Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Advertisements

INTRODUÇÃO SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL.
PARTICIPAÇÃO POPULAR E PODER PÚBLICO.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
A segregação socioespacial e a exclusão social
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Organização Territorial da Indústria no Brasil
Regiões do Brasil.
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
A geografia e a compreensão do mundo
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Os lugares que formam o mundo
Conferência das Cidades Mato Grosso
Correção da Prova 4° Bimestre.
Urbanização Brasileira
O Mundo Urbano Brasileiro
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
M U N I C P O s.
O processo de urbanização cap. 27
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Conferência das Cidades Mato Grosso
Urbanização brasileira Aula ª série
Prof. Jeferson C. de Souza
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
REGIÃO CENTRO OESTE.
Histórico e Hierarquias urbanas
Capítulo 22 – Os países emergentes
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Comunicação de Máquinas CNC
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
Urbanização Brasileira
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
ESPAÇO INDUSTRIAL A Indústria brasileira: Está concentrada na região sudeste (SP). Em 2º lugar, está o RS (produção industrial) No decorrer do século XX:
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Região Sudeste Cap. 34.
Geografia Urbana Belo Horizonte
Governança Metropolitana no Canadá Peter Boothroyd, Prof. Emeritus, UBC 15 de Abril 2008.
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
Capítulo 14 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
Os problemas sociais das cidades brasileiras
GEOGRAFIA – 5º Ano Região Sudeste.
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
Formação do Território Brasileiro
Urbanização mundial e brasileira
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE BETIM
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Rede Urbana.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Urbanização Processo que provoca um crescimento da população urbana e das manchas urbanas. Causas da urbanização no Brasil: –Êxodo rural –Industrialização.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Urbanização Brasileira
Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES.
Urbanização.
Rússia e Europa Oriental
Geografia Rede SESI de Educação.
População mundial: cidades e consumo
Transcrição da apresentação:

Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa a política denominada “Nova Industrialização Mineira” que cria uma série de Distritos industriais na Região Metropolitana. Betim recebe o maior volume de investimentos e torna-se o segundo polo industrial do país.

As principais indústrias que vieram foram a FIAT, FMB, Krupp, além de algumas de autopeças. A década de 1980 foi marcada por uma profunda recessão econômica que provocou a desativação da Krupp de Betim. O município foi marcado pela inversão econômica, saindo de uma economia agrapecuária para uma industrialização multinacional.

A cidade enfrentou uma explosão demográfica, saiu de habitantes, em 1970, para em A taxa de crescimento em 80 foi de 8,33%. O crescimento populacional e urbano desordenado e rápido, por imigração, deu origem a muitas vilas e favelas, hoje conhecidas também por aglomerados, na região leste do município. A população de melhor poder aquisitivo ocupou bairros em torno do centro, principalmente em direção ao norte.

A cidade não foi preparada para receber o fluxo migratório que chegou de diversos lugares do país. Apenas um projeto de urbanização, na década de 1970 foi implementado pelo estado (CURA), que beneficiou o centro e a Região Norte. A partir desse momento histórico a cidade passa a ser dual, isto é, surge uma nova Betim do imigrante, do morador metropolitano que reconhece como centro Belo Horizonte e Contagem.

A metropolização ocorreu, também, em relação aos problemas sociais, econômicos, de infraestutura urbana e prestação de serviços. Paralelamente surgiram os movimentos populares e sindicais, acompanhando uma tendência do país que vivia um momento de transição de uma ditadura militar para uma democracia representativa

O sindicato dos metalúrgicos e a UTE-MG foram entidades combativas que se estabeleceram na cidade,no final da década de 70. Na periferia surgiram inumeras associações de moradores que reivindicavam melhorias na infraestrura e na prestação de serviços. A política local permaneceu sob o domínio das famílias antigas da cidade que atendiam apenas o centro e os bairros do seu entorno.

A demanda de água, luz, escolas, sistema de saúde pública, infraestrutura etc, foram se acumulando por mais de uma década. No início da década de 1990 a hegemonia política da elite local foi quebrada. A eleição da prefeita Maria do Carmo, que representava o povo da periferia, garantiu um governo de inversão de prioridades que melhorou os problemas acumulados com o crescimento da cidade.

A década de 1990 foi marcada pelo atendimento de demandas da população da periferia. O sistema de saúde foi implantado com postos, UAIS e o hospital regional. A rede de ensino municipal foi ampliada com mais de 20 escolas construídas. Regiões foram atendidas com luz, água, uma rede de creches foi instalada, além de implantar infraestrutura urbana. Os movimentos sociais se enfraqueceram porque várias lideranças foram trabalhar no governo e muitas reivindicações foram atendidas.

Na década de 90 ocorreu também uma recuperação econômica mundial, foi o período do neoliberalismo mundial que reciclou o capitalismo. O modelo fordista de organização do trabalho foi substituido pelo modelo toyotista. Em Betim as mudanças foram sentidas diretamente porque a FIAT implantou o modelo toyotista provocando um aumento das indústrias na cidade. As autopeças tiveram que se deslocar para Betim em função do “Just-in-time”.

A demanda por terrenos industriais foi muito grande. O municipio criou um novo distrito industrial na região de Bandeirinha,s que permanecia rural até aquele momento. Havia várias plantações de hortaliças voltadas para o mercado consumidor de Belo Horizonte. No final da década, a linha de montagem da FIAT deixou de ser a fábrica e passou a ser a cidade que despacha caminhões com peças para os automóveis de diferentes pontos de Betim.

No final do governo da prefeita, a cidade havia incorporado a periferia nas suas políticas públicas e os movimentos separatistas do leste de Betim foram sepultados. O PT governou por mais um mandato e continuou priorizando o atendimento das demandas acumuladas da população mais pobre. A ligação interna entre os bairros do leste com o centro se concretizou nessa época. A avenida do Richo das areias ligou o centro com a via expressa passando por dentro dos bairros.

A vocação industrial como principal atividade econômica se consolidou no município no final do século XX. O planejamento estatal continuou investindo para que o eixo oeste de Belo horizonte se transformasse em um corredor industrial que se expandiu também para São Joaquim de Bicas.