Estados Unidos: formação e expansionismo territorial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
Estados Unidos - Economia
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Subdesenvolvimento.
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
EUA: potência hegemônica atual
Economia dos EUA (agropecuária)
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA - EUA
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
1 - Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
As grandes cidades são diferentes?
Ex-colônia se torna uma grande nação
Estados Unidos - Maior potência econômica e militar do mundo
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
CANADÁ.
COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização
De Freitas João, Laudisio Vitória, Tamburini Matteo
América.
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX - OS EUA NO SÉCULO XIX.
PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
REGIÃO CENTRO OESTE.
EUA -Grande potência mundial
UT 11 INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS
Economia dos Estados Unidos da América
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
ESTADOS UNIDOS.
ESTADOS UNIDOS.
EUA.
A urbanização e seus impactos Cap. 25 – pg 358
ECONOMIA USA.
EUA – SOCIEDADE E ECONOMIA
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
América Anglo-Saxônica
Estados Unidos.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
Parte 1: Território e Nação
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Produção Econômica da América Latina – parte II
EXPEDIÇÃO 4. AMÉRICA: PAÍSES DESENVOLVIDOS
Agropecuária dos EUA.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Princípios da Geografia Econômica
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
Estados Unidos.
População dos Estados Unidos
Raízes do crescimento econômico norte-americano
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
Cultura Cafeeira e economia brasileira
Rede Urbana.
América Aspectos gerais.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
RIO GRANDE DO SUL.
Estados Unidos. As Treze Colônias Guerra de Secessão ( ) Estados do SulEstados do Norte -Clima Subtropical - Latifúndios - Mão-de-obra escrava.
América Anglo Saxônica
EUA 8º Ano.
Transcrição da apresentação:

Estados Unidos: formação e expansionismo territorial Percurso 13

Localização e divisão política América do Norte (22% da América) Leste-oeste: 4.500 km Norte-sul: 2.500 km Área: 9.372.614 km² Possui 50 estados (Alasca e Havaí) Distrito de Colúmbia

Formação Territorial

As diferenças se acentuariam com a independência, levando a uma guerra entre norte e sul.

Da independência à conquista do oeste Medida impositivas da ING (elevação dos tributos) implicou na unificação das Treze Colônias e elas se declararam livres em 4 de julho de 1776. Declaração de Independência – Thomas Jefferson. 1783: a ING reconhece a independência dos EUA.

600 mil mortos. O sul, arruinado, torna-se uma “colônia” a serviço dos interesses da classe mercantil e industrial no norte.

Possuíam um sentimento de superioridade em relação aos indígenas e mexicanos. Só brancos e puritanos poderiam ser eleitos.

Homestead Act (Ato de Propriedade Rural) - 1862

Estados Unidos: potência econômica Percurso 14

É o maior produtor e consumidor mundial de mercadorias e de serviços. PIB: 23 % mundial Lidera o ranking de importações de mercadorias – cerca de 15% das importações mundiais. É o maior investidor em outros países.

Um gigante na agropecuária Possui a mais extensa superfície cultivada. 21% do território. Áreas de pastagens. 21% do território Intensa ocupação: democratização do acesso à terra. Lei da Propriedade Rural (sistemas intensivos – mecanização). Maior produtor e exportador mundial de alimentos: maior produtor de milho e soja, segundo na produção de frango, carne e algodão, e o terceiro na de trigo e açúcar. (empresas rurais, indústria de alimentos, mecanização) A agropecuária só absorve 2% da PEA. BRA: 21 %.

Os “cinturões” agropecuários (belts) O espaço agrícola organiza-se em zonas extensas e especializadas, chamadas cinturões (belts), nas quais predomina o cultivo de um produto principal por meio da moderna agricultura comercial.

O espaço urbano-industrial

Snow belt: do nordeste dos EUA para o mundo Manufacturing Belt (cinturão industrial) Snow belt (cinturão da neve) Aproveitamento de recursos naturais regionais: Grandes Lagos, comunicação com o Atlântico. Minerais: Montes Apalaches Siderurgia: Pittsburgh, Duluth e Chicago. Automobilismo: Detroit. Centro financeiro-econômico: Nova Iorque.

Sun belt: atividade industrial variada e aquecida Cinturão do Sol: predomínio de climas mais quentes (exceção de Seattle). Divide-se: A costa oeste ou do Oceano Pacífico Fixação e desenvolvimento de indústrias armamentistas. Los Angeles e São Francisco (Califórnia), Portland (Oregon) e Seattle (Washington): tecidos, aparelhos eletrônicos, produtos da indústria aeroespacial e náutica. As porções sul e sudeste Birmingham (Geórgia): siderúrgicas, metalúrgicas e de construção mecânica. Atlanta(Geórgia): empresas do setor elétrico e eletrônico. No Alabama: indústria genética e bioindustrial. Na Flórida: importante base espacial. NASA. Lançamentos de foguetes. Huston (Texas): segundo centro da NASA. Laboratórios. Atividade petrolífera: Texas, Louisiana e do Mississipi – proximidade com o Golfo do México. Dallas (Texas): petróleo, eletrônicos e material elétrico. Austin (capital do Texas): Polo tecnológico de Silicon Praire.

As indústrias maquiladoras https://www.youtube.com/watch?v=OJjg8jYW4G0

Estados Unidos: população e megalópole Percurso 15

A distribuição da população no vasto território 317 milhões de habitantes. Densidade demográfica: 33,5 hab./km² Distribuição irregular. Clima, relevo, atividades econômicas.

Espaço urbano: as megalópoles Ampla malha urbana, resultante de várias metrópoles e centros urbanos secundários, cujos limites se interpenetram e formam um corredor urbano. Esse tipo de aglomeração recebe o nome de MEGALÓPOLE.

Boswash: a megalópole do nordeste Boston e Washington. NY metrópole central. Formada por: NY, Filadélfia, Baltimore. Atualmente avança sobre a cidade de Norfolk. Vivem mais de 50 milhões de pessoas. Sedia a ONU. Grandes conglomerados empresariais. Polo de tecnologia de ponta (biogenética, química fina, robótica, informática etc) – Boston. Universidade de Harvard. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Chipitts: a megalópole dos Grandes Lagos Chicago e Pittsburgh. Chicago, Pittsburgh, Cleveland e Detroit. 9 milhões de pessoas (Chicago). Polo , industrial e de serviços.

Sansan: a megalópole da costa oeste San Francisco e San Diego. Extremos de Los Angeles. Abriga cerca de 4 milhões de habitantes (Los Angeles). 17 milhões a RM. Instituições científicas, culturais, financeiras, complexos aeroespaciais, indústria do cinema – Hollywood.

Vale do Silício O termo original inglês Silicon Valley traduzido como Vale do Silício, está situado na Califórnia, Estados Unidos, região esta denominada polo industrial e que concentra diversas empresas de tecnologia da informação, computação entre outras. O local começou a se desenvolver no ano de 1950, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico. A maioria das empresas instaladas na região, são do ramo da eletrônica, informática e componentes eletrônicos. O nome Silício é utilizado como homenagem ao próprio elemento químico (Si), que é a matéria-prima básica e de fundamental importância na produção da maior parte dos circuitos e chips eletrônicos.

Estados Unidos: a imigração ontem e hoje Principais ondas migratórias Marcha para o Oeste (1840) Entre 1870 e 1920: 26 milhões de imigrantes – industrialização. Crise e II GM. 2º metade do século XX. Latino-americanos e asiáticos.

Imigrantes Clandestinos Ataques terroristas. Construção de um muro com cerca de 1.200 km na fronteira com o México.

As minorias étnicas Negros Asiáticos Hispânicos Indígenas

O racismo e a Lei dos Direitos Civis Perseguições Ku Klux Klan https://www.youtube.com/watch?v=VCWY8YkqcRE Lei dos Direitos Civis (1965)

Segregação, discriminação e pobreza