A Variância é uma medida de dispersão muito utilizada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analise de Regressão Parte 2.
Advertisements

Estatística amintas paiva afonso.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
MÉTODOS QUANTITATIVOS
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Medidas de Dispersão.
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
Estatística 1 - Introdução.
Geoestatística Aplicada à Agricultura de Precisão II
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
Distribuição F Considere duas populações com distribuição de Gauss com médias 1, 2 e variâncias 12 e 22 . Retire uma amostra aleatória de tamanho.
Professor: Samir Silveira
Professor: Samir Silveira
Estatística Prof: Msc Engª Heloísa Bernardo
Análise Exploratória de Dados
Estatística e Probabilidade
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA APLICADA AO CONTROLE E À MELHORIA DE PROCESSOS
ME623A Planejamento e Pesquisa
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
MEDIDAS DE DISPERSÃO PROF. BRENO RICARDO
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
MEDIDAS DE VARIABILIDADE DADOS NÃO-AGRUPADOS
ESTATÍSTICA.
VALORES ESPERADOS.
Mercado Financeiro Prof Samir Silveira.
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
GESTÃO DE RISCOS Prof Samir Silveira
O DESVIO PADRÃO Em probabilidade e Estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. O desvio-padrão define-se como a raiz quadrada.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Estatística e Probabilidade
Professor Antonio Carlos Coelho
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
MEDIDAS DE VARIABILIDADE, ASSIMETRIA E CURTOSE
Aula 10 - Distribuição normal, distribuição amostral da média
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Medidas Estatísticas.
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Estatística Descritiva
Noções de Estatística - I
Análise Exploratória de Dados
MEDIDAS DE DISPERSÃO As medidas de dispersão, como o nome sugere, servem para analisar o grau de dispersão dos dados em torno da média. Exemplo. Amostra.
Probabilidade Modelos de Distribuições Contínuas:
AULA 6 Planejamento Experimental
INTERVALOS DE CONFIANÇA
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
Variância A variância baseia-se nos desvios em torno da média aritmética, porém determinando a média aritmética dos quadrados dos desvios (lembremos que.
Estimação Profa Ana Clara Guedes. Introdução O propósito de um estudo estatístico costuma ser a extração de conclusões acerca da natureza de uma população.
Desvio Padrão (V), em termos financeiros, é entendido como o valor do risco das operações. É obtido a partir da raiz quadrada da Variância; Variância (V²),
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
MEDIDAS DESCRITIVAS Professor: Moisés Alberto Calle Aguirre.
Análise descritiva de dados (4) Medidas de dispersão.
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
M EDIDAS DE DISPERSÃO Estatística Rosebel Prates 1.
MEDIDAS DESCRITIVAS Professor: Moisés Alberto Calle Aguirre.
Transcrição da apresentação:

A Variância é uma medida de dispersão muito utilizada. Medidas de Dispersão Variância A Variância é uma medida de dispersão muito utilizada. S x2 = n - 1 ( x i )2 / n  x i2 - OU S x2 = n - 1  (x i - x )2 n – 1 amostra n população ATENÇÃO

Medidas de Dispersão Variância Exercício: Calcule a variância da amostra 2, 4, 6, 8, 10. A média desse conjunto é 6. 6 + 2 4 x i x x i - x (x i - x ) 2 2 8 10 - 4 - 2 + 4 16 somas 40 40 S x2 = n - 1  (x i - x )2 = 5 - 1 10 Se esses valores representassem toda a população, a variância seria 40/5 = 8.

Medidas de Dispersão Desvio padrão É a raiz quadrada da variância. S x = n - 1  (x i - x )2 ( x i )2 / n x i2 - n – 1 amostra n população só raiz positiva da variância O desvio padrão é mais comumente usado porque se apresenta na mesma unidade da variável em análise. Assim, se a unidade da variável for mm, o desvio padrão também será mm. Isso não acontece com a variância.

Coeficiente de variação Medidas de Dispersão Coeficiente de variação É a relação entre o desvio padrão e a média do conjunto de dados. amostra população CV (%) = S x x . 100 σ CV(%) = µ . 100 ou Nos dá a idéia do tamanho do desvio padrão em relação à média. Uma pequena dispersão absoluta pode ser na verdade considerável quando comparada com os valores da variável Conjunto de dado com s = 15 e média 100 CV = 15% Conjunto de dado com s = 20 e média 1000 CV = 2%

Exemplo: Calcular o desvio-padrão da amostra representada por: 1, 2, 4, 5, 7.

Médias e Desvio-padrão - Exemplos Exemplo: Calcular o desvio-padrão da amostra representada por: 1, 2, 4, 5, 7.

Médias e Desvio-padrão - Exemplos Logo :

Médias e Desvio-padrão - Exercícios Exercício 1: Vamos supor que eu quero comprar uma lâmpada para a minha casa e quero que ela dure pelo menos 700 h. Eu solicito a dois fabricantes o tempo de vida útil de suas lâmpadas e eles me fornecem os seguintes dados: Supondo que as duas lâmpadas custam o mesmo valor, qual delas eu deveria comprar?

1º Passo . Calcular a média de A e B 2º Passso. Calcular o desvio-padrão de A e B

Médias e Desvio-padrão - Exercícios Para chegarmos à uma conclusão é necessário calcularmos o tempo de vida útil médio para cada fabricante e saber qual é variabilidade dos dados. SA = 23,45 h SB = 146,25 h Critério de escolha: tempo de vida útil = média  desvio-padrão

Médias e Desvio-padrão - Exercícios Fabricante A : 730 ± 23,45 h Conclusão : Escolheria o fabricante A. Fabricante A:[706,55 – 753,45= -46,9] Fabricante B : 755,67 ± 146,25 h Fabricante B : [609,42 – 901,92= -292,5]

Médias e Desvio-padrão - Exercícios Exercício 2: Um comerciante está interessado em comprar 100 garrafas de cachaça para o seu estabelecimento. No entanto, como é de preferência de sua clientela, é necessário que a cachaça escolhida apresente um teor alcoólico de no mínimo 33% em volume. Ele consultou alguns fornecedores e obteve as seguintes informações: Na sua opinião, qual deveria ser a marca escolhida pelo comerciante?

Médias e Desvio-padrão - Exercícios As marcas B e C atendem ao requisito (>33%),no entanto escolheria a marca C pelo preço. Marca A: 34,36 ± 2,97 [31,39–37,33=-5,94] Marca B: 35,06 ± 1,35 [33,71–36,41=-2,7] Marca C:35,36 ± 2,06  [33,3–37,42=-4,12]