Atividades Complementares Curso de Letras

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ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
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Atividades Complementares Curso de Letras
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Atividades Complementares Curso de Letras
Atividades Complementares Curso de Letras 2011/2º
Transcrição da apresentação:

Atividades Complementares Curso de Letras Profas. Janaína Aguiar e Valeska Soares Coordenadoras Profas. Deolinda Freire e Juliana Bertucci Ex-coordenadoras

O que são Atividades Complementares ? Atividades Complementares: é um componente curricular indispensável (são regidas por um Regulamento, com base no Projeto Pedagógico do Curso de Letras e na Resolução CNE/CP 2/2002) Possui um regulamento: “REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES” (site da UFTM, grupo yahoo ou com o secretário do curso de Letras, Lucas) Para computar as horas exigidas para cumprimento das Atividades Complementares, o aluno deverá entregar um Relatório Semestral à Coordenação de Atividades Complementares.

As Atividades Complementares serão coordenadas pela Coordenação de Atividades Complementares Profa. Ms. Janaína Aguiar (orientaçao sobre o relatório às quartas-feiras no pré-aula na sala dos professores ou horário a combinar pelo e-mail janaguiar@yahoo.com.br) Profa. Ms. Valeska Soares

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Atividades Acadêmico- (dividem-se em) Estudos Orientados (EO) Atividades Acadêmico- Científico-Culturais (AACCs)

EstudoS OrIENTADOS São atividades que, sob iniciativa do aluno e/ou recomendadas pelo professor, complementam a sua formação nos respectivos Núcleos de Estudos. Carga horária: 30 (trinta) horas/aula de Estudos Orientados durante os períodos II, III, IV, V, VI e VII.

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACCs) São aquelas desenvolvidas pela universidade ou por outras instituições de caráter acadêmico ou científico ou cultural, abrangendo qualquer uma das áreas e disciplinas do Curso, promovendo a inter e a transdisciplinaridade. Carga horária: 45 (quarenta) horas/aula durante os períodos II, III, IV e V; e 30 (trinta) horas/aula nos períodos VI e VII

Entrega do relatório a data de entrega do relatório é estipulada com antecedência pela coordenação de Atividades Complementares; o aluno PODERÁ entregar APENAS UM Relatório Semestral à Coordenação de Atividades Complementares; O Relatório Semestral de Atividades Complementares deverá ser elaborado com base nas instruções e no modelo do Anexo II do Regulamento.

ATENÇÃO!!!! Para a elaboração do seu relatório, o aluno poderá solicitar à Coordenação de Atividades Complementares e/ou à Coordenação do Curso de Letras da UFTM informações quanto à relevância da atividade para a sua formação profissional. A coordenação de atividades complementares poderá recusar, para efeitos de cômputo das horas, as atividades que não forem consideradas relacionadas à área de formação em Letras e áreas afins. Toda a documentação apresentada semestralmente pelos alunos permanecerá arquivada na Coordenação do curso de Letras. (POR ISSO entregue apenas fotocópias dos certificados).

O Relatório

Instruções… No site do Curso de Letras da UFTM encontram-se as INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SEMESTRAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES e o MODELO DE RELATÓRIO. Encontram-se no site também as tabelas que serão preenchidas e devem ser anexadas nos relatórios.

SEGUNDA PARTE: Atividades Acadêmico- O relatório possui duas partes: PRIMEIRA PARTE: Estudos Orientados SEGUNDA PARTE: Atividades Acadêmico- Científico-Culturais (AACCs)

PRIMEIRA PARTE: ESTUDOS ORIENTADOS 1. Comprovação dos estudos cópia do trabalho com a assinatura do Professor, carga horária e data (na primeira folha da resenha, por exemplo); OU um parecer do(a) professor(a) cuja disciplina esteja relacionada a essa atividade, no qual conste o título, bem como o estudo realizado, e a indicação da carga horária equivalente. 2. Ficha de identificação (cf. modelo)

SEGUNDA PARTE: ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS 2.1. Comprovantes das atividades (certificados, declarações, cópia da capa do livro/artigo etc) 2.2. Ficha de identificação das atividades (cf. modelo). OBS: Essa ficha possui 7 tabelas (vocês devem procurar onde cada atividade realizada se encaixa): I – Atividades de iniciação à docência e à pesquisa científica II – Atividades de aperfeiçoamento acadêmico-científico III – Atividades de extensão universitária IV – Atividades de enriquecimento cultural V – Atividades de divulgação científica e publicações VI – Atividades de vivência profissional complementar VII – Outras atividades 

Por ex.EMPLO: I – Atividades de iniciação à docência e à pesquisa científica DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE CH Para uso da Coord. das Ativ. Comp. a) Participação em projetos de pesquisa realizados pelo Curso de Letras da UFTM como bolsista ou voluntário, com carga horária mínima de 20 horas semestrais. 20 h b) Participação em projetos de pesquisa realizados em outros setores da UFTM com carga horária mínima de 20 horas semestrais. 15 h c) Atividades de monitoria em disciplinas no curso de Letras da UFTM, com carga horária mínima de 30 horas. d) Atividades de monitoria em disciplinas no curso de Letras da UFTM, com carga horária mínima de 15 horas. 15h e) Participação em grupos de estudos orientados por professores no âmbito do curso de Letras da UFTM. f) Participação em oficinas de capacitação docente e treinamentos no âmbito do curso de Letras da UFTM com carga horária mínima de 10 horas. 5 h g) Participação nas atividades descritas anteriormente, mas externas à UFTM. h) Aprovação em concursos públicos na área do magistério público. CARGA HORÁRIA LIMITE NO SEMESTRE 30 h

OBSERVAÇãO: filmes Na tabela “IV – Atividades de enriquecimento cultural”: d) Acervo cinematográfico do Departamento de Letras, o qual está disponível para empréstimo aos alunos. Neste item há a exigência de entrega de resumo do filme (máximo 10 linhas), anexado ao relatório final, aos coordenadores responsáveis pelas Atividades Complementares e do comprovante de retirada do filme (secretário Lucas)

OBRIGADA! Não deixe para última hora, procurem-nos com antecedência!!!