Curso de Graduação Engenharia Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof(a): Patrícia Braz
Advertisements

Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Engenharia Civil HAC A02 - Elementos Acadêmicos e Profissionais em C&T
Engenharia de Minas.
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Curso de Engenharia Mecânica
A Profissão de Engenheiro Civil
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
PROJETO DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO
Curso de Engenharia de Computação
Disciplina: Sistema de Água
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ARQUITETURA E URBANISMo
ministério da educação
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
ARQUITETURA E URBANISMo
Planejamento do Projeto anteriormente à execuçãod a obra
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
BEM VINDOS.
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Disciplina: INFRAESTRUTURA URBANA
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Engenharia Civil x Arquitetura
AUTOVISTORIA 14/11/2013.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
Escola Politécnica Universidade de São Paulo Apresentação do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações
Prof. Msc. Vilson B. Stollmeier
AREAS DE ATUACÃO NA ENGENHARIA CIVIL
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Qualificação Profissional
ENGENHARIA.
Prof. Msc. Vilson B. Stollmeier
Projeto de Edificações
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
Técnico em Edificações
As Funções dos Profissionais de Controladoria.
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias.
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
• ARTESANAL: utiliza métodos e processos empíricos e intuitivos
R CENTRO-OESTE Nº 24 - QUADRA: 03; CEP-65
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA E A SOCIEDADE
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Construção civil projeto, construção e administração de obras
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 1 APRESENTAÇÃO Módulo 1  Introdução  Perfil da Construção – Pesquisa SENAI / CNI  Estudos de Viabilidade.
PROGRAMA CREAjr-PR PAUTA MÍNIMA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO TÊXTIL Palestrante: Cargo/Função:
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
ENGENHARIA DE ALIMENTOS. O QUE É O CONSELHO PROFISSIONAL? Autarquia federal, órgão auxiliar da administração pública federal, criada para regulamentar.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
PROGRAMA CREAjr-PR PAUTA MÍNIMA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO ELETRICISTA Palestrante: Cargo/Função:
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Apresentação da Engenharia Civil
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
Transcrição da apresentação:

Curso de Graduação Engenharia Civil Engº Msc. Vilson Bernardo Stollmeier E-mail: vilson.stollmeier@kroton.com.br Rondonópolis- MT 2015

Curso de Graduação em Engenharia Civil DEFINIÇÃO O Engenheiro Civil é o profissional que atua na elaboração de projetos e planejamento dos diversos tipos de obras de construção civil e nos estudos de viabilidade técnica e econômica das mesmas. Exerce atividades relacionadas com o dimensionamento das construções, a escolha e a especificação dos materiais de construção e o acompanhamento técnico da execução das obras. Estuda e propõe soluções para as obras civis necessárias à habitação, à industria, ao transporte e ao comércio, tais como edifícios e grandes edificações, estradas, pontes, viadutos e túneis. Incumbe-se das chamadas obras de infra-estrutura, como barragens, drenagem, sistemas de abastecimento de água, saneamento, fundações, obras de contenção de encostas e obras de terra, bem como do planejamento de meios de transporte e de tráfego urbano. ENGENHARIA CIVIL

Curso de Graduação em Engenharia de Civil ATRIBUIÇÃO As atividades inerentes à profissão de Engenheiro de Civil são regulamentadas pelo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – na sua Resolução no 218, de 29 de junho de 1973. O artigo 7º desta resolução diz que o engenheiro civil está habilitado a desempenhar todas as dezoito atividades estabelecidas para o exercício profissional da engenharia “referentes ao edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos”. ENGENHARIA CIVIL

A importância do Engenheiro Civil na sociedade Importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Mas, se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim. O engenheiro civil é, de longe, o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Só ele está habilitados a lidar com projetos e construções de edifícios, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos e até usinas de geração de energia. Com seu conhecimento, escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da rede de água e a distribuição de esgotos.

Curso de Graduação em Engenharia Civil O Engenheiro Civil deve possuir: ENGENHARIA CIVIL Uma sólida formação em Ciências Básicas (Matemática, Física e Química); Boa formação em Economia, Administração e Planejamento, aliada à percepção dos impactos econômicos e financeiros, sociais, culturais e ambientais, a fim de solucionar problemas relacionados à Engenharia; Profundo conhecimento em Informática, aplicando-o como ferramenta de gerência e otimização em sua área; Capacidade de sistematização e síntese, de modo a diagnosticar sistemas complexos, a partir da coleta, manuseio e análise de grande volume de dados e informações quantitativas e qualitativas; Desenvoltura e agilidade na comunicação oral e escrita e o domínio de pelo menos uma língua estrangeira.  

Curso de Graduação em Engenharia Civil “Viajando pelo país, podemos ver que ele está em reforma” ENGENHARIA CIVIL CAMPO DE TRABALHO O campo de atuação do profissional egresso do Curso de Engenharia Civil é bastante amplo, estando apto a atuar em diversas empresas, como: Empresas de serviços no estudo de viabilidades, na manutenção, projetos e supervisão de sistemas de construção civil; Empresas de consultoria, assessoria, fiscalização, perícias, laudos técnicos, na área da construção civil; Autarquias, associações e governos federal, estadual e municipal na operação, planejamento, projeto, manutenção e controle de equipamentos na área da construção civil; Indústria de operação, manutenção ou supervisão de sistemas ou processos industriais de fabricação e processos manutenção na área da construção civil; Universidades e Institutos de pesquisa no ensino de curso técnico profissionalizante e superior e na pesquisa de novos produtos, ferramentas, processos ou tecnologias na área da construção civil.

Curso de Graduação em Engenharia Civil Versatilidade Profissional 1-Construção urbana Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos. ENGENHARIA CIVIL 2-Estruturas e fundações  Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.  3-Gerência de recursos prediais  Manter em ordem a infra-estrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço. 4-Hidráulica e recursos hídricos  Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras. 5-Transportes  Projetar e construir obras de infra-estrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

Curso de Graduação em Engenharia Civil A profissão está saturada ou o mercado absorve bem os recém-formados? Um engenheiro eclético com boa formação sempre terá trabalho, pois as empresas valorizam duas qualidades fundamentais nesses profissionais: - saber tomar decisões que envolvem riscos ter conhecimento em matemática e lógica. E isso é ouro na área financeira e comercial. Tanto que hoje se encontra muitos engenheiros no comando de empresas multinacionais. ENGENHARIA CIVIL Perfil múltiplo O engenheiro civil recebe uma formação plena, podendo atuar em qualquer uma das cinco grandes áreas citadas. Entretanto, desejando ampliar seus conhecimentos em uma área específica, e aumentando suas condições de competir no mercado de trabalho, ele pode fazer cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Associação Brasileira de Engenharia Civil - ABENC) Remuneração A remuneração dos recém-formados fica na faixa dos oitos salários mínimos determinados pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), mas é comum o engenheiro atingir R$ 4.000,00 mensais, e o que chega à área de gerenciamento, R$ 8.000,00. E se o engenheiro tiver uma formação sólida ele pode prestar serviços como profissional autônomo. A maioria dos engenheiros civis trabalham por conta própria. Habilitação Profissional Para que possa exercer a profissão além do diploma, é claro, o engenheiro civil deve, antes, obter a habilitação concedida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). (Elaborado a partir de definições da Associação Brasileira de Engenharia Civil - ABENC) www.abenc.org.br

ATIVIDADES EM LABORATÓRIOS – ENGENHARIA CIVIL 1- Laboratório de Materiais de Construção Disciplinas Associadas ao Laboratório: Materiais de Construção Civil I e II, Geologia Aplicada à Engenharia e Mecânica dos Solos I e II. 2. Laboratório de Instalações Prediais Disciplinas Associadas ao Laboratório: Eletrotécnica, Hidráulica Aplicada, Construção de Edifícios, Instalações Hidráulicas e Sanitárias. 3. Laboratório de Desenho Disciplinas Associadas ao Laboratório: Desenho I e II, Topografia, Projeto e Construção de Estradas. 4. Laboratório de Estruturas Disciplinas Associadas ao Laboratório: Teoria das Estruturas, Estruturas de Concreto, Estruturas Metálicas e de Madeira, Projeto de Estruturas. 5. Laboratório de Sistemas Construtivos Disciplinas Associadas ao Laboratório: Construção de Edifícios, Pavimentação, Engenharia de Segurança do Trabalho, Patologia das Construções. 6. Laboratório de Saneamento Disciplinas Associadas ao Laboratório: Saneamento I e II, Tratamento de Águas e Esgoto. 7. Laboratório de Informática Disciplinas Associadas ao Laboratório: Informática Básica, Programação Aplicada à Engenharia e diversas.

ENGENHARIA CIVIL Laboratório de Materiais de Construção Materiais Regionais: Cerâmica, Cimentos, agregados, Argamassas... Materiais Regionais: Aplicação ao Estudo do Conforto Animal...

Laboratório de Instalações Prediais ENGENHARIA CIVIL Edificações: Construções Populares (baixo custo), Otimização de Sistemas de Instalações Prediais (Hidráulico, Elétrico...), Materiais Alternativos...

ENGENHARIA CIVIL Laboratório de Desenho Topografia e Representação: Planejamento para Uso e Ocupação do Solo, Desenho das Redes Urbanas...

ENGENHARIA CIVIL Laboratório de Estruturas Estruturas: Dimensionamento de Elementos Estruturais (Concreto Armado, Aço, Madeira...), Desempenho e Vida Útil das Estruturas, Recuperação Estrutural...

ENGENHARIA CIVIL Laboratório de Sistemas Construtivos Sistemas Construtivos: Estruturas Hidráulicas, Irrigação e Drenagem, Construções Rurais...

ENGENHARIA CIVIL Laboratório de Saneamento Obras de Saneamento: Estações de Tratamento, Lagoas de Estabilização, Aterros Sanitários,...

Laboratório de Informática ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA CIVIL

Universidade Federal Rural do Semi-Árido Projeto Político-Pedagógico Departamento de Ciências Ambientais Curso de Graduação Engenharia Civil Projeto Político-Pedagógico ENGENHARIA CIVIL Mossoró-RN 2007