Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Advertisements

EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Pedagogia da pesquisa-ação
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Plano de Trabalho Docente
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pesquisa e Prática em Educação
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Aula com base nos textos:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Encontro Estadual de Formação
A Gestão participativa
O profissional da gestão escolar e suas implicações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE JUVENTUDE INDÍGENA: ETNOGRAFANDO A ORGANIZAÇÃO.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
CAT.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Metodologias usadas nos locais de atuação. No área do Pico em Itaboraí, na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes: Rodas de Conversa e.
Estágio Supervisionado II
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Pesquisa Participativa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Transcrição da apresentação:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária Estagiário Bolsista: Daiane Gonçalves Colaboradores: Marina Micas Macieira, Thiago..., Suelen..., Leilane..., Diego Ramos Inácio. Orientador: Prof° Dr. Paulo Alentejano Co-orientadora: Diana Alves Introdução O núcleo de Educação do campo : é um dos eixos do GeoAgrária, grupo de pesquisa coordenado pelo professor Paulo Alentejano.Grupo fundado desde de 2003 com o objetivo de estudar a realidade agrária do Estado do Rio de Janeiro.É composto por outros sub núcleos que se complementam,afim de entender a complexidade do espaço agrário neste Estado. A educação do campo é fruto de reivindicações dos movimentos sociais do campo, sendo o MST o principal articulador,sendo pioneiro nas práticas educacionais no campo e da formação docente nas áreas de ocupação e assentamentos. Estudar a problemática da realidade agrária do Estado do Rio de Janeiro é identificar a invisiabilização histórica do campo e o descomprometimento do Estado. Umas das áreas de atuação do grupo é na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes, localizada no Pico de Itaboraí. Esta escola recebeu recentemente o título de escola do campo, tendo que obedecer a política do PRONACAMPO, porém a escola não sabe o verdadeiro significado e diretrizes de escola do campo. Pois os professores, coordenadores e a direção são despreparados, assim o grupo educação do campo, vem o contexto de auxiliar e trazer o simbolismo da importância e da verdadeira educação do campo. A outras área de atuação do grupo é na Comunidade Quilombola de Santana, localizada em Quatis, um município na Microrregião do Vale do Paraíba Fluminense, Rio de Janeiro. O grupo atua nas questões da comunidade e na Escola Quilombola de Santana. Escola a qual desde 2013 conquistou o título de escola do campo. Houve a formação de professores e hoje, essa escola é uma das mas, desenvolvidas no contexto do verdadeiro significado do que é educação no campo. Considerando a importância do papel da docência, ligado a vivencia e a relação destas na formação dos professores. Procurando através desse projeto contribuir para a construção de uma melhor formação do professor-pesquisador na relação ensino-aprendizado no campo. Metodologias usadas nos locais de atuação. No bairro Pico em Itaboraí, na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes: Rodas de Conversa e Pesquisa Participante referenciadas em Paulo Freire e Carlos Brandão, e Contação de Histórias. Na área do Quilombo de Santana em Quatis: Orientação com a comunidade que é participativa no colégio apoiadas nas Diretrizes da Educação do Campo e Quilombola e roda de conversa referenciada em Paulo Freire. Resultados obtidos nas escolas Na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes, após a realização das Pesquisas Participantes, Rodas de Conversa e das Contações de Histórias, a equipe funcional da escola sentiu necessidade de conversar com a Subsecretária de Educação de Itaboraí sobre a relevância de serem realizados Cursos de Formação Continuada com os Docentes das redes de ensino do município, e a importância da construção de uma coordenação de Educação do Campo na Secretaria de Educação no município para dinamizar e ampliar esse debate, garantindo o cumprimento das políticas, formação continuada, currículo diferenciado, organização escolar e da prática pedagógica, materiais didáticos contextualizados e de outras necessidades que existem nas escolas do campo, como a precariedade na infraestrutura. Na Escola Quilombola de Santana. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Importância da educação do Campo xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Futuras ações Na Escola do Campo Municipalizada Maria das Dores Antunes, marcaremos um encontro com a Subsecretária de Educação de Itaboraí, faremos o Curso de Formação Continuada, realizaremos a Cartografia da Ação inspirada por Ana Clara Torres Ribeiro para potencializar as práticas no território usado, criaremos novas metodologias de forma coletiva com a equipe escolar e atuaremos com aulas de Educação Ambiental com práticas agroecológicas e de bioconstrução florescendo possibilidades de intervenção e existência em conjunto com os saberes populares e ancestrais. Escola Quilombola de Santana. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Referencias Bibliográficas. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense, CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, CALDART, R. S. Educação do Campo. In: R. CALDART, & et. al., Dicionário de Educação do Campo (pp ). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâcio, Expressão Popular, FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. Ed: Nova Fronteira, 2012