PME 2599 - Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.

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PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do Instituto Criança Cidadã Autor: Rodrigo Sussumu Hidaka Orientador: Prof. Dr.Silvio de Oliveira Junior Resumo Metodologia Análise dos resultados e conclusões Dentro do âmbito do programa poli cidadã, este projeto visa o melhor aproveitamento dos recursos energéticos como energia elétrica e gás, bem como dos recursos hídricos da Creche Pré-Escola da Vila Curuçá do Instituto Criança Cidadã. A proposta desse projeto é estudar e analisar sistemas de aquecimento de água alternativos, tais como chuveiro elétrico, aquecedores a gás entre outros, visando minimizar os custos com o aquecimento de água; verificar a rotina da creche em relação à utilização de aparelhos elétricos, água e gás e propor possíveis modificações para reduzir o consumo desses recursos energéticos e hídricos. Além de sugerir modificações na maneira em que é gasta a energia, faz parte do escopo deste projeto adaptar as configurações atuais dos sistemas elétricos, hídricos e dos equipamentos que utilizam gás e/ou desenvolver novos sistemas para racionalizar o uso energia elétrica, gás e água, minimizando desta forma as despesas na manutenção da creche. Tal redução permite não somente melhorar a qualidade do atendimento mas também aumentar a quantidade de beneficiários. Após uma primeira visita à Creche Pré-Escola da Vila Curuçá, determina-se quais são os equipamentos, elétricos ou não, em uso. Uma breve conversa com os funcionários verifica o nível de consciência destes em relação à economia de energia, água e dos outros recursos. Com esses dados em mãos é possível identificar quais são os possíveis pontos de atuação no qual este projeto será focado. Inicia se então uma pesquisa bibliográfica que fornece as informações e conhecimentos necessários para a realização do trabalho, permitindo o dimensionamento dos sistemas de aquecimento de água alternativos, bem como o projeto de um sistema de tubulação de água. Em seguida será realizado um estudo de viabilidade de implementação desses sistemas, através da verificação de custo/benefício. Feita a análise do estudo de viabilidade, identificam-se as melhores alternativas. A tubulação instalada de 4 polegadas é o suficiente para manter uma vazão adequada para as bacias sanitárias, mesmo que haja utilização de cinco descargas simultaneamente. Economiza-se o equivalente a todas as descargas dadas nos sanitários e o que seria gasto na lavagem dos solários. A redução do consumo de gás na cocção de alimentos se dá por meio do comportamento dos funcionários, desta forma pouco pode ser feito. No decorrer da elaboração do trabalho de conclusão de curso surgiram alguns problemas como a falta de dados e conhecimento técnico para o dimensionamento adequado dos equipamentos e consequentemente influenciando na estimativa de custos, principalmente no caso do aquecedor solar. Isso ocorreu porque a creche requer um dimensionamento específico, além dos fabricantes e vendedores não fornecerem os dados técnicos por completo e os preços dos equipamentos. Apesar do avanço na tecnologia do aproveitamento da energia solar para a geração de energia elétrica, verificou-se que este não é interessante na substituição da energia da rede, sendo apenas economicamente viável caso haja uma exigência de que nunca falte energia elétrica ou caso o imóvel não seja servido pela rede pública. Como não ocorre o retorno do investimento, para a creche manter os equipamentos ligados à rede existente ainda é mais vantajoso. Pelas inúmeras vantagens do aquecedor de passagem a gás em relação ao aquecedor solar e ao de acumulação supracitados, e por representar o menor investimento é aconselhável a substituição do sistema de aquecimento atual por este tipo de aquecimento. O retorno da quantia gasta na aquisição dos equipamentos como indicado na figura 32 ocorre no 36º mês e a quantia economizada no final dos 20 anos estudados seria de R$ 6.794,00, uma economia de aproximadamente 25%.