Regra da oferta do monopolista

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Transcrição da apresentação:

Regra da oferta do monopolista - Uma firma monopolista não tem uma curva de oferta, isto é, não tem uma curva que mostre uma relação estável entre preços de venda e a quantidade. - Não existe uma relação única entre o preço e a quantidade oferecida, mas um ponto de oferta para cada curva de procura que o monopolista se defronta.

Estabelecimento de preços com mark-up Mark-up" é a diferença entre custo e preço de venda de um bem. Podemos utilizar a fórmula de elasticidade para o monopolista expressar a sua política de preços. Sabemos que RMg = CMg e que RMg = p ( 1 - 1/ E)

Estabelecimento de preços com mark-up CMg = p (1 - 1/ E)  p = Cmg (1 / 1 - 1/ E) Ou seja, o preço do monopolista é obtido através da aplicação de uma margem (mark-up) sobre o custo marginal. O mark-up é dado por 1/ (1 - 1/E).

Elasticidade da procura e mark-up

Mark up - Exemplos: Lojas de Conveniência defrontam-se com uma curva de demanda menos elástica. Seus clientes são geralmente menos sensíveis a preço. A elasticidade da demanda de uma loja de conveniência é aproximadamente -5 , portanto a equação de mark up implica em preços cerca de 25% acima do custo marginal.

Mark up - Exemplos: Jeans de "grife" famosa Embora muitas empresas produzam jeans alguns consumidores estão dispostos a pagar mais por um jeans de marca famosa. Que valor a mais estariam dispostos a pagar - ou, quanto as vendas poderiam cair em reação a preços mais altos?

Ineficiência do monopólio CMg $ Em geral, o preço será mais alto e o produto menor se uma firma se comportar como um monopólio Pm pc CM D qc qm q

Ineficência do monopólio A diferença entre pm e pc é considerada a ineficiência do monopólio. O ônus do monopólio ( a diferença entre os excedentes do consumidor e do produtor) é a medida da sua ineficiência.

O ônus do monopólio p CMg pm Ônus = área B + C B pc C A D RMg Q

O ônus do monopólio A área A representa a diminuição do preço do monopolista pelo preço mais baixo A área C representa o ganho do monopolista devido às unidades extras que ele vende, devido ao preço menor A área A representa a transferência de bem-estar do monopolista para o consumidor; A área B+C revela o aumento no excedente: o valor que consumidores e produtores atribuem para a produção extra que entra no mercado em função da diminuição do preço.

O ônus do monopólio A área B + C representa o ônus do monopólio, mede a perda de bem-estar em função do estabelecimento de preço do monopólio ao invés de preço competitivo Para retirar o máximo possível de excedente do consumidor o monopolista empreende uma política de discriminação de preços.

Empresa com Múltiplas Instalações Quando a produção de muitas empresas ocorre em duas ou mais fábricas distintas, os custos operacionais podem ser diferentes e a maximização do lucro ocorre quando: O custo marginal de cada fábrica deve ser igual. O custo marginal de cada fábrica deve ser igual à receita marginal.

Empresa com Múltiplas Instalações

Discriminação de Preços O monopolista é discriminador de preços quando vende diversas unidades de seu bem a diferentes preços. a)     Discriminação de preços de 1º grau ocorre quando o monopolista consegue vender cada unidade ao preço máximo que os consumidores estão dispostos a pagar por ela. Exemplo: regateio do preço de "souvenirs" nas lojas para turistas.

Discriminação de Preços b) Discriminação de preços de 2º grau Ocorre quando o monopolista cobra um preço unitário diferente, conforme a quantidade comprada por cada consumidor. Exemplos: tarifas escalonadas por faixa de consumo cobradas por empresas prestadoras de serviços públicos (luz, água).

Discriminação de Preços c) Discriminação de preços de 3º grau ocorre quando o monopolista cobra preços diferentes de pessoas diferentes independentemente das quantidades consumidas por essas pessoas. Exemplos: descontos para aposentados em farmácias e a meia-entrada para estudantes.

Implicações da discriminação a) Sobre a distribuição de renda A discriminação de preços provoca uma redistribuição de renda em direção ao discriminador e em sentido oposto de seus fregueses. b) Sobre a eficiência A discriminação de preço é frequentemente condenada porque é sintomática de monopólio, e este é ineficiente do ponto de vista social.

Determinando preços com poder de mercado - discriminação de preços Os Cupons Os fabricantes frequentemente emitem cupons, permitindo que se adquira seu produto com um desconto. Estes cupons são geralmente distribuídos como parte da propaganda do produto, podendo estar em jornais ou revistas, ou então contidos em material promocional, enviado por mala direta.

Determinando preços com poder de mercado - discriminação de preços Os cupons oferecem uma possibilidade para a prática da discriminação de preços. Estudos indicam que apenas cerca de 20 ou 30% de todos os consumidores normalmente têm paciência para recortar, guardar e utilizar os cupons quando vão fazer compras. Estes consumidores tendem a ser mais sensíveis a preços do que aqueles que ignoram os cupons. Portanto, por meio da emissão de cupons, uma empresa consegue separar seus clientes em dois grupos, podendo cobrar um preço mais baixo daqueles que são mais sensíveis a preços do que dos demais clientes.

Determinando preços com poder de mercado - discriminação de preços As tarifas aéreas  As tarifas de 1ª classe, classe econômica e tarifas com descontos especiais (exigindo que a compra da passagem seja feita com semanas de antecedência e/ou permanência de pelo menos 1 semana) apresentam diferenças tão grandes, difíceis de justificar.

Determinando preços com poder de mercado - discriminação de preços As tarifas aéreas proporcionam a prática de uma discriminação de preços muito lucrativa para as empresas aeroviárias. Os ganhos decorrentes desta discriminação São grandes, porque tipos diferentes de clientes, com elasticidades de demanda muito distintas, adquirem cada uma destas modalidades de passagens aéreas.

Elasticidades da demanda de passagens aéreas conforme categoria da tarifa - EUA/EUROPA     Categoria de Tarifa Elasticidade 1ª Classe Classe Econômica Excursão   Preço -0,45 -1,30 -1,83   Renda 1,50 1,38 2,37

Determinando preços com poder de mercado - discriminação de preços Venda casada“ É o termo genérico que se refere a qualquer exigência de que um produto seja adquirido ou vendido em alguma combinação determinada. Um dos principais benefícios do “casamento” é que frequentemente permite que uma empresa exerça a medição da demanda, e possa desta forma praticar com mais eficácia a discriminação de preço.