Hilano José Rocha de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE
Advertisements

SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Câmara Técnica de Saneamento - Conselho de Meio Ambiente Teresópolis Recomendações técnicas Plano Municipal de Saneamento Básico Plano Municipal de Saneamento.
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
E.E. ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Ciclo de vida do produto
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
Resíduos sólidos e ecossistemas terrestres
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Resíduos Sólidos Acondicionamento
Resíduos Sólidos Coleta e Transporte
Gestão das Informações Ambientais
Resíduos de Construção Civil
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Resíduos.
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Gestão dos Resíduos Sólidos
Coleta e Transporte Externo de Resíduos de Serviços de Saúde
Política Nacional de Resíduos
MEIO AMBIENTE.
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Gestão de resíduos perigosos
Resíduos Hospitalares
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Rafael, 6 D. Reciclagem Todas essas substâncias, quando depositadas em lixões e aterros, podem dificultar a decomposição dos materiais biologicamente.
Gerenciamento de resíduos sólidos
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
Plano de Gerenciamento de Resíduos
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Sistema de RSU.
Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Prof. Dra. Susane Chang Higiene Coletiva.
CIPA 2013/2014.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
Secretaria de Serviços Públicos
RESÍDUOS SÓLIDOS.
Resíduos Sólidos.
AULA 4. GERAÇÃO E COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS GESTÃO DE RESÍDUOS NA ENGENHARIA – GERE TURMA 611 Campus de Guaratinguetá Departamento de Engenharia Civil.
Gestão de Resíduos Sólidos
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Área de projecto Resíduos
Resíduos Sólidos Domiciliares
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
O lixo também faz parte da sua vida!
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH NOVEMBRO/
SHS Gestão de Resíduos Sólidos Divisão dos resíduos sólidos quanto a sua origem e periculosidade de acordo com a PNRS Prof. Associado. Valdir Schalch.
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Transcrição da apresentação:

Tecnologia e suas aplicações na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS) Hilano José Rocha de Carvalho Professor UFU e Engenheiro de Produção (mecânica)

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Acondicionamento Características (domiciliar): Peso máximo: 30kg (incluindo a carga) (Coleta manual); Fácil movimentação; Herméticos; Seguro (evitar acidentes com corte e/ou perfurações); Baixo custo; Não ruidosos (com o manejo); Facilmente esvaziáveis.

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Acondicionamento Recursos tecnológicos (exemplos): Saco plástico Contêiner plástico Contêiner metálico Caixa Dempster ou Brooks

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Coleta e transporte Recolher o lixo acondicionado; Transporte adequado, a uma possível estação de transferência, a um eventual tratamento e à disposição final (aterro).

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Coleta e transporte Recursos tecnológicos (exemplos): Coletor compactador Coletor tipo guindaste Caminhão baú sem compactação

Qual a solução ??? Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Transferência de resíduos sólidos Aumento da distância entre o ponto de coleta dos resíduos e o aterro sanitário: Atrasos no roteiro de coleta; Tempo improdutivo de guarnição de trabalhadores; Aumento do custo do transporte; Redução da produtividade dos caminhões de coleta. Qual a solução ???

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Transferência de resíduos sólidos Estações de transferência e transbordo Unidades para armazenamento temporário de resíduos. Tipos: Com transbordo direto; Com armazenamento: Compactação; Sem compactação.

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Transferência de resíduos sólidos Recursos tecnológicos (exemplos): Semi-reboque Fundo Móvel (70m3) Sem-reboque Basculante (45m3)

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Limpeza de logradouros públicos Aspectos históricos; Aspectos sanitários; Aspectos estéticos; Aspectos de segurança.

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Limpeza de logradouros públicos Recursos tecnológicos (exemplos): Varrição manual Varrição mecânica

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Recuperação de recicláveis Benefícios: Economia de matérias-primas não-renováveis; Economia de energia nos processos produtivos; Aumento da vida útil dos aterros sanitários. COLETIVA SELETIVA. Ex: Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba-MG (COPERCICLA).

Esteira transportadora Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Recuperação de recicláveis Recursos tecnológicos (exemplos): Balanças Esteira transportadora (Separação) Prensa enfardadeira (Prensagem) Elevador (Fardos)

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Tratamento de resíduos sólidos Reduzir a quantidade ou o potencial poluidor; Impedir o descarte em local (ou ambiente) inadequado ou transformá-lo em material inerte ou estável biologicamente. Tipos: Usinas de reciclagem: sem esteira e com esteira; Usinas de compostagem (decomposição biológica); Incineração.

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Tratamento de resíduos sólidos Recursos tecnológicos (exemplos):

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Disposição final de resíduos sólidos Lixão Aterro

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Disposição final de resíduos sólidos Tipos de aterros: Controlado: sem coleta e tratamento do chorume e da drenagem e queima do Biogás (até 50t/dia).

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Disposição final de resíduos sólidos Sanitário (mais indicada) Seleção de áreas; Licenciamento; Projeto executivo; Implantação.

Tecnologia e gestão de resíduos sólidos Disposição final de resíduos sólidos Recursos tecnológicos (exemplos): Trator de esteiras Caminhão basculante Retroescavadeira

OBRIGADO ! Engº Hilano José Rocha de Carvalho CREA-MG 174937D E-mail: hilanocarvalho@gmail.com Telefone: (34) 9817-3632. Centro de Engenharia para o Desenvolvimento Social (CEDS/CIEPS/CNPq)