A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements


O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
ESTE TRABALHO DEVERÁ SER VISUALIZADO COM O SOM DO COMPUTADOR LIGADO
Países Europeus e as suas Capitais
Competências e interligação
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Seremos Realmente Cidadãos Europeus?
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Alargamento Vs Aprofundamento
UNIÃO EUROPÉIA.
Cidadania e Empregabilidade
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
DIREITOS DOS CIDADÃOS EUROPEUS
União Europeia.
Docente: Pedro Moreira
Tratado de Lisboa Uma apresentação
A Construção Europeia Após a Segunda Grande Guerra Mundial
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
Fundadores da União Europeia
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
As organizações do trabalho
União Europeia.
A EUROPA DOS 28.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
1.ª questão geradora: o que é ser cidadão europeu?
O Direito Comunitário.
Trabalho elaborado por Alexandra
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
A cidadania europeia.
Trabalho realizado por: Inês Graça nº8 7ºD
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
Órgãos soberania.
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Lisboa, a 19 de Outubro.
Tratados da União Europeia
Afirmação da União Europeia no Mundo
Elaborado por: Vanessa Miguelito.
Cozinheiros Da Economia
UNIÃO EUROPÉIA.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA Sede: Luxemburgo. Tribunal de Justiça (1) Composição e Estatuto Constituído por 27 JUÍZES, um por cada estado-membro, nomeados, de.
União Européia.
União Européia.
União Europeia.
Natureza jurídica da UE
Histórico da União Européia
Desafios da União Europeia na Atualidade
A. Sumário B.Histórico do Parlamento C.Características Gerais D.Procedimentos de Tomada de Decisão no Parlamento Europeu E.As eleições europeias F.Diagnóstico.
Como funciona a União Europeia
A construção da Cidadania Europeia
União Europeia Sílvia Neto.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
Objectivo - Eliminar progressivamente os controlos das fronteiras internas e estabelecer um regime de Livre Circulação para todas as pessoas que sejam.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Componentes: Leonardo, Letícia e Rosângela.   1.1 PANORAMA HISTÓRICO.  A Europa teve que passar por uma segunda catástrofe, a Segunda Guerra Mundial.
A EUROPA DOS 27.
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. INTEGRAÇÃO DAS NOVAS ECONOMIAS DA EUROPA DO SUL Ideia de uma europa unida conduziu à formação da europa dos nove, em 1973,
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Processo de Integração da Europa Ocidental
Transcrição da apresentação:

A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice

A ideia de Europa Memorando Briand (1929)- apresentado na SDN fala-se na criação de uma União federal para evitar a guerra – aparece em má altura devido ao surgimento da Grande Depressão.

Década 40 “Nós não coligamos Estados , unimos homens” Discurso de Zurique – Winston Churchill-1946 “Nós não coligamos Estados , unimos homens”

Congresso de Haia- 1948 duas tendências 1- A vertente federalista presente no Congresso de Haia propôs a criação da chamada “Assembleia Parlamentar Europeia” 2 -O Reino Unido – propôs a criação de um órgão intergovernamental – chamado Conselho Europeu de Ministros

Conselho da Europa A criação do Conselho da Europa 1949 – afasta a integração política e a construção europeia começa pela matéria económica.

1948 – Benelux – união aduaneira

Década 50 Plano Schuman – preconizava a construção de uma federação europeia

Jean Monnet et Robert Schuman – preparando o plano

“A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto; far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto.” PLANO SHUMAN

Assinatura do Tratado de Paris-1951

1951- criação da CECA

Compte – Comunidade política europeia . CED_ Comunidade europeia de Defesa - foi criada para controlar o rearmamento alemão. Compte – Comunidade política europeia A Assembleia Nacional Francesa,em 1954, não ratificou a Compe - há um retrocesso. Perante projectos falhados houve sempre o regresso ao método sectorial

Conferência de Messina Em 1955- Conferência de Messina- os 6 países fundadores da CECA, em conferência intergovernamental, decidem a criação do mercado comum- livre circulação. Foi criado também um mercado comum sectorial de Energia atómica- CEEA –decalcado do tratado CECA

Relatório Spaak- propunha a criação de duas novas Comunidades sob a égide de uma autoridade comum – Conselho, Comissão e Assembleia que recebia a sua competência derivada dos Parlamentos nacionais.

CEE E CEEA 1957 –Tratados de Roma– CEE e CEEA, mais os tratados de funcionamento . Ao nível de órgãos há a assinalar a criação do Comité económico-Social e do órgão jurisdicional.

Assinatura dos Tratados de Roma

Década de 60 1960- Reino Unido cria a AELE ou EFTA

De Gaulle – Plano Fouchet - a “Europa das pátrias”.

1963- Pacto de Amizade (França /Alemanha) –de Gaulle e Adenauer Tratado do Eliseu

Em 1963 e 67 o Reino Unido tenta entrar nas Comunidades mas a sua adesão é vetada pela França De Gaulle –Conferência de imprensa – explicando as razões do veto

Tratado de Fusão- 1965 1967 – Há uma aproximação entre a França e a Inglaterra 1969- Cimeira de Haia – os 3 A – alargar , aprofundar e acabar

DÉCADA DE 70 1 de Janeiro de 1973 – 1º alargamento –Inglaterra , Irlanda e Dinamarca .

1974 – Cimeira de Paris Aspectos principais Ideia fundamental – cooperação política entre os Estados Membros componente política e económica – – um aspecto interessante ao nível da integração política – 1979 – eleição do PE – legitimidade democrática. dois temas mais importantes – o do emprego e o do alargamento

1977- 1º pedido de adesão de Portugal às comunidades europeias

PRIMEIRAS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU 1979

1981- a Europa dos 10

A Europa dos 12 - Portugal e Espanha

Década 80 Acto Único Europeu Revisão dos tratados de Paris e Roma -Criação do mercado interno comunitário. -Eliminação de fronteiras técnicas , físicas e fiscais -Novas políticas de coesão económica, ambiente e novas questões ao nível económico-social. - CPE- antecedente da PESC.

Década de 90 A CRIAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA Tratado de Maastricht

A CIDADANIA EUROPEIA “ É cidadão da União qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estados membros . A cidadania da União é complementar da cidadania nacional e não a substitui”.

Os direitos reconhecidos no âmbito da cidadania da União O direito de circular e permanecer livremente no território dos Estados membros O direito de eleger e ser eleito – Capacidade eleitoral activa e passiva nas eleições municipais do Estado de residência e nas eleições para o PE, nas mesmas condições em que o podem fazer os nacionais desse Estado. O direito de protecção de autoridades diplomáticas e consulares. O direito de petição ao Parlamento Europeu. O direito de queixa ao Provedor de Justiça –ele pode dizer respeito à violação do dever de boa administração, na actuação de instituições, órgãos e organismos comunitários com excepção do TPI e TJ quando actuem no exercício das suas funções. O Estatuto do Provedor de Justiça foi aprovado por decisão do PE em 9 de Março de 1994.  

ÁUSTRIA, FILÂNDIA E SUÉCIA

Tratado de Amsterdão -O que trouxe de novo? Comunitarização do 3º pilar -Parlamento europeu – mais poderes ao nível da decisão mais assuntos aprovados por maioria qualificada -cooperação reforçada

O artº 29 TUE do Tratado de Amesterdão refere a criação de um espaço de “liberdade, segurança e justiça” Eurojust só foi criada com o Tratado de Nice.

O Tratado de Amesterdão é também importante pela inclusão dos e 6 nº 1 –( o artº 6 nº 2 já existia ) em matéria de direitos fundamentais O artº 7 prevê a suspensão dos direitos dos Estados Membros .

TRATADO DE NICE Não mudou no essencial a estrutura, o mais relevante foi a adaptação das instituições, com vista ao alargamento.

CONSELHO EUROPEU A PRESIDÊNCIA DA UE

Parlamento Europeu

“A Europa não se fará sem os Estados e muito menos contra os Estados”. Jean Monnet

COMISSÃO EUROPEIA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA E TRIBUNAL DE PRIMEIRA INSTÂNCIA

Banco Central Europeu

1 de Janeiro de 2002

A EUROPA A 25

Adesão 2004

CONSTITUIÇÃO EUROPEIA?

EUROPA 27

TRATADO DE LISBOA

A ENCRUZILHADA QUE FUTURO ?