Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho

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Transcrição da apresentação:

Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho Qualidade de Software Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho

Fatores Humanos de Qualidade Sistema Kaizen Os “5S” O nome “5S” provém de cinco palavras japonesas que formam um conjunto de preceitos? Seiri – Descarte Seiton – Arrumação / Organização Seisoh – Limpeza Seiketsu – Asseio Shitsuke – Disciplina

Fatores Humanos de Qualidade Sistema Kaizen Obs.: Atentar para cada uma delas, pois a tradução subtrai o conteúdo Seiri – Concentrar no que é essencial: Tudo que é desnecessário deve ser jogado fora. Exemplo: Relatórios melhor elaborados economizando adjetivos inúteis. Seiton – Organização do espaço e método de trabalho. Aplica-se a disposição de ferramentas, materiais, organização de documentos e informações, realizar os procedimentos segundo a seqüência estabelecida.

Fatores Humanos de Qualidade Sistema Kaizen Seisoh – Limpeza das ferramentas de trabalho. Tempo deve ser alocado para realizar a limpeza e manutenção de todos os itens. Seiketsu – Relacionado a padronização, onde ferramentas, objetos e informações devem estar guardados sempre no mesmo lugar. Shitsuke – Disciplina relacionada ao progresso interno dos profissionais, onde devem se modificar internamente.

Fatores Humanos de Qualidade Aplicação do Kaizen à construção de software Seiri (Descarte) – Conceito de simplificação. As funções necessárias devem ser implementadas evitando tudo o que não é útil ao usuário. Ao criar a interface e a documentação, buscar facilitar o trabalho de quem os utilizará.

Fatores Humanos de Qualidade Aplicação do Kaizen à construção de software Seiton (Organização) – Presente no produto e sua fabricação. O código-fonte, os diagramas de arquitetura e demais documentos devem ser identificados e suas referências claras e lógicas. Desenvolvedores devem seguir processos bem definidos e controlar toda a possibilidade de caos organizacional.

Fatores Humanos de Qualidade Aplicação do Kaizen à construção de software Seisoh (Limpeza) – Pode ser aplicado tanto a objetos reais quanto a elementos intangíveis. Dessa forma, rotinas não utilizadas e esquecidas (as que ficam entre comentários por exemplo) devem ser descartadas, assim como qualquer documento e arquivo que não tenha mais aplicação.

Fatores Humanos de Qualidade Aplicação do Kaizen à construção de software Seiketsu (Asseio/Padronização) – Essencial em desenvolvimento de código. A nomenclatura de identificadores, formatos de comentários, formulários, telas e outros elementos devem seguir um padrão definido.

Fatores Humanos de Qualidade Aplicação do Kaizen à construção de software Shitsuke (Disciplina) – Mesmo conceito relacionada ao progresso interno dos profissionais, onde devem se modificar internamente, visando à qualidade do trabalho e qualidade de vida.

Atividade Trabalho para entrega em grupo sobre Fatores Humanos e qualidade Uma falsificação de relatório de apontamentos de horas é um fator natural para algumas pessoas e culturas. Descreva sua opinião a respeito desse tipo de atitude e como isso é levado em consideração em outras culturas além da brasileira. Como o conceito de just-in-time (estoques por demanda) pode ser aplicado a uma fábrica de software? Encontre exemplos dos 7 desperdícios de Kaizen – foco em SW Comentem a seguinte frase relativa a revisão por pares: “Em geral, encontramos facilmente erros alheios e temos dificuldade para encontrarmos os nossos próprios”.

CMM e CMMI Origem do SW-CMM (Capability Maturity Model for Software) Modelo de qualidade de processos elaborado pelo Departamento de Defesa dos EUA. Avaliação da maturidade dos processos das empresas de software. Nesse modelo não participam áreas como RH e Finanças Não garante a viabilidade de uma organização, embora auxilie na melhoria da eficácia e competitividade Foca a melhoria em processos, potencializando o ganho a curto prazo.

CMM e CMMI Objetivo principal é o conhecimento e a melhoria dos processos de desenvolvimento de Software A melhoria é baseada em passos, não em grandes revoluções. O SW-CMMI organiza a melhoria em 5 passos evolucionários (níveis de maturidade)

CMM e CMMI Nível Inicial: Processo ad-hoc Nível Gerenciado: Processos disciplinados Nível Definido: Processos padronizados Nível Gerenciado Qualitativamente: Processo controlados e medidos Nível Otimizado: Processos em melhoria contínua

Atividade

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