Escola Básica e Secundária da Povoação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ENERGIA A ENERGIA existe em nós próprios e em tudo o que nos rodeia, pelo que não é possível viver sem a sua presença. Por ex.: num moinho a vento, num.
Os Transportes Inicialmente, e durante muitos séculos, o Homem deslocava-se a pé ou a cavalo. Esta situação só se alterou no séc. XVIII, com a Revolução.
MEIO DE TRANSPORTE NOME:MARIELLI 7anoB
C.3 - Portugal na Segunda Metade do Século XIX (1ª Parte)
Os Meios de Transporte.
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
A circulação e os transportes
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Por :Natania Nogueira Professora de História
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Século XIX Educação Nacional.
A família real portuguesa
Recursos Minerais.
Centenário da República
Prof. J. António Sousa Maio 2008
3.1. Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Uma aula de introdução à História
ESTRADA DE FERRO UNIÃO DA VITORIA – SÃO FRANCISCO DO SUL.
A Regeneração Linhas de força e desenvolvimento da nova situação – o modelo europeu 2013 /01/16.
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
Aula n.º 29 Portugal na 2.ª Metade do século XIX - Transportes e comunicações - Os movimentos da população.
Os romanos.
Estabilidade e Fomento material – as comunicações (continuação) As Linhas de Força da Política da Regeneração /05 /30.
A economia da Regeneração
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A competitividade dos diferentes
A Circulação da Mercadoria
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Globalização.
Gestão dos Transportes
Com o começo da domesticação em animais, possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga. Com a invenção da roda, surgiram.
Historia da navegação marítima: comércio
Globalização O processo de Globalização pode ser entendido como o conjunto de transformações no planeta que levaram a uma maior interdependência política,
Ana Laura Diniz Danielle Lobão Mariana Brandino Najla Nascimento
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
Evolução Industrial.
INFORMÁTICA.
Aula Multimídia.
EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.
Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A partir do século XVIII
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
A Expansão Portuguesa.
a expansão da revolução industrial
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Rua Circular à Escola Secundária.
História e Geografia de Portugal Prof. Maria Isabel Andrade Monteiro
Emigração E Cultura no sec. XIX.
Europa Ocidental – Revolução Industrial
Etapa 2 – A devastação da Mata Atlântica
Os recursos naturais e as inovações tecnológicas
A indústria.
A INDÚSTRIA Conservas : peixe e frutas. Têxteis : com a lã, o linho e o algodão fazem-se tecidos e roupa. Lacticínios : derivados do leite : queijo, iogurtes,
A MODERNIZAÇÃO DA INDUSTRIA NA 2º METADE DO SÉCULO XIX HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL.
As lições do Professor Quinquinhas. 4’ e 8,5’’ Porquê?
A escravatura.
O IMPÉRIO PORTUGUÊS NO SÉCULO XVII E XVIII
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
MODOS DE TRANSPORTE Terrestres AquáticosAéreos Rodoviário FerroviárioMarítimo e FluvialAéreo LigeirosPesados.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
A evolução dos Meios de Transporte
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino
Transcrição da apresentação:

Escola Básica e Secundária da Povoação H.G.P

Transportes e Comunicações 2ª metade do séc.XIX No início do séc.XIX, as estradas eram poucas e más e os transportes eram tão antiquados que, por exemplo, uma viagem de Lisboa ao Porto, que hoje se faz em cerca de 3 h de carro ou de comboio, demorava na época, em transportes puxados por cavalos cerca de sete dias.

Na 2ª metade do séc.XIX o governo português iniciou a construção de estradas, pontes, caminhos-de-ferro e túneis e modernizou os transportes. Fontes Pereira de Melo ministro de D.Maria II, de D.Pedro V e de D.Luís I aplicou a Portugal as inovações já utilizadas noutros países europeus.

A Introdução da máquina a vapor nos transportes O comboio era puxado por uma locomotiva a vapor, a esta seguia-se um vagão que transportava carvão para alimentar a máquina. Vinham depois as carruagens de passageiros e de mercadorias

Uma viagem do Porto a Braga que demorava 6 horas de mala posta, (diligência que transportava o correio e alguns passageiros) de comboio passou a fazer-se em 2horas 22min. A rede de caminhos - de - ferro foi-se alastrando pelo País existindo já no final do século cerca de 2000 km de caminho-de-ferro.

OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO - Os correios foram remodelados, surgindo o primeiro selo adesivo e o bilhete postal, os primeiros marcos postais, os primeiros telégrafos e, em 1882, a rede de telefones de Lisboa.

Os transportes marítimos beneficiaram igualmente de melhoramentos, não só com a aplicação da máquina a vapor aos barcos, mas também com a construção de portos e de faróis ao longo da costa para orientar a navegação.

-No final do século, o automóvel começou a circular em Portugal, utilizando o petróleo como fonte de energia. -Os novos meios de transporte e comunicações trouxeram muitas alterações na forma de viver, pensar e comunicar.

Passou-se a viajar de uma maneira mais rápida, cómoda e fácil. Houve maior circulação de novas ideias, hábitos e informações. Graças ao comboio houve uma maior deslocação de mercadorias e muitas regiões puderem escoar os seus produtos para outras zonas, originando grande desenvolvimento da agricultura, indústria e comércio.

Trabalho Elaborado por : Rafael F. nº14 André A. nº2 Serafim C. nº18

Professora Elsa Gouveia

FIM