de compras elaboração de impressos. O grupo manterá uma base de dados epidemiológicos dos pacientes.

Objetivo Promover assistência ao paciente no pré operatório, pós operatório imediato e tardio, promovendo um aporte biopsicosocial.

Justificativa A importância da implementação desse grupo consiste em responder as demandas dos pacientes na busca da melhor assistência, por meio do aperfeiçoamento do atendimento, estimulando: Ressocialização Retorno às atividades laborativas e do cotidiano Adequação do equipamento para tornar possível a retomada da vida Aspecto afetivo e sexual buscando a melhor qualidade de vida dos pacientes usuários de bolsa de colostomia, visto que pacientes colostomizados, sem preparos psicológicos, possuem mais tendências em desenvolver problemas psíquicos que afetam o físico.

Enfocaremos assuntos como: O que é uma colostomia Cuidados e maneiras de uso Higienização Alimentações adequadas Prevenção de lesões na pele periestoma; que são fundamentais para o melhor uso e adaptação às colostomias.

Metodologia Destina-se apenas aos pacientes portadores de colostomias e cuidadores de pacientes colostomizados com déficit de auto cuidado. O grupo manterá reuniões semanais em uma sala de aula no Hospital das Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU – UFU), com duração de uma hora.

O grupo é divido em 2 subgrupos: * Grupo pré-operatório * Grupo pós-operatório As reuniões ocorrerão em dias diferentes para cada um dos subgrupos.

Todos os participantes do grupo, deverão preencher uma ficha de inscrição no grupo, com dados pessoais, para ser feito uma base de dados epidemiológicos dos pacientes. Será realizado atendimento para pacientes pré cirúrgicos e pós cirúrgicos imediato e tardio.

O coordenador será um enfermeiro, com capacidades técnicas especializadas para cuidar desse pacientes.

Temas Abordados Para pacientes pré operatório: Preparo físico e emocional Avaliar suas habilidades para o auto cuidado Ajudá-lo na reintegração social Orientá-lo sobre o que é o estoma e a sua finalidade no tratamento Informá-lo como e onde adquirir o material Relato de pacientes já ostomizados que vivem normalmente Alivio da ansiedade no pré operatório Esclarecer o procedimento cirúrgico e seus efeitos

Para pacientes pós-operatório: Higienização e o manuseio da colostomia Remoção e aplicação do dispositivo de colostomia Nutrição, informando os tipos de alimentos que devem ser ingerido e evitados e a preferência dos horários da alimentação Possíveis sinais de lesões e maneiras de evitá-las e tratá-las. Cuidados gerais com o estoma Relato de pacientes já ostomizados que vivem normalmente Discutir questões de sexualidade Alivio da ansiedade no pós operatório Melhorando e aceitando a nova imagem corporal

Recursos Equipe multidisciplinar: psicólogo, enfermeiro, estomaterapeuta, assistente social e médico. Participarão das reuniões, promovendo palestras, discussão de temas, sanando dúvidas, proporcionando ao paciente um apoio geral no âmbito bio-psico e social.

Sala contém cadeiras, mesa, datashow, e tela, TV, computador com DVD Panfletos explicativos com diversos assuntos como: Alimentação adequada ao colostomizado, resposta às dúvidas freqüentes dos colostomizados, como evitar e tratar lesões periestoma, como manusear a colostomia, higienização, o que é colostomia, como é realizado a cirurgia Tais panfletos serão distribuídos para pacientes e familiares de acordo com os assuntos abordados no dia.

Todas as atividades que serão realizadas, terão como objetivo apoiar os pacientes em relação a autocuidados, recursos disponíveis na comunidade, alimentação, vida social e apoio psicológico.

Referência Bibliográfica Spencer Ferreira. Portal Ostomizados. 2007. Disponível em: http://www.ostomizados.com/. Biblioteca médica – Bibliomed. Disponível em: http://www.bibliomed.com.br/. Wikipédia (Brasil). Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colostomia. INCA – Instituto Nacional do Câncer. Ministério da Saúde. 2003. Disponível em: http://www.inca.gov.br/index.asp

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." Anatole France

OBRIGADO!