Jean-François Millet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fonte: Comstock/Royalty Free
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
O romantismo I – Contexto Histórico.
Em defesa da Família Tentacular
Barroco Flamengo.
PIB- Produto Interno Bruto
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
BARROCO s.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
RENASCIMENTO.
A POESIA DO FINAL DO SÉCULO XIX
Relação Obsessiva Jean François Millet ( )
RENASCIMENTO – Itália, 1300 a O Renascimento revive a antiga cultura greco- romana e incorpora os progressos movidos pelo ideal humanista no campo.
Millet Clique. Millet Clique.
By: J. Neumann Art Nouveau.
A casa, uma parte de mim no mundo
O Impressionismo.
Tributos da Modernidade
Comunicação, Arte e Cultura
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
Impressionismo.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
A sociologia de Max Weber
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Pós-impressionismo Ap.4 – Frente 2 – aula 23 – pág. 290.
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Arte antiga, arte moderna, que arte?
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
A arte e a verdade, o início dos “ismos”
Arte Realista Introdução  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
Emigração E Cultura no sec. XIX.
Pintura Pós-impressionista
ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Leitura de imagem
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
As Artes de Leonardo Da Vinci Nome: Nathalie 5° D Prof° Danila
REALISMO.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
FASES DO DESENHO INFANTIL
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Neoclassicismo e Romantismo
Marx e a educação.
Impressionismo Ensino Médio.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
ALL STAR & MONET.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Aula VII Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut MAK0132.
IMPRESSIONISMO.
Modernidade: conceito chave para as ciências sociais.
Transcrição da apresentação:

Jean-François Millet

Jean-François Millet (1814-1875) Pintor francês , filho de camponeses, nasceu em Gréville; Estudou com Paul Delaroche e foi influenciado por Daumier; Um dos fundadores da Escola de Barbizon, em reação ao romantismo;

Abandono do academicismo; Inspiração na Natureza, e também no pintor John Constable; Surgimento do Panorama no século XIX; A Escola de Barbizon, 1849; Realismo como reação ao estilo correto dominante nos Salons, e à uma visão subjetiva da natureza; Temática: Integração do homem com o espaço.

Des glaneuses, MILLET Jean-François, Musée d’Orsay,1857

Des glaneuses (1857) Contexto social: Europa predominantemente rural, pouca migração de pessoas, alimentação inadequada; Repercussão da obra: grande polêmica dentre o público acostumado com os modos burgueses.

A denúncia social de Millet Glaneur: é o direito de um membro da comunidade rural , de pegar o que sobrou da colheita; As respigadeiras como encarnação do proletariado rural; Rigoroso trabalho das mulheres versus abundância no último plano; As partes mecânicas do corpo, acentuando o trabalho braçal;

Distância social entre os tipos.:

No quadro... A luminosidade que dá ao quadro uma temporalidade; Utilização de tons dourados; Relação espacial entre o primeiro e segundo plano;

Millet cria 3 das figuras mais reconhecidas em toda arte ocidental. O trio que foi infindamente copiado e imitado é a personalização do trabalho na imaginação ocidental. Vários desenhos preliminares até o esboço final. Verão de 1857 – apresentação no Salon Quadro dá à Millet o papel de crítico social - simpatia pelos pobres da região de Barbizon Referências bíblicas às respigadeiras - caridade, lealdade e virtude. Antigo Testamento – mito de Ruth e Boaz The Gleaners as ilustrated in Sensier, 177

RUTH E BOAZ Antes de Millet, as respigadeiras eram representadas na forma do Velho Testamento, o mito de Ruth e Boaz - história de redenção através do trabalho árduo e da fé. Millet, Harvesters Resting (Ruth and Boaz) 1853. Boston, Museum of Fine Arts.i== Harvesters Resting - Boaz introduzindo Ruth aos trabalhadores. Vestes modernas. The Gleaners – os trabalhadores relaxados agora estão curvados, sem rosto. La Gavinie: “suas heroínas são respingadeiras, não irmãs de Ruth, mas camponesas pobres totalmente modernas”.

Millet, Harvesters Resting (Ruth and Boaz) 1853 Millet, Harvesters Resting (Ruth and Boaz) 1853. Boston, Museum of Fine Arts.i==

Lithograph of The Gleaners, ca. 1914-18. Grunchy, Maison Natale. Millet.

Millet e Van Gogh Millet, The Sower, 1850. Boston, Museum of Fine Arts. Van Gogh, The Sower (after Millet) 1889. Otterlo, Rijksmuseum Kroller-Muller

“Para mim, não é Manet, mas Millet que é o pintor essencialmente moderno que abriu os horizontes para muitos outros” - Van Gogh. “Essas incoerências, remodelagens, mudanças na realidade, são mais verdadeiras que a verdade em si” - Van Gogh. Cópias dos quadros de Millet Fascinação pelo quadro The Sower O efeito de Millet sobre Van Gogh iria diminuir quando este se juntou a seu irmão Théo em Paris, em 1886, e começou a socializar com membros da comunidade artística – Gauguin, Pissaro, Toulouse-Lautrec.