O cotidiano através das palavras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Advertisements

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
NTD – 1ª ETAPA Interpretação Textual
5° ENCONTRO DE EDUCADORES
Pré-Modernismo.
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
CRÔNICAS.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
DIRETORIA DE ENSINO- NORTE 2 Replanejamento 2013
Caderno Interfaces Curriculares
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
CRôNICA.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
Características do gênero & cronistas
Crônica Um gênero do cotidiano.
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
Crônica Prof. Luiz Carlos Souza.
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Resenha Produção de texto.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Texto Narrativo.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
CURSO DE REDAÇÃO 2º ANO. PROF. ALESSANDRO LÉLIS.
Título e subtítulo Título – 2 a 5 palavras – Ideal: 2 a 3 “Gruda” na memória, ajuda na análise e nos processos internos em que o projeto circulará. Subtítulo:
C OMPETÊNCIA 2 – C OMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Funções da Linguagem.
Universidade Federal do Amapá
Pré-modernismo no Brasil
Características das Modalidades: oral e escrita..
PROJETO.
Conexão do saber Língua Portuguesa
VARIEDADES DE TEXTO E DE LINGUAGEM
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Mini-Curso “Como se tornar um Escritor” Autor: Eder Ferreira.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Prof. Samira Maria Araújo
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Crônica argumentativa
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. SOLUÇÃO.
Professor Jardson Brito
“Um país se faz de homens e livros”
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
REDAÇÃO UNICAMP REVISÃO
TECNOLOGIA MINHA ESCOLA. Tecnologia na minha escola. Quais são? Como elas vêm sendo utilizadas?
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
O primeiro beijo.  Público alvo - 9º ano  1ª Etapa:  Leitura silenciosa individual da crônica “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto.Antonio Barreto.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
PARNASIANISMO LITERATURA.
O COTIDIANO ATRAVÉS DAS PALAVRAS 9ºConcurso de Crônicas Produção textual Profa. Karla Faria 9° ano/2016.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
J. Paynter (Londres – 1931 /2010).
J. Paynter (Londres – 1931 /2010).
Prof. Jesus Monteiro 2015.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

O cotidiano através das palavras 8ºConcurso de Crônicas 9° ano/2015 Produção textual Profa. Karla Faria

Tema 1: A música embala nosso cotidiano Somos atravessados pelas canções que nos embalam no cotidiano. Certas músicas refletem nossa alma e nos embalam no dia a dia. Insira no seu texto versos das canções que inspiraram sua crônica. Tema 1: A música embala nosso cotidiano

O ar não é silencioso? O vento não faz barulho: E que é o vento senão ar? A música é o silencio em movimento.” Fernando Sabino

Música Crônica narrativa, 1ª pessoa, literária. Estilo- inserção de trechos de músicas (entre aspas) na narrativa. (Colocar a referência das músicas no verso da proposta)

Tema 2: Invisíveis sociais

Crônica narrativa- 1ª pessoa- Aspectos literários Narração de memórias da escola. A importância da escola.

Tema 3: Intolerância

Tema 3: Intolerância Crônica Jornalística- opinativa e argumentativa. Exposição de argumentos e opinião sobre o tema. Proposta de intervenção na conclusão. Tema 3: Intolerância

Um país se faz de homens e livros”- Monteiro Lobato Tema 4: Ler o mundo

http://www.youtube.com/watch?v=iRDoRN8wJ_w

Tema 2: Invisíveis Tema 3: Intolerância Tema 4: Ler o mundo

O cotidiano através das palavras 7ºConcurso de Crônicas 9° ano/2014 Produção textual Profa. Karla Faria