Editoração Aula 1 – Conceitos e um pouco da história – da editoração tradicional ao formato eletrônico Professor José Antonio Machado Nascimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação e difusão tecnológica
Advertisements

Livro: do Saibro ao Iphone Feira do Livro – 2007 Jorge Campos / PUCRS
Novas tecnologias, novas linguagens e a produção do conhecimento
Fábio Mascarenhas e Silva
TIPOGRAFIA.
Publicações Eletrônicas
Desenvolvimento histórico
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
IND Ú STRIA DA CULTURA Antônio M á cio Buainain Sergio Paulino de Carvalho Guilherme C. K ö pke V. Machado.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Disciplina: TGA Professora: Ms
JORNALISMO CORPORATIVO
Concurso Paulista de Criação Literária.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ESPORTIVA 28 a 29 de abril de 2006.
Arte Déco.
Como a internet e a criação colaborativa estão tornando o direito autoral obsoleto Leonardo Cassio de almeida Silva.
LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
Eras Culturais – por Lucia Santaella
REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO - SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ERA DA INFORMAÇÃO
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
A Segunda Revolução Industrial
A Mídia e suas diversas faces
Trabalho de grupo: Leandro Silva Nataliya Marchenko Vasco Carlos.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
A primeira Revolução Industrial
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
BRIEFING Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção.
Jornal como Recurso Didático
Vou te contar como o livro surgiu É uma história antiga... vem cá!
COLLAGE Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de.
Editoração. Art Nouveau O Art Nouveau foi o prelúdio ou, como querem alguns, o alarme falso do movimento moderno. O primeiro movimento orientado exclusivamente.
Camila Ana Mariane Alexandr e Wayner Comunicação Visual.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
SOCIEDADE PÓS – CAPITALISTA Peter Drucker
Cultura Digital 2015.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Aula 1 Grupo 1 Capítulo 1/2 A origem do universo e a evolução do homem/Introdução aos estudos históricos.
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
O que é a Indústria Cultural?
Prof. Diego Santos Graduação: Publicidade e Propaganda Especializações: Design _ FAMAP Comunicação com o Mercado_ ESPM Consumo_ ESPM Disciplina: Tecnologia.
Projeto “Bichos e Poesia”
Pequeno histórico do livro
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Linha do tempo Erick Magalhães Gisele Lima Ítalo Moreira Paulo Vitor Raquel Coutinho Victor Hugo Componentes:
Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A imprensa no Século XIX
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Colégio Estadual José Leite Lopes
Evolução dos Modos de Produção
Arte gráfica CLICAR Sabe-se pouco sobre Gutenberg, apenas que nasceu na cidade alemã de Mogúncia entre 1393 e 1405, filho de um comerciante de Mainz.
Arte Popular e Arte Erudita
Transcrição da apresentação:

Editoração Aula 1 – Conceitos e um pouco da história – da editoração tradicional ao formato eletrônico Professor José Antonio Machado Nascimento

Editoração O impresso x digital – 600 anos contra 30. Invenção da imprensa – mudança de paradigma na condição humana. Antes do século XV – 50 mil volumes – classes mais abastadas. Antes do século XV - Livros valiam mais que fazendas.

Editoração Criação das universidades antes do século XV – demanda crescente por livros. Letristas especializados – folhas de ouro. Livros manuscritos – velino – pele de carneiro. Papiros. Produção de papel – técnica chinesa.

Editoração Produção de papel – prolifera-se na Europa – migrações e invasões – oriente-ocidente. Primeiras fábricas de papel na Europa – Fabriano – Itália – 1276; Troyes – França – 1348 Substituição do velino – produção de baixo custo. Bloco xilográfico – oriente?

Editoração Primeiras manifestações da imprensa na Europa – imagens de santos e cartas de baralhos. Popularização do impresso – classes sociais menos favorecidas. Fim do século XIV e início do século XV – início da popularização dos livros xilográficos – gravuras em madeira – entallhadores – reutilização de letras em aço ou ferro.

Editoração Busca por métodos de produção mais rápidos – Holanda, Alemanha, Itália e França. Invenção da imprensa – Guttenberg – adaptação de diversas tecnologias – perfuração, criação de moldes, ligas, moldagem, mistura de tintas e prensas.

Editoração Contribuição de Guttenberg – sistema de letras reutilizáveis, duráveis e precisas. Contribuição de Guttenberg – transferência de imagens para o papel. Primeiro projeto de Gutenberg - bíblia – impressa em 1455. Rápida disseminação da informação – aumento dos acervos de bibliotecas.

Editoração Imprensa – padronização das línguas e união cultural dos povos. Guttenberg e o crescimento da indústria de publicações. Gravação em metal e ilustrações. Livros e folhetos – publicações religiosas e informações para a comunidade.

Editoração Folhetos e os primeiros jornais. Publicações de interesse factual – guias práticos de arte, manuais de caça, artesanato e entretenimento popular. Publicações – classe média – alfabetização. Revolução Industrial – mecanização do processo de imprensa – ciclo de produção.

Editoração 1800 – fábricas e os catálogos de produtos. 1800 – revistas de filosofia e poesia – embriões das revistas modernas. Obs: periódicos científicos serão abordados a parte. 1826 – Joseph Niepce e a transferência de imagens para uma matriz de impressão.

Editoração 1800 – 1900 – a revolução da fotografia. Século XX – publicações e o nosso cotidiano. Século XX – arquitetura da informação e design – desenvolvimento de conteúdo e produção editorial. Século XX – organização espacial, contraste e assimetria.

Editoração A internet, a publicação eletrônica e a publicação impressa – o leitor escolhe o seu formato. Resolução de imagens – digital x impresso Uma nova forma de organizar conteúdos O futuro Estilos de escrita tipográfica – material da professora Ana Mariz.