Carta aos romanos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A VIDA DO APÓSTOLO PAULO
Advertisements

Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Paulo e os Atos dos Apóstolos
As etapas da história Para compreender as Cartas Paulinas é importante situá-las no seu contexto histórico. A história das primeiras comunidades do NT.
EPÍSTOLA DE TIAGO Pr Luciano R. Peterlevitz – EBD da Missão Batista Vida Nova, 05/09/2010.
Cartas do Novo Testamento
“Estou pronto para anunciar”
CARTA DE PAULO AOS EFESIOS
A CARTA PAULINA AOS TESSALONICENSES
ROMANOS.
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
A compreensão da justiça de Deus
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Professor: José Edimilson Kober
A EPÍSTOLA AOS ROMANOS Perguntas Bíblicas Começar o Jogo
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
ATOS DOS APÓSTOLOS.
A mulher no Judaísmo.
Perguntas Bíblicas Começar Jogo ATOS DOS APÓSTOLOS APÓSTOLO PAULO (II)
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Definições sociológicas importantes:
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
Porque é mesmo difícil ser crente!"
As indiscutíveis marcas dos cristãos
Epístolas Paulinas Fundamentos da Igreja Cristã.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
O Mistério do Evangelho
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS LIÇÃO /03/2012 CRISTÃO LEGALISTA!?
Relacionamentos transformados
8 O cristão e a lei. 8 O cristão e a lei Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer os fundamentos da lei e que ela é insuficiente.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
NEM MESMO EM ISRAEL ENCOnTREI
EPÍSTOLA AOS ROMANOS Carta em que o apóstolo Paulo apresenta, de modo completo e ordenado, aos fiéis de Roma o seu entendimento do evangelho, que é o.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
Vimos a estrela e viemos
1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA.
As Epístolas Católicas A Epístola de 1 Pedro Prof. Roney Ricardo – teologiaediscernimento.wordpress.com.
As Epístolas Católicas
Panorama histórico e divisão esquemática
2 Paulo e o evangelho. 2 Paulo e o evangelho Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir entender que os que creem em Cristo pertencem a.
Pastor Hérisson Gonçalves
2ª. Carta À igreja de Esmirna
UMA MENSAGEM À IGREJA LOCAL E À LIDERANÇA
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
Paulo: missão e mensagem
 Como todos os judeus, Paulo, o fariseu, vivia num mundo em que presente e futuro eram claramente distintos. O presente era o domínio da Lei de Moisés.
HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 3.
Apoio didático, Lição 7 - Expressão, Atos dos apóstolos e a evangelização na Igreja primitiva – Editora Cultura Cristã.
A ESPERANÇA NÃO MORRE. A ESPERANÇA NÃO MORRE As sete igrejas que recebem as cartas enviadas por Jesus estão localizadas na Ásia menor, atual Turquia.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Objetivos gerais 1- Explicar os aspectos centrais da Teologia do livro de Romanos. 2- Aplicar os aspectos teológicos à vida cotidiana da igreja, a fim.
Organização Interna da Bíblia
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
Organização interna da Bíblia
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

Carta aos romanos

Quem? Paulo, ditando a um secretário (16,22). Febe é a carteira (16,1-2).

onde? Em Corinto (15,22-29; compare 16,1.23 com 1Cor 1,14!).

quando? Pelo ano 56, durante a terceira viagem missionária.

O quê? Paulo quer corrigir as falsas interpretações sobre sua pregação que os cristãos judaizantes haviam difundido em Roma. Quis, ao mesmo tempo, preparar as comunidades para a sua desejada visita à Espanha (15,23-24). Nesse sentido, essa epístola de Paulo também é uma carta pastoral, pois quer preparar as igrejas da capital imperial para uma passagem em Roma.

O quê? (continuação) Nesta carta, o apóstolo aprofunda a temática da Carta aos Gálatas: a salvação vem pela fé e não pelas obras da lei. Situa o Evangelho de Jesus em relação a Israel. O Judaísmo tradicional cumpre um papel importante no mistério de Deus. Contudo, Paulo mantém nessa carta a tese da opção de Deus pelas nações.

contexto Roma era a capital do império em que as desigualdades econômicas e sociais eram muito grandes. Paulo não fundou as comunidades cristãs romanas. São as únicas igrejas que não tinha visitado e a quem escreve uma carta. Quando escreve, já são comunidades florescentes (1,8).

Contexto (continuação) No início, a maioria eram judeus-cristãos. Em 49, o imperador Cláudio expulsou os judeus de Roma, inclusive os que participavam das igrejas cristãs (At 18,2). A partir daí, não-judeus tornam-se a maioria, até que, em torno de 55, Nero permite o retorno dos judeus.

Contexto (continuação) Eram comunidades heterogêneas, ricas na diversidade étnica e de gênero. Havia muita pobreza, embora houvesse alguns economicamente mais bem situados. Lendo Rm 16,1-16, você perceberá essa diversidade. Verá que havia várias igrejas domésticas (vv. 5.10.11.14.15) em que homens e mulheres eram lideranças.

Contexto (continuação) Em 12,3-8, há também uma lista de dons que revelam a riqueza e a diversidade nas igrejas de Roma. Em 60, Paulo chega a Roma como prisioneiro, permanecendo em prisão domiciliar durante dois anos (At 28,11-31). Em torno de 65, foi morto durante a perseguição aos cristãos de Roma, desencadeada pelo imperador Nero em 64. BOHN GASS, Ildo (Org). As comunidades da primeira geração. Coleção "Uma introdução à Bíblia", n. 7. São Leopoldo, RS: CEBI ; São Paulo: Paulus, 2005.