Prof. Daniela Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Advertisements

Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Prática de Ensino: Educação Básica
A organização do sistema de ensino brasileiro
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Prof. Daniela Reis.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Prof. Daniela Reis.
LDB (1º e 2º graus) Nº 5692 LDB (EN) Nº 4024 LDBEN
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Segunda República – 1945 a 1964.
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Finalizando o ciclo de governo das oligarquias cafeeiras, Getúlio Vargas* chega ao poder à frente da Revolução de 30 * Estadista brasileiro, líder revolucionário,
Política Educacional Brasileira
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
/ / Década de SAIR.
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Ministério da Educação
Prof. Daniela Reis.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Formação de professores do Ensino Médio Prof. Tiago Coradini
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
III Conferência Municipal de Educação de Vitória Desafios e Possibilidades na Construção do Plano Municipal de Educação.
CRESCIMENTO ECONÔMICO x CRISE EDUCACIONAL Brasil é a 7ª economia no mundo (Crescimento recorde enquanto grandes potências afundam na crise mundial) Brasil.
A Orientação Educacional face a legislação educacional do país
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no.
Políticas Públicas Educacionais
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Tecnologia da educação
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
Principios da Organização conforme a LDB/1996
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Curso de Direito Educacional
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Prof. Daniela Reis.
Transcrição da apresentação:

Prof. Daniela Reis

O BRASIL ENTRE 1946 - 1964 ELEIÇÕES PARA TODOS OS NÍVEIS, O QUE EVIDENCIAVA UM PERÍODO AMPLAMENTE “DEMOCRÁTICO” DESIGUALDADES NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DA PROPRIEDADE DESENVOLVIMENTO DOS MOVIMENTOS POPULARES

REDEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO Após um longo período ditatorial, a Constituição de 1946 restabelece o regime democrático do país e resgata alguns princípios educacionais perdidos ao longo do tempo como (PILETTI, PILETTI, 1990): A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS ESCOLA PRIMÁRIA OBRIGATÓRIA E GRATUITA ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN 4024-61) Após 13 anos de discussão, esta foi a primeira Lei brasileira exclusivamente educacional. Foi também a primeira a englobar todos os graus e modalidades de ensino, evidenciando a tão desejada organização educacional e articulação entre os graus de ensino. Tinha seus objetivos inspirados nos princípios de liberdade e solidariedade humana (PILETTI, PILETTI, 1990).

A PARTIR DE 1961 COMO SE DAVA A ESTRUTURA EDUCACIONAL? ENSINO SUPERIOR (GRADUAÇÃO – PÓS GRADUAÇÃO) ENSINO MÉDIO GINASIAL (4 ANOS) – COLEGIAL (3 ANOS) PRIMÁRIO (4 A 6 ANOS DE DURAÇÃO) PRÉ-PRIMÁRIO (CRIANÇAS ATÉ 7 ANOS)

COMO FICOU INSTITUÍDA A BASE CURRICULAR A PARTIR DE 1961 BASE NACIONAL (DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS INSTITUIDAS PELO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO) BASE REGIONAL (DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS FIXADAS PELOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO) BASE LOCAL (ESCOLHIDA PELAS UNIDADES ESCOLARES, MAS COM BASE NA RELAÇÃO ESTABELECIDA PELOS CEE)

Neste período algumas bandeiras foram amplamente defendidas: LUTAS EDUCACIONAIS Neste período algumas bandeiras foram amplamente defendidas: 1º Defesa da escola pública. 2º Luta contra o analfabetismo. Campanha de Educação de Adultos (1947) Movimento de Educação de Base (MEB) (1961) Programa Nacional de Alfabetização (1963)

EM QUE CONSISTIA O MÉTODO PAULO FREIRE 1. Localização e recrutamento dos analfabetos 2. Entrevistas com os adultos conhecedores da localidade 3. Seleção das palavras de uso corrente – palavras geradoras 4. Decomposição das palavras e geração de novas palavras 5. Discussão da situação representada nas palavras geradoras