Alianças Estratégicas.  Henri Fayol 1841 – 1925.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias da Administração
Advertisements

ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
Teoria Clássica da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FAYOL
Administração Organizacional
Revisão das Teorias Da Administração.
DE FAYOL A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Qualidade em Serviços de Informação
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
Administração Ciêntifica.
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Teoria clássica da administração
GESTÃO ORGANIZACIONAL
“Psicossociologia das Organizações”
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Teorias da Administração I
Abordagem Clássica da Administração
Princípios da Liderança.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR E FAYOL PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
O que é Administração? Definições:
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
Teorias da Administração
Teoria das Organizações
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração
A Teoria Administrativa
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA
Teoria Clássica Origens
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - CEAP TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Teoria Geral da Administração Capítulo 04 1º PERÍODO – AULAS 05 e 06
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Administração
Organização – conceitos introdutórios
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Disciplina: TGA I Professora: Neuma Maria Simões Alves.
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
TEORIA CLÁSSICA.
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.
Teoria Clássica da Administração. “A coisas caem para baixo, e não par cima. O leitor sabe o que lhe aconteceria se pulasse da janela. Os físicos nos.
PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA PERÍODO - 03N TURMA – 01 ARACAJU,2009 DISCIPLINA: TEORIA GERAL.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
TEORIA CLÁSSICA Autor: HENRI FAYOL – 1841 – 1925 (engº de minas);
Transcrição da apresentação:

Alianças Estratégicas

 Henri Fayol 1841 – 1925

 Henry Fayol nasceu em 1841 na Turquia e faleceu aos 84 anos na França.  Centro de estudos administrativos - Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.  Crise da indústria.  Funções predominantes no processo de departamentalização das organizações.

 - Idealizada por Henri Fayol;  -Ênfase na estrutura organizacional;  -Maior produtividade;  -Princípios semelhantes aos de Taylor;  - Consequências: Redução nos custos, maior acessibilidade aos bens de consumo, aumento de salário.

 - Planejar: Estabelecer objetivos.  - Organizar: Coordenar recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais.  - Comandar: Fazer com que os subordinados executem.  - Coordenar: Dirigir as atitudes e esforços de toda a empresa para alcançar as metas traçadas.  - Controlar: Estabelecer padrões e medidas de desempenho.

 - Funções técnicas;  -Funções comerciais;  -Funções financeiras;  -Funções de segurança;  -Funções contábeis;  -Funções administrativas;

1- Divisão do Trabalho; 2- Autoridade e Responsabilidade; 3- Disciplina; 4- Unidade de Comando; 5- Unidade de Direção; 6- Subordinação; 7- Remuneração do pessoal;

8- Centralização; 9- Hierarquia; 10- Ordem; 11- Equidade; 12- Estabilidade do Pessoal; 13- Iniciativa; 14- Espírito de Equipe (União);

 -Obsessão por comando;  -A empresa como sistema fechado;  -Manipulação dos trabalhadores;  -Inexistência de Fundamentação científica das concepções;

“Administrar significa olhar à frente.”  Henri Fayol  > Negócios & Admin.  > Henri Fayol